Denunciar violência e maus tratos de pessoa idosa
Em caso de urgência ou de acontecimento em tempo real da violência, agressões e ofensas, orientamos que acione a Polícia Militar do Estado de São Paulo por meio do telefone 190 e registre Boletim de Ocorrência no Distrito Policial mais próximo.
O QUE É O SERVIÇO
Serviço responsável por receber, encaminhar e monitorar denúncias de maus tratos, violência psicológica e agressões físicas e verbais contra pessoa idosa.
QUANDO SOLICITAR
Quando houver identificação de agressões físicas, verbais ou gestuais contra pessoa idosa com o objetivo de aterrorizar e/ou humilhar.
PÚBLICO-ALVO
Pessoa idosa ou pessoa que tenha presenciado situação de violência contra pessoa idosa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES PARA SOLICITAR O SERVIÇO
Informações necessárias para solicitação:
- Se a violência foi cometida por agente público;
- Endereço, data e horário aproximado da ocorrência;
- Descrição da ocorrência.
PRAZO MÁXIMO PARA ATENDIMENTO
30 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS DE ATENDIMENTO PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156.
Presencial:
Ouvidoria de Direitos Humanos - Rua Dr. Falcão Filho, 69 – Centro - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h (clique aqui para ver no mapa a localização da Ouvidoria de Direitos Humanos).
Telefônico:
Disque 100.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Solicitar o serviço no Portal SP156 ou presencialmente;
2) Preencher o formulário, quando a denúncia for realizada no Portal SP 156;
3) A equipe técnica recebe a denúncia, com informações sobre horário, local e envolvidos;
4) A equipe técnica pode entrar em contato com familiar caso solicitado pela pessoa atendida presencialmente;
5) A equipe técnica encaminha a denúncia, via ofício, ao órgão responsável por apuração;
6) A equipe técnica monitora o encaminhamento da denúncia e informa a pessoa que fez a denúncia sobre o resultado.
*As etapas serão diferentes quando o serviço for prestado pelo Disque 100 e pela Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso.
LEGISLAÇÃO
Lei Federal nº 10.741/2003 - Estatuto do Idoso (link direciona para página do Estatuto do Idoso);
OBSERVAÇÕES
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – SMDHC.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para fazer uma manifestação sobre o serviço (elogio, reclamação ou sugestão), você pode entrar em contato com a Ouvidoria de Direitos Humanos (ODH) – Rua Dr. Falcão Filho, 69 – Centro – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. (clique aqui para ver no mapa a localização da Ouvidoria de Direitos Humanos)
Ou entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 26/04/2018
Atualizado em: 04/10/2019
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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