Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Ônibus – Solicitar mudança de ponto ou abrigo

O QUE É 

É a solicitação para a mudança de local de um ponto ou abrigo de ônibus.

QUANDO SOLICITAR

Quando um ponto ou abrigo de ônibus impedir a entrada e saída de veículos em garagem ou para ajustar a distância entre os demais pontos na via.

PÚBLICO-ALVO

Qualquer pessoa.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Informações necessárias para solicitação:

- Endereço com numeração e referências (exemplo: travessa mais próxima, viaduto, viela, etc.);

- Sentido da via;

- Motivo que justifique o pedido (Em caso de obra ou reforma deverá ser encaminhada à planta do projeto aprovado pela Subprefeitura).

PRAZO MÁXIMO 

Até 30 dias corridos, contados a partir da solicitação, para resposta sobre a viabilidade do atendimento ao pedido.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito. 

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico: 

Portal de Atendimento SP156.

Telefônico: 

Central de Atendimento SP156.

PRINCIPAIS ETAPAS 

Eletrônico:

1) Faça login e preencha o formulário de solicitação clicando aqui

2) Sua solicitação será analisada pela equipe da SPTrans;

3) Na aba “Acompanhe Sua Solicitação” do Portal de Atendimento SP156 você será informado(a) sobre as providências que foram tomadas;

4) Você receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua solicitação.
Telefônico:

1) Ligue 156 e relate a ocorrência;

2) Anote o protocolo da sua solicitação. Com ele, você poderá saber sobre as providências que foram tomadas pela aba “Acompanhe Sua Solicitação” do Portal de Atendimento SP156. Caso prefira, você também pode consultar o andamento da solicitação, informando o número de protocolo, na Central de Atendimento 156;

3) Sua solicitação será analisada pela  equipe da SPTrans; 

4) Você receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua solicitação.
LEGISLAÇÃO
Lei 13.241/11 (link direciona para portal externo)  
Lei nº 15.465/11 (link direciona para portal externo) 
Decreto nº 52.933/12 (link direciona para portal externo) 
OBSERVAÇÕES
- Conforme a lei, a SPTrans avalia a solicitação e a SPObras realiza a instalação dos equipamentos dos pedidos aprovados.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

São Paulo Transporte S/A- SPTrans

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.

Criado em: 01/09/2017

Atualizado em: 14/07/2023

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

SAIBA MAIS

Outros canais de atendimento da prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão

SAIBA MAIS

Faça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos

SAIBA MAIS