Pernilongo/Mosquito - Solicitar vistoria em local infestado
O QUE É
É a solicitação por vistoria em local infestado por pernilongos e mosquitos. Durante a vistoria são fornecidas orientações preventivas. Caso seja necessário, outras medidas podem ser adotadas para controle da infestação;
Atenção! Não é possível solicitar a realização de “fumacê” (nebulização veicular de inseticida). A decisão pela aplicação do “fumacê” é realizada pelas equipes de vigilância, após avaliação da demanda e vistoria do local informado.
QUANDO SOLICITAR
Quando identificar um local com infestação de mosquitos e pernilongos;
Importante: Se a infestação for decorrente de local com acúmulo de água parada, utilizar o serviço “Foco de Dengue – solicitar vistoria de local com água parada” para registrar a solicitação.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Telefone de contato;
- Endereço completo do local da infestação;
- Horário que o mosquito/pernilongo aparece;
- Local de incidência (hospital, escola, residência etc.);
- Descrição detalhada da situação.
PRAZO MÁXIMO
A demanda será avaliada pela equipe técnica, que poderá adotar as seguintes condutas;
mosquito Aedes aegypti (transmissor de doença): em regiões com maior concentração de casos confirmados de dengue, as solicitações de vistoria serão automaticamente incluídas para atendimento em bloco, junto às áreas programadas para ações de bloqueio de criadouros de mosquitos, visando maior eficácia no bloqueio de transmissão da doença na cidade;
pernilongo comum - Culex (não transmissor de doença): em áreas com alto grau de infestação e incômodo, as equipes de vigilância atuam de forma programada, realizando controle permanente de larvas e de pernilongos adultos.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui!).
Presencial:
- Praças de Atendimento das Subprefeituras (clique aqui para consultar os endereços - link direciona para portal externo).
Telefônico:
- Central Telefônica 156.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) clicando na caixa cinza do lado direito da tela. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu gov.br;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação;
3) Preenche o formulário com as suas informações e anexe os documentos solicitados (clique aqui para acessar - link direciona para o formulário diretamente). Lembre-se que é necessário realizar login;
4) A solicitação será registrada e encaminhada à área responsável;
5) Considerando o prazo estabelecido, será feita vistoria e orientação no local, sobre as medidas ambientais necessárias para evitar a presença de pernilongo/mosquito;
6) Quando necessário, o proprietário do imóvel poderá sofrer medidas administrativas, como autuação e multa, por manter o local em condições propícias para a proliferação que possam causar risco à saúde;
7) Acompanhe o protocolo no Portal de Atendimento SP156.
Presencial:
1) Para realizar o agendamento, acesse o portal Agendamento Descomplica SP (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
2) Na tela inicial, selecione a categoria *Descomplica digital entre as opções e o serviço *Apoio para realização de serviço público digital, e Tipo: DIGITAL - Apoio para realização de serviço público, depois Clique em “Agendar Atendimento”;
3) Você deve selecionar o descomplica de sua preferência, a data e o horário para comparecer;
4) Compareça na data e horário agendados na unidade escolhida.
LEGISLAÇÃO
OBSERVAÇÕES
ÓRGÃO RESPONSÁVEl
- Secretaria Municipal da Saúde (SMS);
- Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar denúncia, elogio, reclamação ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 07/05/2018
Atualizado em: 18/11/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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