Acessibilidade

Denúncias de locais com acúmulo de água limpa e parada

portable_wifi_offon-line lock Anônimo

1. O que é o serviço?

Avaliação do risco relacionado à manutenção de condições que propiciem a proliferação do inseto, orientações preventivas e adoção de medidas adminstrativas se for necessário.

2. Quando solicitar?

Sempre que for necessário denunciar um local que represente potencial criadouro para o mosquito (Aedes Aegypti) transmissor da Dengue/Febre Chicungunya e do Vírus Zika.

3. Canais de atendimento para solicitar o serviço

- Aplicativo SP156

- Portal de Atendimento SP156

- Central SP156

- Praças de Atendimento das Subprefeituras

- Praça de Atendimento da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA): Rua Santa Isabel, 181 - Vila Buarque (Horário de atendimento: 2ª a 6ª feira, das 9:00 as 16:00 horas).

4. Legislação/Norma que regula o serviço

Código Sanitário Municipal (Lei Municipal Nº 13.725, de 9 de janeiro de 2004)

Lei nº 16.273 de 02/10/2015.

5. Taxas cobradas ou indicativo de gratuidade

Gratuito.

6. Prazo para a prestação do serviço

30 dias.

7. Principais etapas do Serviço - Passo a Passo

O denunciante deverá utilizar um dos canais para registrar sua denúncia.  A equipe responsável realizará a avaliação do risco relacionado à manutenção de condições que propiciem a proliferação do inseto, fornecerá orientações preventivas e adotará medidas adminstrativas se for necessário.

8. Outras informações

Durante os períodos críticos ou de epidemia, a denúncia de locais com acúmulo de água limpa e parada orienta o trabalho das SUVIS (Supervisões de Vigilância em Saúde), mas não define o plano de trabalho. Nessas situações, o trabalho de vistoria e eliminação dos focos do mosquito prioriza os locais onde há maior quantidade de registros da população infectada.

Para outras informações sobre dengue, clique aqui.

Converse com atendente