Córrego - solicitar limpeza
O QUE É
É a retirada de lixo, detritos ou entulho e o corte de mato dos córregos para limpeza e liberação do fluxo do rio. A limpeza é realizada com uma equipe de trabalhadores com pequenas ferramentas, como ancinho, foice, enxada, enxadão e carrinho de mão.
Caso necessário, é realizada a remoção do excesso de terra ou entulho presente no fundo do córrego que esteja prejudicando o fluxo da água (desassoreamento), com a utilização de escavadeiras de pequeno a grande porte e uma frota de caminhões para transportar a terra e entulhos retirados para um aterro sanitário.
QUANDO SOLICITAR
Quando identificar presença de lixo, detritos e/ou entulho nos córregos, ou excesso de mato que deva ser retirado para limpar e possibilitar o fluxo livre da água do córrego, reduzindo o risco de enchentes e inundações.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa acima de 18 anos.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Endereço do córrego com indicação de ponto de referência.
PRAZO MÁXIMO
120 dias
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156.
Presencial:
- Praças de Atendimento das Subprefeituras (endereços das praças de atendimento das Subprefeituras);
- Descomplica SP - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (endereços de atendimento do Descomplica SP).
Telefônico:
- Central SP156.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Acessar um dos canais de atendimento;
2) Preencher o formulário com as informações necessárias;
3) O(a) técnico(a) da Supervisão Técnica de Limpeza Pública (STLP) da Subprefeitura vai ao endereço indicado e realiza vistoria para avaliar as condições do local e o serviço que será necessário;
4) O(a) técnico(a) da Supervisão Técnica de Limpeza Pública leva até o endereço indicado a equipe da empresa responsável pela execução dos serviços
5) O material retirado do córrego é levado para um aterro sanitário.
6) Ao ser concluída a solicitação apresentará o status "finalizado" e a pessoa solicitante receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão.
*A qualquer momento a pessoa solicitante que registrou a reclamação nos canais SP156 e Praças de Atendimento das Subprefeituras pode acompanhar o andamento do protocolo em um dos canais SP156. Acompanhe sua solicitação por meio do portal SP156.
LEGISLAÇÃO
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal das Subprefeituras - SMSUB
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 14/03/2018
Atualizado em: 16/07/2020
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS