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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Praça e canteiro central - solicitar roçada

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O QUE É

Serviço responsável pelo corte de mato e/ou grama em canteiros centrais e laterais de ruas, praças, córregos, escadarias, vielas, viadutos e pontes.

QUANDO SOLICITAR

Quando identificar a necessidade de corte de mato e grama em canteiros centrais e laterais de ruas, praças, escadarias, vielas, viadutos e pontes.

PÚBLICO-ALVO

Qualquer pessoa acima de 18 anos.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Informações necessárias para solicitação:

- Endereço do local;

- Descrição do tipo de serviço necessário: corte de mato e/ou  grama, plantio e replantio de mudas ornamentais ou plantio de grama em logradouros públicos.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO

Eletrônico:

- Portal de Atendimento SP156;

Presencial:

- Praças de Atendimento das Subprefeituras (endereços das praças de atendimento das Subprefeituras);

- Descomplica SP - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (endereços de atendimento do Descomplica SP).

Telefônico:

- Central Telefônica 156.

PRINCIPAIS ETAPAS

1) Acessar um dos canais de atendimento;

2) Preencher o formulário com as informações necessárias

2) O(a) técnico(a) da Supervisão Técnica de Limpeza Pública(STLP) da Subprefeitura é acionado(a) e vai ao endereço indicado para avaliar as condições do local e determinar a necessidade e urgência do serviço; 

3) Havendo necessidade de capinação ou roçada em calçada, calçadão, escadarias, vielas, viadutos, pontes ou vias públicas, casos em que a responsabilidade pela execução do serviço é da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), a Subprefeitura aciona a AMLURB para que o serviço seja realizado pela empresa responsável;

4) Havendo necessidade de capinação ou roçada de praças e canteiros, plantio de grama ou mudas ornamentais, casos em que a responsabilidade pela execução do serviço é da Subprefeitura,  a STLP inclui a solicitação na programação dos serviços;

5) Concluída a solicitação e gerada a ordem de serviço, a equipe da empresa responsável pela execução do serviço vai  até o local para a sua realização;

6) A capinação ou roçada e/ou o plantio de grama ou mudas ornamentais é executada e os resíduos são levados para um aterro sanitário.

7) Ao ser concluída, a solicitação apresentará o status "finalizado" e a pessoa solicitante receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão.

*A qualquer momento a pessoa solicitante que registrou a reclamação nos canais SP156 e Praças de Atendimento das Subprefeituras pode acompanhar o andamento do protocolo em um dos canais SP156.

Acompanhe sua solicitação por meio do portal SP156.

LEGISLAÇÃO

Lei Municipal nº 13.478/2002: limpeza pública no Município de São Paulo (link direciona para portal externo);

Decreto Municipal nº 42.239/2002: responsabilidade das Prefeituras Regionais para execução do serviço (link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES

Caso o mato esteja em calçada de imóvel particular ou em terreno particular, ou nos casos em que a Prefeitura não executa o serviço de capinação e roçada, o(a) responsável pelo imóvel será notificado(a) pela Prefeitura para providenciar a capinação ou roçada do local.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal das Subprefeituras – SMSUB

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):

Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 21/05/2018

Atualizado em: 16/07/2020

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