Solicitar Certidão de Melhoramento Viário e/ou cópia digital da Planta de Melhoramento Viário
portable_wifi_offon-line
- O que é
Certidão de Melhoramento Viário é um documento que informa se o local do contribuinte é atingido por uma lei de melhoramento viário.
A Cópia Digital da Planta de Melhoramento Viário é um desenho gráfico que representa o melhoramento existente e/ou incidente no local.
Melhoramento Viário é a previsão de ampliação do sistema viário previsto por Lei em que se define uma delimitação de faixa de terra entre o lote e a via pública existente. - QUANDO SOLICITAR - Quando existir dúvida se o Imóvel é atingido por Lei de Melhoramento Viário;
- Quando o cartório de registro de imóveis exigir para averbação;
- Quando houver dúvida a respeito da previsão da Prefeitura de realizar alguma intervenção viária na localidade do imóvel da pessoa solicitante;
- Quando já houve desapropriação e/ou implantação do melhoramento no local do imóvel e queira retificar a matrícula junto ao registro de imóveis;
- Quando for requerido em processos de aprovação e regularização. - PÚBLICO ALVO Pessoa Física ou Pessoa Jurídica proprietária(s) ou procurador(es) de imóveis na Cidade de São Paulo.
- REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES Informações necessárias:
- Nome completo;
- CPF ou CNPJ;
- Telefone;
- E-mail;
- Endereço do imóvel para a certidão;
- Número do Cadastro do Imóvel (SQL), caso de imóvel em área urbana;
- Número do INCRA em casos de imóvel em área rural;
Documentos necessários:
- Notificação do IPTU ou Certidão de Dados Cadastrais (ANO CORRENTE);
- Matrícula atualizada do registro de imóveis e/ou transcrição Imóvel;
- Quando imóvel for INCRA: levantamento topográfico, constando a distância do imóvel até o logradouro mais próximo.
- PRAZO MÁXIMO 60 dias.
- TAXAS OU PREÇO PÚBLICO R$44.70.
- CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156.- PRINCIPAIS ETAPAS Eletrônico:
1) Acesse o Portal de Atendimento SP156 (preferencialmente pelo navegador Chrome), digite login e senha para acessar o formulário de solicitação.
2) Preencha os campos do formulário e anexe os documentos;
3) O processo será encaminhado para análise técnica;
4) A equipe técnica verificará a incidência de melhoramentos viários aprovados por lei no imóvel;
5) Você receberá um documento de arrecadação para pagamentos através do Portal SP156, em “Minhas solicitações”, e deverá pagá-lo;
6) Após a realização do pagamento, você deverá anexar o comprovante de pagamento no Portal SP156, em “Minhas Solicitações”;
7) Após a verificação do pagamento, a certidão será redigida e disponibilizada no Portal SP156 em “Minhas solicitações”.
- LEGISLAÇÃO - Código de Obras n.º 16.642/2017 (link direciona para portal da legislação);
- Decreto 59.823 de 06 de outubro de 2020 (link direciona para portal da legislação).- OBSERVAÇÕES O que constará no documento:
- Se o imóvel não é atingido;
- Se é parcialmente atingindo;
- Se é totalmente atingido, ou;
- Se obedece a lei de melhoramento viário. - ÓRGÃO RESPONSÁVEL Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras - SIURB.
- MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 14/07/2021
Atualizado em: 17/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS