Acessibilidade

Perguntas frequentes

Respostas para as dúvidas mais comuns de usuários do Portal de Atendimento SP 156 ou de algum outro canal SP 156.

Geral

  • 1. Onde eu encontro informações sobre os serviços? keyboard_arrow_right

    As informações sobre os serviços da Prefeitura de São Paulo podem ser consultadas no Guia de Serviços disponível em todos os canais SP 156: portal de atendimento, aplicativo para dispositivos móveis, central telefônica e também nas praças de atendimento de subprefeituras.

Guia de serviços

  • 2. O que é e para que serve o Guia de Serviços?keyboard_arrow_right

    É um documento de orientação sobre os serviços da Prefeitura, composto por três níveis de informação: tema, assunto e serviço. Ao fornecer esses três dados, você recebe a informação completa: o que é o serviço, quando ele pode ser solicitado, quais os canais para solicitação, qual a norma que o regulamenta, qual é o prazo médio para atendimento da solicitação, qual a documentação necessária para acessá-lo, qual o passo a passo do serviço e se ele permite ou não solicitação anônima.

Atendimento

  • 3. Como posso fazer a minha solicitação no Portal de Atendimento SP 156?keyboard_arrow_right

    Você pode solicitar o serviço de duas formas: pela aba ‘Serviços’ ou em ‘Todos os serviços’. Primeiramente, você navega por tema, assunto e serviço e consulta as informações específicas do Guia de Serviços (veja a pergunta nº 2, acima).

    Quando o portal for um dos canais de abertura, basta clicar em ‘Solicitar’. Ao fazer isso, você será convidado a se cadastrar ou, se já estiver cadastrado, a preencher seus dados de acesso. Caso o serviço permita a solicitação anônima, essa etapa poderá ser dispensada.

    Se o portal não for um canal de abertura, o guia informará em quais canais a solicitação poderá ser feita.

  • 4. O que preciso para abrir uma solicitação?keyboard_arrow_right

    Ver pergunta frequente Nº 3: “Como posso fazer a minha solicitação?”. Se o Portal 156 for um canal de abertura, ao clicar em “Solicitar”, você poderá se cadastrar no portal ou, se já for previamente cadastrado, a preencher seus dados de acesso para que o sistema acesse os dados de seu cadastro para fazer uma solicitação. Em geral, os dados obrigatórios são nome completo, CPF, endereço e telefone. Além destes, cada serviço tem um formulário próprio com campos específicos que precisam ser preenchidos para que os órgãos da prefeitura possam tratar a solicitação em questão.

  • 5. Preciso ter cadastro para abrir uma solicitação? keyboard_arrow_right

    Existem dois tipos de solicitação de serviço no Portal de Atendimento 156: a solicitação identificada e a solicitação anônima. Caso o serviço em questão permita a solicitação anônima, o cadastro não será necessário. No entanto, optando pela solicitação identificada, você pode receber um e-mail ou uma mensagem em seu celular avisando-o sobre o andamento da demanda. A identificação também permite que você acesse todas as solicitações já abertas em seu cadastro.

    O envio do e-mail e da mensagem para o celular dependem da informação do endereço de e-mail ou do número do celular em seu cadastro. A solicitação anônima não permite o contato ativo por parte da prefeitura. Ainda assim, você ainda poderá acompanhar o andamento da solicitação ao digitar o número do protocolo no campo “Acompanhe sua solicitação”.  

  • 6. Qual a diferença entre a solicitação anônima e identificada?keyboard_arrow_right

    A solicitação identificada é aquela que fica vinculada ao cadastro do(a) munícipe. Assim, ao entrar em seu cadastro no Portal de Atendimento 156, você pode ver todas as solicitações de serviços, reclamações e denúncias feitas em seu nome.  Caso você tenha cadastrado e-mail e celular, a solicitação identificada permitirá que a Prefeitura entre em contato para avisá-lo(a) sobre o andamento da solicitação. A solicitação anônima não permite o contato ativo por parte da prefeitura. Ainda assim, você ainda poderá acompanhar o andamento da solicitação ao digitar o número do protocolo no campo “Acompanhe sua solicitação”.

Acompanhamento da Solicitação

  • 7. Como consulto o andamento da minha solicitação?keyboard_arrow_right

    Solicitação identificada: Você pode consultar sua solicitação por meio do acesso à área no campo “LOGIN”, que se encontra no canto superior direito da página inicial do Portal de Atendimento 156. Após digitar seu e-mail e sua senha previamente cadastrados (caso o munícipe não tenha cadastrado a e-mail/senha e a solicitação, ver pergunta frequente nº 2: “Como posso fazer a minha solicitação?”) e entrar em sua área de solicitações, clique na aba “Minhas solicitações” e acompanhe o andamento da solicitação.

    Solicitação anônima: Você pode acompanhar o andamento da solicitação ao digitar o número do protocolo no campo “Acompanhe sua solicitação”.

Reiteração

  • 8. Como complemento informações em uma solicitação aberta?keyboard_arrow_right

    Quando você precisar acrescentar informações em uma solicitação que está “aberta”, basta realizar o “LOGIN” no portal, com seu usuário e senha, clicar no protocolo desejado e, após, em “REITERAR CHAMADO”. Complemente as informações desejadas na caixa de texto e clique em salvar.

  • 9. Minha solicitação está com o status “aguardando complemento de informações por parte do munícipe”, o que eu faço? keyboard_arrow_right

    O status “aguardando complemento de informações por parte do munícipe” significa que a Prefeitura de São Paulo precisa de mais informações para conseguir atender sua solicitação. Assim, para complementar as informações solicitadas siga os passos da pergunta frequente Nº 8.

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