Logo do Portal de Atendimento do SP 156 - Apresenta três ícones simbolizando atendimento via telefonía, internet e aplicativo. Logo do Portal de Atendimento do SP 156 - Apresenta três ícones simbolizando atendimento via telefonía, internet e aplicativo.

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Tapa-buraco

portable_wifi_offon-line lock Anônimo

O QUE É

É um conserto no asfalto feito pela Prefeitura no lugar onde surgiu um buraco: o asfalto velho é removido de toda a área ao redor do buraco, preenchendo-se então o local com asfalto novo.

QUANDO SOLICITAR

Quando identificar um buraco no asfalto que deva ser tapado para evitar que cause acidentes ou danos a veículos.

Caso o buraco tenha sido aberto pela SABESP, COMGÁS ou outra concessionária de serviços públicos, a responsabilidade por fechar o buraco e fazer o conserto do asfalto é dessas instituições. Cabe à secretaria de subprefeituras encaminhar a solicitação do serviço as concessionárias.

PÚBLICO-ALVO

Qualquer pessoa. 

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Informações necessárias para solicitação:

- Endereço completo da ocorrência;

- Informações complementares (preencher no campo “Descrição”).

PRAZO MÁXIMO

45 DIA(s).

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:

- Aplicativo SP156;

- Portal de Atendimento SP156.

Presencial:

- Praças de Atendimento das Subprefeituras (clique aqui para os endereços);

- Descomplica SP - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (clique aqui para os endereços).

Telefônico

- Central Telefônica 156.

PRINCIPAIS ETAPAS

1) Solicitar o serviço em algum dos canais SP156 ou presencialmente;

2) Preencher o formulário;

3) O serviço chega à Supervisão Técnica de Manutenção (STM) da Subprefeitura responsável pelo endereço;

4) A equipe da Supervisão Técnica de Manutenção (STM) da Subprefeitura realiza vistoria o local indicado e programa o tapa-buraco de acordo com a urgência do atendimento;

5) A equipe encarregada recebe ordem de serviço da Supervisão Técnica  de Manutenção (STM) e  leva até o local a equipe da empresa contratada pela Subprefeitura para execução do conserto no asfalto; 
6) É realizado recorte e retirada do asfalto em volta do buraco e a área é raspada para deixá-la pronta para receber o asfalto novo, que é aplicado no local logo após o recorte do asfalto;

7) Ao ser concluída a solicitação apresentará o status "finalizado" e a pessoa solicitante receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão.

*A qualquer momento a pessoa solicitante que registrou a reclamação nos canais SP156 e Praças de Atendimento das Subprefeituras pode acompanhar o andamento do protocolo em um dos canais SP156. Para acompanhar por meio do Portal SP156, clique aqui.

LEGISLAÇÃO

Para acessar os principais normativos municipais atualizados em relação a esse serviço (clique aqui);

- Portaria SMSP nº 28/2014: rastreamento dos veículos utilizados pelo tapa-buraco (clique aqui);

- Contrato com a empresa responsável pela execução do tapa-buraco na Subprefeitura.

OBSERVAÇÕES

Caso o buraco resulte de problema em galeria subterrânea que conduz água da chuva, será realizado o conserto da galeria pela Supervisão Técnica de Manutenção antes da execução do tapa-buraco.

Para garantir a qualidade do serviço do tapa-buraco ele não é realizado em dias chuvosos, o que pode resultar em alterações na programação.

O tapa-buraco não substitui o recapeamento da rua, serviço programado (não solicitável que pode ser necessário nos casos em que não se trata de apenas um ou alguns buracos isolados).

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal das Subprefeituras - SMSUB

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM): denunciar (clique aqui), elogiar (clique aqui), sugerir (clique aqui) e reclamar (clique aqui).

Criado em: 19/06/2018

Atualizado em: 23/07/2019

Esta informação foi útil para você?

155 173