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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Parques – Reclamar sobre manutenção e limpeza

O QUE É 

É o registro de reclamação sobre a limpeza, conservação e/ou manutenção de parques públicos municipais.

QUANDO SOLICITAR

Quando perceber que alguma edificação, área livre ou equipamento de um parque público municipal esteja em desacordo em relação à limpeza e manutenção. 

Exemplo: banheiros, brinquedos, equipamentos de ginástica, bancos, quadras, latas de lixo, bebedouros, etc.

PÚBLICO-ALVO

Qualquer pessoa.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Informações necessárias para a solicitação

- Nome;

- Telefone e e-mail para contato;

- Nome do Parque;

- Endereço do Parque;

- Data da ocorrência;

- Descrição da reclamação.

Documentos necessários para a solicitação

- CPF

- Inserir fotos se houver

PRAZO MÁXIMO 

30 dias. 

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito. 

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico

Portal SP 156 (você já está aqui).

Presencial

Sede administrativa do parque.

Telefônico

Central de Atendimento SP156

Se você está na cidade de São Paulo, ligue 156 (somente para telefones fixos, celulares DDD 11 e celulares de outros Estados, com a função roaming ativada).

Se você está em município dentro da Grande São Paulo, ligue 0800-011-0156 (somente para telefones fixos e celulares DDD 11).

PRINCIPAIS ETAPAS 

1) Acesse algum dos canais de atendimento para solicitar o serviço;

2) A denúncia é encaminhada para a coordenação da Divisão de Gestão de Parques Urbanos (DGPU);

3) A DGPU investiga o problema e toma as providências necessárias para resolvê-lo;

4) A DGPU entra em contato com a pessoa solicitante para informar as providências que serão tomadas.

*A qualquer momento a pessoa solicitante que registrou a reclamação nos canais SP156 e Praças de Atendimento das Subprefeituras pode acompanhar o andamento do protocolo em um dos canais SP156. Acompanhe sua solicitação por meio do portal SP156.

LEGISLAÇÃO

Decreto nº 58.320/2018 (link direciona para portal externo)

OBSERVAÇÕES

- A pessoa solicitante pode procurar diretamente o(a)  administrador(a) do parque para tirar dúvidas ou apontar os problemas.

- Para consultar a lista de parques urbanos municipais gerida pela Divisão de Gestão de Parques Urbanos (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo)

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).  

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO    

É possível registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço. Entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):

Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 14/03/2018

Atualizado em: 30/05/2023

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

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