Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Perguntas frequentes

Respostas para as dúvidas mais comuns de usuários do Portal de Atendimento SP 156 ou de algum outro canal SP 156.

Geral

  • 1. Onde eu encontro informações sobre os serviços? keyboard_arrow_right

    As informações sobre os serviços da Prefeitura de São Paulo podem ser consultadas no Guia de Serviços disponível em todos os canais SP 156: portal de atendimento, aplicativo para dispositivos móveis, central telefônica e também nas praças de atendimento de subprefeituras.

Guia de serviços

  • 2. O que é e para que serve o Guia de Serviços?keyboard_arrow_right

    É um documento de orientação sobre os serviços da Prefeitura, composto por três níveis de informação: tema, assunto e serviço. Ao fornecer esses três dados, você recebe a informação completa: o que é o serviço, quando ele pode ser solicitado, quais os canais para solicitação, qual a norma que o regulamenta, qual é o prazo médio para atendimento da solicitação, qual a documentação necessária para acessá-lo, qual o passo a passo do serviço e se ele permite ou não solicitação anônima.

Atendimento

  • 3. Como posso fazer a minha solicitação no Portal de Atendimento SP 156?keyboard_arrow_right

    Você pode solicitar o serviço de duas formas: pela aba ‘Serviços’ ou em ‘Todos os serviços’. Primeiramente, você navega por tema, assunto e serviço e consulta as informações específicas do Guia de Serviços (veja a pergunta nº 2, acima).

    Quando o portal for um dos canais de abertura, basta clicar em ‘Solicitar’. Ao fazer isso, você será convidado a se cadastrar ou, se já estiver cadastrado, a preencher seus dados de acesso. Caso o serviço permita a solicitação anônima, essa etapa poderá ser dispensada.

    Se o portal não for um canal de abertura, o guia informará em quais canais a solicitação poderá ser feita.

  • 4. O que preciso para abrir uma solicitação?keyboard_arrow_right

    Ver pergunta frequente Nº 3: “Como posso fazer a minha solicitação?”. Se o Portal 156 for um canal de abertura, ao clicar em “Solicitar”, você poderá se cadastrar no portal ou, se já for previamente cadastrado, a preencher seus dados de acesso para que o sistema acesse os dados de seu cadastro para fazer uma solicitação. Em geral, os dados obrigatórios são nome completo, CPF, endereço e telefone. Além destes, cada serviço tem um formulário próprio com campos específicos que precisam ser preenchidos para que os órgãos da prefeitura possam tratar a solicitação em questão.

  • 5. Preciso ter cadastro para abrir uma solicitação? keyboard_arrow_right

    Existem dois tipos de solicitação de serviço no Portal de Atendimento 156: a solicitação identificada e a solicitação anônima. Caso o serviço em questão permita a solicitação anônima, o cadastro não será necessário. No entanto, optando pela solicitação identificada, você pode receber um e-mail ou uma mensagem em seu celular avisando-o sobre o andamento da demanda. A identificação também permite que você acesse todas as solicitações já abertas em seu cadastro.

    O envio do e-mail e da mensagem para o celular dependem da informação do endereço de e-mail ou do número do celular em seu cadastro. A solicitação anônima não permite o contato ativo por parte da prefeitura. Ainda assim, você ainda poderá acompanhar o andamento da solicitação ao digitar o número do protocolo no campo “Acompanhe sua solicitação”.

  • 6. Qual a diferença entre a solicitação anônima e identificada?keyboard_arrow_right

    A solicitação identificada é aquela que fica vinculada ao cadastro do(a) munícipe. Assim, ao entrar em seu cadastro no Portal de Atendimento 156, você pode ver todas as solicitações de serviços, reclamações e denúncias feitas em seu nome. Caso você tenha cadastrado e-mail e celular, a solicitação identificada permitirá que a Prefeitura entre em contato para avisá-lo(a) sobre o andamento da solicitação. A solicitação anônima não permite o contato ativo por parte da prefeitura. Ainda assim, você ainda poderá acompanhar o andamento da solicitação ao digitar o número do protocolo no campo “Acompanhe sua solicitação”.

Acompanhamento da Solicitação

  • 7. Como consulto o andamento da minha solicitação?keyboard_arrow_right

    Solicitação identificada: Você pode consultar sua solicitação por meio do acesso à área no campo “LOGIN”, que se encontra no canto superior direito da página inicial do Portal de Atendimento 156. Após digitar seu e-mail e sua senha previamente cadastrados (caso o munícipe não tenha cadastrado a e-mail/senha e a solicitação, ver pergunta frequente nº 2: “Como posso fazer a minha solicitação?”) e entrar em sua área de solicitações, clique na aba “Minhas solicitações” e acompanhe o andamento da solicitação.

    Solicitação anônima: Você pode acompanhar o andamento da solicitação ao digitar o número do protocolo no campo “Acompanhe sua solicitação”.

Reiteração

  • 8. Como complemento informações em uma solicitação aberta?keyboard_arrow_right

    Quando você precisar acrescentar informações em uma solicitação que está “aberta”, basta realizar o “LOGIN” no portal, com seu usuário e senha, clicar no protocolo desejado e, após, em “REITERAR CHAMADO”. Complemente as informações desejadas na caixa de texto e clique em salvar.

  • 9. Minha solicitação está com o status “aguardando complemento de informações por parte do munícipe”, o que eu faço? keyboard_arrow_right

    O status “aguardando complemento de informações por parte do munícipe” significa que a Prefeitura de São Paulo precisa de mais informações para conseguir atender sua solicitação. Assim, para complementar as informações solicitadas siga os passos da pergunta frequente Nº 8.