Foco de dengue - Solicitar vistoria de local com água parada
Atenção! No caso de locais como: praças, parques, ruas, avenidas, viadutos, cemitérios públicos, prédios públicos ou terrenos abandonados não murados, verifique se sua solicitação se enquadra em algum dos serviços listados no item “OBSERVAÇÕES”.
O QUE É
É o pedido de vistoria, em local com água limpa e parada acumulada, para avaliação de risco de proliferação de insetos. Durante a vistoria são fornecidas orientações preventivas. Caso seja necessário, podem ser adotadas outras medidas para controle de infestação.
Obs.: A prefeitura não adota medidas de controle em áreas particulares, como por exemplo, casas. Nesses casos as (os) proprietárias (os) são responsáveis por manter condições sanitárias que dificultem a presença de animais que podem causar doenças.
QUANDO SOLICITAR
Quando existir necessidade de vistoria em local com água limpa e parada.
Atenção! Não é possível pedir a realização de “fumacê” (nebulização veicular de inseticida). A decisão pela aplicação do “fumacê” é das equipes de vigilância, mediante a presença de caso(s) confirmado(s) de arbovirose (Dengue, Zika e Chikungunya) na região, devidamente notificado(s) pelos serviços de saúde.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação
- Endereço com CEP;
- Tipo de imóvel;
- Local onde a água está parada (ex.: Caixa d’água, pneu).
PRAZO MÁXIMO
Todas as solicitações de vistoria serão automaticamente incluídas para atendimento em bloco, junto às áreas programadas pela saúde para ações de bloqueio de criadouros. Priorizando regiões com maior concentração de casos confirmados de dengue, conforme o cenário epidemiológico de cada distrito.
Este procedimento se dá devido a Situação de Emergência em Saúde Pública, declarada na Cidade de São Paulo em 18/03/24, através do Decreto nº63.266/2024, durante o período de epidemia de dengue visando maior eficácia dos bloqueios de transmissão da doença.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).
Presencial:
Telefônico:
- Central Telefônica 156.
Chat SP 156:
- Entre em contato pelo whatsapp através do telefone: (11) 3230-5156.
PRINCIPAIS ETAPAS
Obs.: Em casos específicos, como locais ou vias públicas e/ou terrenos abandonados, pode ser necessária a adoção de medidas como limpeza ou reparos, contempladas em outro tipo de serviço. Por isso, confirme se é esse o serviço que você busca ou consulte o item “Observações”
1) Solicite o serviço em um dos canais de atendimento;
2)Preencha o formulário com as informações necessárias;
3)Caso a solicitação seja feita pelos canais SP156, é possível acompanhar o protocolo no Portal de Atendimento SP156;
4) A equipe técnica responsável realizará a avaliação do risco de proliferação de insetos, fornecerá orientações preventivas e adotará outras medidas se for necessário;
5)Ao ser concluída, a solicitação apresentará o status “finalizado” no Portal de Atendimento SP156 e a cidadã ou cidadão receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão.
ChatBot 156:
1) Adicione o número de telefone (11) 3230-5156 na agenda de contatos do seu celular;
2) Acesse o seu whatsapp;
3) Envie uma mensagem para o número (11) 3230- 5156;
4) Digite 4 e envie para escolher a opção “Solicite mais serviços digitais aqui”;
5) Em seguida, digite 8 e envie para escolher a opção “Foco de dengue - Solicitar vistoria de local com água parada”;
6) Siga as instruções do chat.
LEGISLAÇÃO
- Lei Municipal nº 13.725/2004 - Código Sanitário Municipal (link direciona para portal externo);
- Lei Municipal nº 16.273/2015 (link direciona para portal externo);
OBSERVAÇÕES
- Consulte a seguir a listagem de serviços que podem se encaixar no que você procura:
Parques – Reclamar sobre manutenção e limpeza (clique aqui)
Córrego - solicitar limpeza (clique aqui);
Solicitar limpeza e manutenção de monumentos públicos (clique aqui);
Solicitar limpeza da via pública após enchentes ou eventos (clique aqui);
Denunciar falta de limpeza de terrenos e imóveis particulares (clique aqui);
Denunciar terreno com muro danificado/inexistente (clique aqui);
Solicitar limpeza de bueiros, boca de lobo e poços de visita (clique aqui);
Solicitar remoção de veículo/carcaça abandonado na via pública (clique aqui);
Entulho, e grandes objetos em via pública - solicitar remoção (clique aqui);
Praça e canteiro central - solicitar roçada (clique aqui)
- Durante os períodos críticos ou de epidemia, a denúncia de locais com acúmulo de água limpa e parada orienta o trabalho das Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS), mas não define o plano de trabalho;
- Nessas situações, o trabalho de vistoria e eliminação dos focos do mosquito prioriza os locais onde há maior quantidade de registros da população infectada, sem deixar de atender aos outros locais;
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA)
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Criado em: 29/05/2018
Atualizado em: 27/03/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS