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A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Ponto de ônibus – Solicitar implantação de ponto ou abrigo

O QUE É 

É o pedido para instalação de novo ponto de ônibus ou abrigo.

QUANDO SOLICITAR
O serviço pode ser solicitado a qualquer momento. 
A SPTrans irá avaliar as condições necessárias, entre elas:

- Tamanho da calçada;

- Interferência no acesso aos imóveis;

- Interferência aos outros equipamentos públicos (telefone público, postes e sinalização)

- Distanciamento entre outros pontos de ônibus.

PÚBLICO-ALVO

Qualquer pessoa. 

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para o pedido:

ATENÇÃO! É necessário informar no formulário o endereço do local em que você deseja a implantação de ponto ou abrigo.  

- Endereço com numeração e referências (exemplo: travessa mais próxima, viaduto, viela, etc.);

- Especificar o assunto: você deseja pedir a implantação de um ponto ou abrigo;  

- Data da ocorrência (o pedido deve ser inferior a 30 dias);
- Sentido da via (escrever no formulário o sentido da via no campo “Descrição”). 

PRAZO MÁXIMO 

Até 30 dias corridos, contados a partir da solicitação, para resposta sobre a viabilidade do atendimento ao pedido. 

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito. 

CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:

Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).

Telefônico:

Central de Atendimento SP156.

PRINCIPAIS ETAPAS 
Eletrônico:

1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui), clicando na caixa cinza do lado direito da tela ou no final da página. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu Gov.br. Caso não tenha cadastro, faça o seu;

2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de reinstalação de ponto ou abrigo; 

3) Preencha o formulário com as informações solicitadas (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente. Lembre-se que é necessário realizar login) e finalize sua solicitação;
4) Seu pedido será analisado pela equipe da SPTrans;

5) Na aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui) do Portal de Atendimento SP156 você será informado(a) sobre as providências que foram tomadas;

6) Você receberá e-mail ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização da sua solicitação.
Telefônico:

1) Ligue 156 e informe que deseja solicitar a implantação de ponto ou abrigo;

2) Anote o protocolo do seu pedido. Com ele, você poderá saber sobre as providências que foram tomadas pela aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui) do Portal de Atendimento SP156. Caso prefira, você também pode consultar o andamento do seu pedido, informando o número de protocolo, na Central de Atendimento 156;

3) Seu pedido será analisado pela  equipe da SPTrans; 

4) Você receberá e-mail ou mensagem de texto no celular com um aviso sobre a finalização do seu pedido.
LEGISLAÇÃO
Lei 13.241/11 (link direciona para portal externo);
Lei nº 15.465/11 (link direciona para portal externo);
Decreto nº 52.933/12 (link direciona para portal externo)
OBSERVAÇÕES
- Conforme a lei, a SPTrans avalia a solicitação e a SPObras realiza a instalação dos equipamentos dos pedidos aprovados.
No Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) existem outras cartas sobre ponto de ônibus, consulte abaixo:  
Ônibus – Solicitar reinstalação de ponto ou abrigo (clique aqui para acessar);
Ônibus - Solicitar mudança de ponto ou abrigo (clique aqui para acessar)
-  Ponto de ônibus – Solicitar manutenção, conserto ou limpeza de equipamento existente (clique aqui para acessar);
Ponto de ônibus – Solicitar reinstalação e/ou substituição de modelo antigo (madeira ou tubo) por modelo novo (totem metálico) (clique aqui para acessar)
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A - SPTrans
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.

Criado em: 01/09/2017

Atualizado em: 25/06/2024

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

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