Solicitar Certidão de Desapropriação
Atenção: Cada pedido de certidão pode abranger até 10 imóveis (SQLs). Se precisar solicitar certidões para mais imóveis, faça uma nova solicitação.
O QUE É
É a solicitação de uma certidão que informa se um imóvel foi atingido por um decreto de utilidade pública ou de interesse social, e se existe alguma ação judicial para desapropriação de determinado imóvel.
QUANDO SOLICITAR
- Ao comprar e ao vender imóvel;
- Quando existir dúvida se o imóvel é atingido por um Decreto Utilidade Pública (desapropriação);
- Quando o cartório de registro de imóveis exigir para cadastro do imóvel;
- Quando houver qualquer dúvida com relação à existência de desapropriação solicitada pela Prefeitura.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Nome completo;
- Telefone;
- E-mail;
- Endereço do imóvel para a certidão;
- Número do Cadastro do Imóvel (SQL), caso de imóvel em área urbana;
- Número do INCRA em casos de imóvel em área rural;
- Croqui ou fotos do local - não obrigatório. Croqui é um esboço que pode ser feito a mão para localizar os imóveis no terreno em que está construído.
Documentos necessários para solicitação:
- CPF ou CNPJ;
- Notificação do IPTU ou Certidão de Dados Cadastrais (ANO CORRENTE);
- Matrícula do registro de imóveis e/ou transcrição Imóvel – anexar cópia simples digitalizada.
PRAZO MÁXIMO
15 dias úteis.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Para emissão de Certidão de Desapropriação, é cobrada uma taxa de R$ 55,20.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).
Presencial:
- Descomplica SP (clique aqui para consultar as unidades -link direciona para portal externo). Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) clicando na caixa cinza do lado direito da tela. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu gov.br;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação;
3) Preencha o formulário com as suas informações e anexe os documentos solicitados (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente). Lembre-se que é necessário realizar login;
3) Aguarde o envio da guia de pagamento pela equipe responsável;
4) Pague a guia de pagamento (DAMSP) para liberar a emissão da certidão e enviar o comprovante, com isso, será possível emitir a certidão;
4) Acompanhe o protocolo em "Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui) no Portal de Atendimento SP156, onde será possível baixar a certidão.
Presencial:
1) Para realizar o agendamento, acesse o portal Agendamento Descomplica SP (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
2) Na tela inicial, selecione a categoria *Descomplica digital entre as opções e o serviço *Apoio para realização de serviço público digital, e Tipo: DDIGITAL - Apoio para realização de serviço público, depois Clique em “Agendar Atendimento”;
3) Você deve selecionar o descomplica de sua preferência, a data e o horário para comparecer;
4) Compareça na data e horário agendados na unidade escolhida com a documentação necessária.
LEGISLAÇÃO
Decreto Municipal 59.160/ 2019 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- Por meio do sistema GEOSAMPA (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) também é possível consultar o número do SQL de um imóvel no município de São Paulo, sem o uso da senha web, para descobrir se o imóvel possui decisão de desapropriação.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Departamento De Desapropriações (DESAP);
Procuradoria Geral do Município (PGM).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 14/07/2021
Atualizado em: 30/10/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS