Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda
Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Sobre o programa

O que abre/fecha na cidade de São Paulo: clique aqui para consultar informações sobre o funcionamento das unidades do Descomplica SP em meio à pandemia do novo coronavírus.

-

O Descomplica SP é uma praça de atendimento presencial onde o cidadão de São Paulo encontra mais de 350 serviços de diversas secretarias e órgãos municipais, como o requerimento do Seguro Desemprego,  o cadastro para o recebimento de benefícios sociais, a validação da senha WEB dentre outros. 

Além disso, conta com diferentes serviços estaduais e federais em cada unidade. 

 

Descomplica SP Digital

O Descomplica Digital é um espaço de cidadania digital dentro das unidades do Descomplica, para conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos. 

Os atendentes são capacitados para entender a necessidade, identificar o serviço correspondente e ajudar o cidadão a realizar cada etapa do serviço digital.

 

Atendimento Lado a Lado

Nas unidades do Descomplica SP é realizado o atendimento lado a lado. Tanto o funcionário quanto o cidadão que procura o serviço ficam de frente para a tela do computador, o que propicia total transparência ao que está sendo feito. É mais um fator que humaniza o atendimento.

O cidadão acompanha o serviço, conhece o sistema, vê o caminho percorrido pelo atendente e acompanha os resultados. Estão os dois juntos procurando respostas, reforçando os conceitos de colaboração e parceria. Isso aumenta a confiança no serviço.

Atenção: Durante a Pandemia de COVID-19 o atendimento "Lado a Lado" foi alterado para "Frente a Frente", respeitando os protocolos de distanciamento.