Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Avisar situações emergenciais ou informar as condições de trânsito (congestionamento)

ATENÇÃO! Este serviço deve ser solicitado apenas quando essas situações no trânsito estiverem ocorrendo no momento da solicitação e for necessário o deslocamento de uma viatura da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
O QUE É 

Nesta página, você consegue obter todas as informações sobre como informar ocorrências de trânsito emergenciais que representem riscos à sua segurança ou aos demais usuários da via, ou para relatar congestionamentos.
QUANDO SOLICITAR
Sempre que verificar a existência de situações emergenciais, como:

  • Sinistros de trânsito (no campo “OBSERVAÇÕES” abaixo tem a definição do termo);

  • Incêndio em veículos;

  • Cargas caídas na pista;

  • Veículo imobilizado/quebrado – bloqueando a via ou gerando riscos à sua segurança e aos demais usuários da via.

  • Animal interferindo na via;

  • Condições de trânsito (informar congestionamento).

  • Travessia de pedestres em situação de risco;

Para pedidos de implantação de instrumentos que facilitem a travessias para pedestres, tais como faixas de pedestres, semáforo/farol de pedestres etc, solicite o serviço Travessia de pedestres - Solicitar avaliação (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo). 

Caso esse serviço NÃO seja o que você procura, o Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) tem informações sobre:
Avisar sobre semáforo com problemas (clique aqui para acessar);
Semáforo de veículos e pedestres - Sugerir ajuste de tempo (clique aqui para acessar).
PÚBLICO-ALVO

Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Informações necessárias para solicitação:

- Endereço completo da ocorrência;

Qual o tipo de emergência no local. É necessário que você comunique para o atendente da Central Telefônica 156 o tipo de emergência para que a equipe responsável seja enviada;

- Outras informações sobre a ocorrência (podem variar, conforme a situação). 

PRAZO MÁXIMO 

Até 24 horas, levando-se em consideração a disponibilidade de agentes na região.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Não há.

CANAIS PARA SOLICITAR
Telefônico:

Central Telefônica 156.
PRINCIPAIS ETAPAS
Telefônico:

1) Ligue para a Central Telefônica 156 e informe que deseja registrar a ocorrência;
2) O atendente da Central Telefônica 156 registrará sua solicitação, e a encaminhará para a área técnica responsável da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET);
3) A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) enviará uma viatura ao local da ocorrência para verificar;
4) Conforme a ocorrência, um agente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irá fazer a sinalização do local, organizar desvios para o tráfego e, se for o caso, remover as interferências;  
5) É importante lembrar que após o registro feito pelo atendente, ele comunicará o protocolo da solicitação.
*A qualquer momento o acompanhamento pode ser feito por meio do número de protocolo na Central Telefônica 156. 

LEGISLAÇÃO

Lei nº 9.503 de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro - (link direciona para portal externo);
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 10697 (link direciona para portal externo);

Normas e Manuais da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
OBSERVAÇÕES

- Sinistro de trânsito - Definição: É todo evento que resulte em dano ao veículo ou à sua carga e/ou em lesões a pessoas e/ou animais, e que possa trazer dano material ou prejuízos ao trânsito, à via ou ao meio ambiente, em que pelo menos uma das partes está em movimento nas vias terrestres ou em áreas abertas ao público. Fonte: ABNT NBR 10697 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo)
- A travessia de “pedestres em situação de risco” trata-se da impossibilidade de realizar travessia segura devido ao fluxo de veículos, exemplos: pedestre tentando atravessar a Marginal Tietê ou a Marginal Pinheiros.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Companhia de Engenharia de Tráfego (CET)

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).

Criado em: 05/01/2017

Atualizado em: 12/07/2024

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

SAIBA MAIS

Outros canais de atendimento da prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão

SAIBA MAIS

Faça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos

SAIBA MAIS