Tapa-buraco
Atenção: Casos de buracos em pontes e viadutos devem ser registrados no serviço de "Vistoria e reparo de pontes e viadutos". No caso de solicitação de reparo em faixa exclusiva ou corredor de ônibus solicite através do serviço "Tapa-buraco em faixa exclusiva ou corredor de ônibus"
O QUE É
É um conserto no asfalto feito pela Prefeitura no lugar onde surgiu um buraco: o asfalto velho é removido de toda a área ao redor do buraco, preenchendo-se então o local com asfalto novo.
QUANDO SOLICITAR
Quando identificar um buraco no asfalto que deva ser tapado para evitar que cause acidentes ou danos a veículos.
Caso o buraco tenha sido aberto pela SABESP, COMGÁS ou outra concessionária de serviços públicos, a responsabilidade por fechar o buraco e fazer o conserto do asfalto é dessas instituições. Cabe à secretaria de subprefeituras encaminhar a solicitação do serviço às concessionárias.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Endereço completo da ocorrência;
- Informações complementares (preencher no campo “Descrição”).
PRAZO MÁXIMO
45 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156 (Você já está aqui);
- Aplicativo SP156;
Presencial;
- Caso você precise do apoio de um funcionário do Descomplica para solicitar o serviço, acesse o site de Agendamento Descomplica SP (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
- Praças de Atendimento das Subprefeituras.
Telefônico:
- Central telefônica SP156.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Faça login no Portal SP156 (preferencialmente pelo navegador Chrome) clicando na caixa cinza do lado direito da tela. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu gov.br;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação;
3) Preencha o formulário com as suas informações e anexe os documentos solicitados (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente). Lembre-se que é necessário realizar login;
4) A solicitação será registrada e encaminhada à área de Supervisão Técnica de Manutenção (STM) da Subprefeitura responsável pelo endereço;
5) A equipe da Supervisão Técnica de Manutenção (STM) da Subprefeitura realiza vistoria o local indicado e programa o tapa-buraco de acordo com a urgência do atendimento;
6) A equipe encarregada recebe ordem de serviço da Supervisão Técnica de Manutenção (STM) e leva até o local a equipe da empresa contratada pela Subprefeitura para execução do conserto no asfalto;
7) É realizado recorte e retirada do asfalto em volta do buraco e a área é raspada para deixá-la pronta para receber o asfalto novo, que é aplicado no local logo após o recorte do asfalto;
8) Ao ser concluída a solicitação apresentará o status "finalizado" e a pessoa solicitante receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão.
Presencial - Descomplica:
1) Para realizar o agendamento, acesse o portal Agendamento Descomplica SP (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
2) Na tela inicial, selecione a categoria *Descomplica digital entre as opções e o serviço *Apoio para realização de serviço público digital, e Tipo: DDIGITAL - Apoio para realização de serviço público, depois Clique em “Agendar Atendimento”;
3) Você deve selecionar o descomplica de sua preferência, a data e o horário para comparecer;
4) Compareça na data e horário agendados na unidade escolhida.
Telefônico:
1) Ligue para o telefone 156 e faça a sua solicitação.
*A qualquer momento a pessoa solicitante que registrou a reclamação nos canais SP156 e Praças de Atendimento das Subprefeituras pode acompanhar o andamento do protocolo em um dos canais SP156. Acompanhe sua solicitação por meio do portal SP156.
LEGISLAÇÃO
- Contrato com a empresa responsável pela execução do tapa-buraco na Subprefeitura.
OBSERVAÇÕES
- Caso o buraco resulte de problema em galeria subterrânea que conduz água da chuva, será realizado o conserto da galeria pela Supervisão Técnica de Manutenção antes da execução do tapa-buraco;
- Para garantir a qualidade do serviço do tapa-buraco ele não é realizado em dias chuvosos, o que pode resultar em alterações na programação;
- O tapa-buraco não substitui o recapeamento da rua, serviço programado (não solicitável que pode ser necessário nos casos em que não se trata de apenas um ou alguns buracos isolados).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
- Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB).
MANIFESTAÇÃO SOBRE SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 19/06/2018
Atualizado em: 25/04/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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