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A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Ponto de ônibus – Solicitar manutenção, conserto ou limpeza de equipamento existente

O QUE É

Este é o serviço para solicitar a manutenção de um ponto de ônibus já existente que necessita de reparos ou limpeza. 
ATENÇÃO! Este serviço refere-se à manutenção, reparo e limpeza do equipamento existente no local (pontos de ônibus com e sem cobertura – abrigos e totens), e também a serviços na área de projeção do ponto e seu piso podotátil. 

O serviço NÃO se estende a outros serviços como manutenção de calçadas, recapeamento, capinagem, poda de árvores, recolhimento de entulho, etc.
QUANDO SOLICITAR
Quando um ponto de ônibus existente estiver:

- Com problemas na iluminação;

- Danificado;

- Sujo;

- Sem informações sobre as linhas de ônibus;

- Com pichações e/ou colagens;

- Com o piso podotátil danificado em sua projeção.

PÚBLICO-ALVO

Qualquer pessoa.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Informações necessárias para a solicitação:

- Endereço completo do ponto de ônibus, com numeração;

- Especificação do serviço. Informe se quer um conserto, limpeza, manutenção da iluminação ou remoção de adesivos e colagens irregulares; 

- Ponto de referência. Escreva no campo “Descrição”, no final do formulário, um ponto de referência;

- Sentido;

- Tipo de ponto de ônibus (com cobertura ou sem cobertura).

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

PRAZO MÁXIMO

30 dias.

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:

Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).

Presencial:
- Você deve comparecer em uma das Praças de Atendimento das Subprefeituras (clique aqui para consultar os endereços das Subprefeituras) ou em um Descomplica SP (clique aqui para consultar os endereços das unidades)

O atendimento das Subprefeituras e do Descomplica SP é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 
Telefônico:

Central telefônica 156. 

Chatbot SP156:
 - Entre em contato pelo whatsapp através do telefone: (11) 3230-5156.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) clicando na caixa cinza do lado direito da tela. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu gov.br; 

2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação; 

3) Preencha o formulário com as suas informações e anexe os documentos solicitados (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente). Lembre-se que é necessário realizar login;

4) A solicitação é enviada para SPObras, que encaminha para a concessionária responsável;

5) O serviço será realizado. Sua solicitação será finalizada e você receberá por e-mail a confirmação da conclusão de seu serviço;

6) A qualquer momento você pode acompanhar sua solicitação usando seu número de protocolo pelo Portal de Atendimento SP156, na aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui);

Presencial:
1) Você deve comparecer presencialmente em uma das Praças de Atendimento das Subprefeituras (clique aqui para consultar os endereços das Subprefeituras - link direciona para portal externo) ou em um Descomplica SP (clique aqui para consultar os endereços das unidades);
IMPORTANTE! 
O atendimento dos Descomplica SP é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

2) Comunique que deseja solicitar a manutenção no ponto de ônibus de sua escolha. O atendente irá guiá-lo para uma das mesas para preenchimento de um formulário de solicitação;

3) A solicitação é encaminhada à São Paulo Obras (SPObras) e o serviço realizado. Para acompanhar o andamento da sua solicitação, você pode acessar a aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui) do Portal de Atendimento SP156 e verificar a situação do seu processo.
Telefônico:
1) Ligue para a Central Telefônica 156 e informe que deseja solicitar a manutenção de um ponto de ônibus;
2) O atendente da Central Telefônica 156 irá registrar a sua solicitação;
3) Após o registro feito pelo atendente, ele irá comunicar o protocolo da solicitação. É necessário que você anote e acompanhe através do portal ou ligando novamente para obter a resposta sobre a manutenção do ponto de ônibus. 
ChatBot 156:
1) Adicione o número de telefone (11) 3230-5156 na agenda de contatos do seu celular;

2) Acesse o seu whatsapp;

3) Enviei uma mensagem para o número (11) 3230- 5156;

4) Digite 4 e envie para escolher a opção “Solicite mais serviços digitais aqui”;
5) Em seguida, digite 9 e envie para escolher a opção “Ponto de ônibus – Solicitar manutenção, conserto e/ou limpeza de equipamento existente”;

6) Siga as instruções do chat.

LEGISLAÇÃO

Lei 8.666/1993 (link direciona para portal externo); 

Lei 8.987/1995 (link direciona para portal externo);

Lei 14.223/2006 (link direciona para portal externo);

Lei 15.465/2011 (link direciona para portal externo);

Decreto 52.933/2012 (link direciona para portal externo);

Lei 16.786/2018 (link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES

Não há.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

SPObras – São Paulo Obras.

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO  
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):

Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 14/03/2018

Atualizado em: 10/04/2024

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