Ponto de ônibus - Solicitar mudança de ponto ou abrigo
O QUE É
É o pedido para a mudança de local de um ponto ou abrigo de ônibus.
QUANDO SOLICITAR
Quando um ponto ou abrigo de ônibus impede a entrada e saída de veículos em garagem ou para ajustar a distância entre os demais pontos da via.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para fazer o seu pedido:
ATENÇÃO! É necessário informar o endereço do local em que você deseja a mudança de ponto ou abrigo.
- Endereço com numeração e referências (exemplo: travessa mais próxima, viaduto, viela, etc.);
- Data da ocorrência (o pedido deve ser inferior a 30 dias);
- Sentido da via (escreva o sentido da via no campo “Descrição” do formulário);
- Motivo que justifique o pedido. Em caso de obra ou reforma deverá ser encaminhada à planta do projeto aprovado pela Subprefeitura. (escreva o motivo que justifique o pedido no campo “Descrição” do formulário).
PRAZO MÁXIMO
Até 30 dias corridos, contados a partir do pedido, para resposta sobre a viabilidade do atendimento ao pedido.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).
Telefônico:
Central de Atendimento SP156.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui), clicando na caixa cinza do lado direito da tela ou no final da página. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu Gov.br. Caso não tenha cadastro, faça o seu;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de reinstalação de ponto ou abrigo;
3) Preencha o formulário com as informações solicitadas (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente. Lembre-se que é necessário realizar login) e finalize seu pedido;
4) Seu pedido será analisado pela equipe da SPTrans;
5) Na aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui) do Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) você será informado(a) sobre as providências que foram tomadas;
6) Você receberá e-mail ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua solicitação.
Telefônico:
1) Ligue 156 e informe que deseja pedir a mudança de um ponto ou abrigo;
2) Anote o protocolo do seu pedido. Com ele, você poderá saber sobre as providências que foram tomadas pela aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui) do Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui). Caso prefira, você também pode consultar o andamento da solicitação, informando o número de protocolo, na Central de Atendimento 156;
3) Seu pedido será analisado pela equipe da SPTrans;
4) Você receberá e-mail ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização do seu pedido.
LEGISLAÇÃO
Lei 13.241/11 (link direciona para portal externo)
Lei nº 15.465/11 (link direciona para portal externo)
Decreto nº 52.933/12 (link direciona para portal externo)
OBSERVAÇÕES
- Conforme a lei, a SPTrans avalia a solicitação e a SPObras realiza a instalação dos equipamentos dos pedidos aprovados.
No Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) existem outras cartas sobre ponto de ônibus, consulte abaixo:
- Ponto de ônibus - Solicitar implantação de ponto ou abrigo (clique aqui para acessar);
- Ponto de ônibus – Solicitar reinstalação de ponto ou abrigo (clique aqui para acessar);
- Ponto de ônibus – Solicitar manutenção, conserto ou limpeza de equipamento existente (clique aqui para acessar);
- Ponto de ônibus – Solicitar reinstalação e/ou substituição de modelo antigo (madeira ou tubo) por modelo novo (totem metálico) (clique aqui para acessar).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A- SPTrans
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 01/09/2017
Atualizado em: 25/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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