Solicitar cópia de planta expropriatória (desapropriação)
O QUE É
É a solicitação de uma cópia da planta onde constam os imóveis atingidos por alguma desapropriação ou decreto de utilidade pública ou de interesse social.
QUANDO SOLICITAR
- Ao comprar e vender imóvel;
- Quando existir dúvida se o imóvel é atingido por um Decreto Utilidade Pública (desapropriação);
- Quando o cartório de registro de imóveis exigir para cadastro do imóvel;
- Quando houver qualquer dúvida com relação à existência de desapropriação solicitada pela Prefeitura.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Nome completo;
- Telefone.
Documentos necessários para solicitação:
- CPF ou CNPJ;
- Número da Planta (que pode ser obtido no decreto de desapropriação);
- Croqui do Imóvel. Croqui é um esboço que pode ser feito a mão para localizar os imóveis no terreno em que está construído. É possível obter também o croqui por meio do “Google Maps - Croqui de Localização” clicando aqui e pesquisando a localização (link direciona para portal externo).
PRAZO MÁXIMO
15 dias úteis.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
R$ 27,70.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui).
Presencial:
- Caso você precise do apoio de um funcionário do Descomplica para solicitar o serviço, acesse o site de Agendamento Descomplica SP (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo)
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) clicando na caixa cinza do lado direito da tela. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu gov.br;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação;
3) Preencha o formulário com as suas informações e anexe os documentos solicitados (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente). Lembre-se que é necessário realizar login;
4) A solicitação será registrada e encaminhada à área responsável;
5) Acompanhe o protocolo no Portal de Atendimento SP156;
6) Se houver planta ela será enviada para o endereço solicitado, será enviado um e-mail e SMS, com o status "Finalizado";
7) Será possível baixar a cópia de planta enviada na aba “Acompanhe Sua Solicitação” no Portal de Atendimento SP156.
Presencial:
1) Para realizar o agendamento, acesse o portal Agendamento Descomplica SP (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
2) Na tela inicial, selecione a categoria *Descomplica digital entre as opções e o serviço *Apoio para realização de serviço público digital, e Tipo: DDIGITAL - Apoio para realização de serviço público, depois Clique em “Agendar Atendimento”;
3) Você deve selecionar o descomplica de sua preferência, a data e o horário para comparecer;
4) Compareça na data e horário agendados na unidade escolhida.
LEGISLAÇÃO
Não há.
OBSERVAÇÕES
- Através do sistema GEOSAMPA (clique aqui - link direciona para portal externo) também é possível consultar o número do SQL de um imóvel no município de São Paulo, sem o uso da senha web, para descobrir se o imóvel possui decisão de desapropriação.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Departamento de Desapropriações da Procuradoria Geral do Município (DESAP/PGM).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 14/07/2021
Atualizado em: 30/10/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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