Parques – Reclamar sobre manutenção e limpeza
O QUE É
É o registro de reclamação sobre a limpeza, conservação e/ou manutenção de parques públicos municipais.
QUANDO SOLICITAR
Quando perceber que alguma edificação, área livre ou equipamento de um parque público municipal esteja em desacordo em relação à limpeza e manutenção. Exemplo: banheiros, brinquedos, equipamentos de ginástica, bancos, quadras, latas de lixo, bebedouros, etc.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- CPF;
- Nome;
- Nome do parque;
- Endereço completo do parque;
- Data e horário da ocorrência;
- Descrição da reclamação.
PRAZO MÁXIMO
30 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156.
Presencial:
- Descomplica SP - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (endereços de atendimento do Descomplica SP).
Telefônico:
- Central Telefônica 156;
- Se você está em município dentro da Grande São Paulo: 0800-011-0156 (somente para telefones fixos e celulares DDD 11).
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Acessar algum dos canais de atendimento para solicitar o serviço;
2) A reclamação é reportada a Divisão de Gestão de Parques Urbanos – DGPU;
3) A DGPU investiga o problema e toma as providências necessárias para resolvê-lo;
4) A DGPU entra em contato com a pessoa solicitante para informar as providências que serão tomadas.
*A qualquer momento a pessoa solicitante que registrou a reclamação nos canais SP156 e Praças de Atendimento das Subprefeituras pode acompanhar o andamento do protocolo em um dos canais SP156. Acompanhe sua solicitação por meio do portal SP156.
LEGISLAÇÃO
Decreto nº 58.320/2018 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
A pessoa solicitante pode procurar diretamente o(a) administrador(a) do parque para tirar dúvidas ou apontar os problemas.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente - SVMA
Divisão da Gestão de Parques Urbanos - DGPU
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município; - Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 14/03/2018
Atualizado em: 30/05/2023
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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