Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Vistas de processos arquivados

O QUE É
É o procedimento de desarquivamento e digitalização de processos sob custódia do Arquivo Público Municipal  (ARQUIP) para que o interessado, devidamente qualificado, possa ter acesso ao conteúdo. 

Atenção! O desarquivamento do processo não implica em reabertura do assunto tratado ou novo andamento. Pode-se solicitar o desarquivamento pelo número do processo ou solicitando-se pesquisa da existência de processos com os dados fornecidos.

QUANDO SOLICITAR
Quando tiver a necessidade de conhecimento do assunto tratado no processo, de cópias de alvarás, certidões, peças gráficas de edificações e documentos arquivados em geral. 

PÚBLICO-ALVO

Pessoas maiores de idade, pesquisadores e empresas em geral.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Documentos necessários:

- Caso não figure como interessado no processo, é necessário documento de procuração.

Informações necessárias:
- Email;
Senha WEB (clique aqui - link direciona para portal externo).

Saiba como escolher a opção desejada no portal de processos:
- Caso tenha conhecimento do número do processo que pretende desarquivar, escolha a opção “Vistas de processos arquivados por número”. 
- Se não souber o número do processo, mas tem certeza que o documento existe, selecione a opção “Vista de processos arquivados por pesquisa”, Caso tenha dúvidas se o imóvel possui plantas aprovadas ou alvarás, procure a Subprefeitura da região do imóvel para consultar.

- Se for estudante ou pesquisador e deseja conhecer o projeto de imóvel da Cidade de São Paulo ou algum documento histórico, selecione a opção “Difusão do acervo de processos”.   

  PRAZO MÁXIMO
O prazo depende dos dados informados para a pesquisa. O tempo médio atualmente é:
- 5 dias para o interessado pagar a guia de recolhimento de preços públicos;
 - 5 dias para o banco informar à PMSP o recolhimento do valor;
 - 60 dias para a equipe do Arquivo Público Municipal pesquisar e retirar o processo do acervo.
 - 30 dias para a higienização, digitalização, conferência e disponibilização do processo.    
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
R$27,60. 

CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Processos (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Acesse o Portal de Processos (clique aqui - link direciona para portal externo);
2)Escolha a opção desejada e preencha os dados solicitados;
3) Efetue o pagamento da taxa;
4) Após reconhecimento do pagamento, tem início a retirada do processo no acervo ou a pesquisa através dos dados informados;
5) O processo é tratado e autenticado com certificação digital;
6) Envio do processo digital para o e-mail informado na solicitação;
 7) A pessoa interessada passa a ter 15 dias úteis para acessar o processo. Após este prazo, o link expira e o interessado deverá
fazer uma nova solicitação.
LEGISLAÇÃO
Lei Nº14141 de 27 de Março de 2006 (link direciona para portal externo)
Decreto Nº51714 de 13 de Agosto de 2010 (link direciona para portal externo);

Decreto 63.076 de 22 de Dezembro de 2023 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES

- Procure informar corretamente o número do processo a ser desarquivado ou os dados da época da construção do imóvel. Caso o número esteja incorreto ou os dados não forem iguais àqueles cadastrados no processo, o requerimento será indeferido por não ter sido localizado. O Arquivo Público Municipal não entra em contato para pegar mais detalhes ou corrigir dados da solicitação.

- Para esclarecimento de dúvidas relacionadas ao serviço acesse o formulário do arquivo público municipal (ARQUIP) (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Gestão (SEGES).

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO 

Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM): 
Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município
Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município
Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 05/10/2016

Atualizado em: 05/07/2024

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

SAIBA MAIS

Outros canais de atendimento da prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão

SAIBA MAIS

Faça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos

SAIBA MAIS