Informações sobre Pessoa idosa - Solicitar vaga no Centro Dia para Idosos
O QUE É
É a solicitação para acessar uma vaga no Centro Dia para Idosos para atender pessoas idosas que convivem com suas famílias, mas precisam de apoio para a realização de atividades de vida diária. O atendimento é realizado no período diurno por uma equipe de profissionais de várias áreas, que dão apoio para cuidados pessoais e orientação para aumento da autonomia, fortalecimento de vínculos e inclusão social.
QUANDO SOLICITAR
Quando se tratar de pessoas idosas com diferentes necessidades e graus de dependência, que não tenham condições de permanecerem sozinhas nos domicílios durante o dia.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para a solicitação:
- O serviço pode ser solicitado diretamente em um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Não é necessária documentação específica.
PRAZO MÁXIMO
Imediato, desde que haja vagas disponíveis.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Presencial:
PRINCIPAIS ETAPAS
Presencial:
1) Pessoa idosa ou familiar se dirige ao CREAS;
2) CREAS realiza atendimento social;
3) Pessoa idosa é encaminhada aos serviços da rede socioassistencial de acordo com seu perfil.
LEGISLAÇÃO
- Portaria 46/SMADS/2010 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) - Tipificação da Rede Socioassistencial no Município de São Paulo
OBSERVAÇÕES
- Conheça também o Centro de Convivência da Pessoa Idosa - NCI (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
Importante: Esta Carta de Serviços apresenta uma descrição simplificada de um serviço da assistência social. Para ter acesso à descrição técnica mais detalhada do serviço, consulte os documentos indicados na seção Legislação.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar denúncia, elogio, reclamação ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM).
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 05/03/2018
Atualizado em: 05/11/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS