Ônibus – Solicitar implantação de ponto ou abrigo
O QUE É
É a solicitação para instalação de novo ponto de ônibus ou abrigo.
QUANDO SOLICITAR
O serviço pode ser solicitado a qualquer momento. A SPTrans irá avaliar as condições necessárias, entre elas:
- Tamanho da calçada;
- Interferência no acesso aos imóveis;
- Interferência aos outros equipamentos públicos (telefone público, postes e sinalização)
- Distanciamento entre outros pontos de ônibus.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Endereço com numeração e referências (exemplo: travessa mais próxima, viaduto, viela, etc.);
- Sentido da via.
PRAZO MÁXIMO
Até 30 dias corridos, contados a partir da solicitação, para resposta sobre a viabilidade do atendimento ao pedido.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156.
Telefônico:
Central de Atendimento SP156.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Faça login e preencha o formulário de solicitação clicando aqui;
2) Sua solicitação será analisada pela equipe da SPTrans;
3) Na aba “Acompanhe Sua Solicitação” do Portal de Atendimento SP156 você será informado(a) sobre as providências que foram tomadas;
4) Você receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua solicitação.
Telefônico:
1) Ligue 156 e relate a ocorrência;
2) Anote o protocolo da sua solicitação. Com ele, você poderá saber sobre as providências que foram tomadas pela aba “Acompanhe Sua Solicitação” do Portal de Atendimento SP156. Caso prefira, você também pode consultar o andamento da solicitação, informando o número de protocolo, na Central de Atendimento 156;
3) Sua solicitação será analisada pela equipe da SPTrans;
4) Você receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua solicitação.
LEGISLAÇÃO
Lei 13.241/11 (link direciona para portal externo)
Lei nº 15.465/11 (link direciona para portal externo)
Decreto nº 52.933/12 (link direciona para portal externo)
OBSERVAÇÕES
- Conforme a lei, a SPTrans avalia a solicitação e a SPObras realiza a instalação dos equipamentos dos pedidos aprovados.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A - SPTrans
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 01/09/2017
Atualizado em: 14/07/2023
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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