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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Ônibus – Solicitar reinstalação de ponto ou abrigo

O QUE É 

É a solicitação para reinstalação de um ponto ou abrigo de ônibus que foi removido.

QUANDO SOLICITAR

O serviço pode ser solicitado a qualquer momento. A SPTrans irá avaliar as condições necessárias, entre elas:

- Tamanho da calçada;

- Interferência no acesso aos imóveis;

- Interferência aos outros equipamentos públicos (telefone público, postes e sinalização);

- Distanciamento entre outros pontos de ônibus.

PÚBLICO-ALVO

Qualquer pessoa.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Informações necessárias para solicitação:

- Endereço com numeração e referências (exemplo: travessa mais próxima, viaduto, viela, etc.);

- Sentido da via.
ATENÇÃO! 
Informar no formulário o local que deseja reinstalar o ponto ou abrigo.

PRAZO MÁXIMO 

30 dias.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:

Portal de Atendimento SP156.

Telefônico:

Central de Atendimento SP156.

PRINCIPAIS ETAPAS 

Eletrônico:

1) Preencha o formulário de solicitação clicando aqui; 

2) Sua solicitação será analisada pela equipe da SPTrans;

3) Na aba “Acompanhe Sua Solicitação” do Portal de Atendimento SP156 você será informado(a) sobre as providências que foram tomadas;

4) Você receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua solicitação.

Telefônico:

1) Ligue 156 e relate a ocorrência;

2) Anote o protocolo da sua solicitação. Com ele, você poderá saber sobre as providências que foram tomadas pela aba “Acompanhe Sua Solicitação” do Portal de Atendimento SP156. Caso prefira, você também pode consultar o andamento da solicitação, informando o número de protocolo, na Central de Atendimento 156;

3) Sua solicitação será analisada pela  equipe da SPTrans; 

4) Você receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua solicitação.

LEGISLAÇÃO

Lei 13.241/11 (link direciona para portal externo)

Lei nº 15.465/11 (link direciona para portal externo);  

Decreto nº 52.933/12 (link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES

Conforme a lei, a SPTrans avalia a solicitação e a SPObras realiza a instalação dos equipamentos dos pedidos aprovados.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

São Paulo Transporte S/A - SPTrans

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

O (a) cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.

Criado em: 01/09/2017

Atualizado em: 14/07/2023

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