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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Parques – Reclamar sobre manutenção e limpeza

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O QUE É

É o registro de reclamação sobre a limpeza, conservação e/ou manutenção de parques públicos municipais.

QUANDO SOLICITAR

Quando perceber que alguma edificação, área livre ou equipamento de um parque público municipal esteja em desacordo em relação à limpeza e manutenção. Exemplo: banheiros, brinquedos, equipamentos de ginástica, bancos, quadras, latas de lixo, bebedouros, etc.

PÚBLICO-ALVO

Qualquer pessoa.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Informações necessárias para solicitação:

- CPF;

- Nome;

- Nome do parque;

- Endereço completo do parque;

- Data e horário da ocorrência;

- Descrição da reclamação.  

PRAZO MÁXIMO

30 dias.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO

Eletrônico:

Aplicativo SP156;

- Portal de Atendimento SP156.

Presencial:

Descomplica SP - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (endereços de atendimento do Descomplica SP).

Telefônico:

- Central Telefônica 156;

- Se você está em município dentro da Grande São Paulo: 0800-011-0156 (somente para telefones fixos e celulares DDD 11).

PRINCIPAIS ETAPAS

1) Acessar algum dos canais de atendimento para solicitar o serviço;

2) A reclamação é reportada a Divisão de Gestão de Parques Urbanos – DGPU;

3) A DGPU investiga o problema e toma as providências necessárias para resolvê-lo;

4) A DGPU entra em contato com a pessoa solicitante para informar as providências que serão tomadas.

*A qualquer momento a pessoa solicitante que registrou a reclamação nos canais SP156 e Praças de Atendimento das Subprefeituras pode acompanhar o andamento do protocolo em um dos canais SP156. Acompanhe sua solicitação por meio do portal SP156.

LEGISLAÇÃO

Decreto nº 58.320/2018 (link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES

A pessoa solicitante pode procurar diretamente o(a)  administrador(a) do parque para tirar dúvidas ou apontar os problemas.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria do Verde e do Meio Ambiente - SVMA

Divisão da Gestão de Parques Urbanos - DGPU

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):

Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;                    - Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 14/03/2018

Atualizado em: 20/08/2020

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