Parques – Reclamar sobre manutenção e limpeza
O QUE É
É o registro de reclamação sobre a limpeza, conservação e/ou manutenção de parques públicos municipais.
QUANDO SOLICITAR
Quando perceber que alguma edificação, área livre ou equipamento de um parque público municipal esteja em desacordo em relação à limpeza e manutenção.
Exemplo: banheiros, brinquedos, equipamentos de ginástica, bancos, quadras, latas de lixo, bebedouros, etc.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para a solicitação:
- Nome;
- Telefone e e-mail para contato;
- Nome do Parque;
- Endereço do Parque;
- Data da ocorrência;
- Descrição da reclamação.
Documentos necessários para a solicitação:
- CPF
- Inserir fotos se houver
PRAZO MÁXIMO
30 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal SP 156 (você já está aqui).
Presencial:
Sede administrativa do parque.
Telefônico:
Central de Atendimento SP156
Se você está na cidade de São Paulo, ligue 156 (somente para telefones fixos, celulares DDD 11 e celulares de outros Estados, com a função roaming ativada).
Se você está em município dentro da Grande São Paulo, ligue 0800-011-0156 (somente para telefones fixos e celulares DDD 11).
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Acesse algum dos canais de atendimento para solicitar o serviço;
2) A denúncia é encaminhada para a coordenação da Divisão de Gestão de Parques Urbanos (DGPU);
3) A DGPU investiga o problema e toma as providências necessárias para resolvê-lo;
4) A DGPU entra em contato com a pessoa solicitante para informar as providências que serão tomadas.
*A qualquer momento a pessoa solicitante que registrou a reclamação nos canais SP156 e Praças de Atendimento das Subprefeituras pode acompanhar o andamento do protocolo em um dos canais SP156. Acompanhe sua solicitação por meio do portal SP156.
LEGISLAÇÃO
Decreto nº 58.320/2018 (link direciona para portal externo)
OBSERVAÇÕES
- A pessoa solicitante pode procurar diretamente o(a) administrador(a) do parque para tirar dúvidas ou apontar os problemas.
- Para consultar a lista de parques urbanos municipais gerida pela Divisão de Gestão de Parques Urbanos (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo)
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
É possível registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço. Entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 14/03/2018
Atualizado em: 30/05/2023
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS