Informações sobre Pessoa idosa - Atendimento especializado para defesa de direitos
O QUE É
Serviço responsável por acolher e escutar pessoa idosa que sofreu violação de direitos, por equipe multidisciplinar para atendimento psicossocial e orientação jurídica. A partir desse atendimento, a equipe pode orientar, encaminhar denúncias e/ou articular outros atendimentos da rede de proteção e defesa de direitos, como acolhimento institucional, atendimento clínico, inserção em programas sociais, entre outros.
QUANDO SOLICITAR
O serviço pode ser solicitado sempre que houver discriminação, ofensa, agressão ou outra forma de violência dirigida à pessoa idosa. Inclusive ao encontrar dificuldade para acessar direitos, políticas e serviços públicos, ser tratada com omissão ou negligência pelo poder público ou se deparar com irregularidade que ofenda sua dignidade ou que descumpra normas vigentes.
PÚBLICO-ALVO
Pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos que tenha sofrido algum tipo de violência ou tido seus direitos sociais, econômicos, culturais e/ou políticos violados.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Não há requisitos.
PRAZO MÁXIMO
30 DIA(s).
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Presencial:
- Descomplica SP - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (clique aqui para os endereços);
- Ouvidoria de Direitos Humanos - Rua Dr. Falcão Filho, 69 – Centro - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h (clique aqui para mapa).
Telefônico:
- Para agendamento na Ouvidoria de Direitos Humanos - (11) 3104-0701.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Agendar atendimento presencialmente ou por telefone;
2) No horário agendado, a equipe técnica fará escuta humanizada e qualificada do relato;
4) A equipe técnica pode entrar em contato com familiar caso solicitado pela pessoa atendida.
4)Caso identifique a necessidade, a equipe técnica elaborará plano de intervenção para a situação;
5) Se necessário, a equipe técnica acionará outros órgãos e encaminhará a pessoa a outros atendimentos;
6) Em casos de denúncia, a equipe técnica encaminhará ao órgão responsável por apuração, acompanhará o encaminhamento e informará a pessoa atendida sobre o resultado.
LEGISLAÇÃO
Lei Federal nº 10.741/2003 - Estatuto do Idoso (clique aqui);
Portaria nº 002/SMDHC/2019 - Organização e procedimentos da Ouvidoria de Direitos Humanos (clique aqui)
OBSERVAÇÕES
Para informações referentes a direitos, programas e projetos para população idosa clique aqui.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – SMDHC.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para fazer uma manifestação sobre o serviço (elogio, reclamação ou sugestão), você pode entrar em contato com a Ouvidoria de Direitos Humanos (ODH) – Rua Dr. Falcão Filho, 69 – Centro – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
Caso a manifestação seja a respeito de serviço prestado pela Ouvidoria de Direitos Humanos (ODH), ela também poderá ser registrada na Ouvidoria Geral do Município (OGM) nos canais SP156.
Criado em: 07/10/2019
Atualizado em: 11/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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