Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Dívida Ativa – Protesto - Consultar débitos

O QUE É 

É a consulta de dívidas vencidas e não pagas para a Prefeitura e que foram enviadas aos cartórios de protesto. 

Quando um débito em aberto é inscrito em dívida ativa, o valor pode ser cobrado por ação judicial (chamado processo de execução fiscal)  ou outros meios extrajudiciais como protesto. Quando um parcelamento é rompido, essas medidas são retomadas para recebimento do valor que ainda está em aberto.

O protesto é um tipo de cobrança não-judicial que pode causar a restrição de crédito de quem deve. Isso significa que, se a pessoa tem uma dívida com protesto, o mercado saberá que essa pessoa tem um débito em aberto e poderá negar ou limitar a oferta de crédito. 

QUANDO SOLICITAR

Sempre que a pessoa precisar saber se possui alguma dívida com a Prefeitura que já esteja em fase de cobrança extrajudicial, por protesto.

PÚBLICO-ALVO

Qualquer pessoa com débitos inscritos em dívida ativa e que quer saber se um débito já foi enviado para protesto.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Informações necessárias para a solicitação:

- CPF ou CNPJ.

PRAZO MÁXIMO

Imediato.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:

Portal da Dívida Ativa (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);

Portal Cartório (CENPROT) (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).

PRINCIPAIS ETAPAS

Para saber o tipo de dívida com a Prefeitura que foi encaminhada para protesto: 

1) Acesse o Portal da Dívida Ativa (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo); 

2) Clique em "protesto"; 

3) Realize a consulta usando seu CPF/CNPJ; 

Se você já sabe qual o tipo de débito e deseja realizar o pagamento: 

1) Para pagamento à vista acesse o site da Central de Protestos (CENPROT) (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).

- Nesse site, será possível realizar o pagamento, você paga sua dívida com a Prefeitura e as custas do cartório de protesto;

- A baixa do protesto acontece em até 3 dias úteis.

Se deseja realizar o parcelamento da dívida

1) Acesse o Portal da Dívida Ativa (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo); 

2) Clique em “Consulta/Pagamento/Parcelamento”; 

3) Pesquise pelo seu tipo de débito e siga os passos para realizar o parcelamento. 

- Nesse caso, após 6 dias úteis a partir do pagamento da primeira parcela, acesse o site dos cartórios para realizar o pagamento das custas de cartório (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).

LEGISLAÇÃO

Lei nº 4.320, de 17/03/1964, Portaria PGM nº 16, de 2014 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).  

OBSERVAÇÕES

- A carta enviada ao cidadão, conhecida como "protesto" é uma notificação de cobrança para avisar que a dívida vai ser protestada. Isso significa que a pessoa tem o prazo do boleto enviado pelo Cartório para realizar o pagamento (apenas à vista).  É possível, pelo site dos cartórios de protesto (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo), já efetuar o pagamento à vista após a consulta. Desta forma, a pessoa estará pagando a dívida já com as taxas do cartório inclusas; 

- Se não for realizado o pagamento no período estabelecido na carta, a dívida será protestada;     

 - O parcelamento só é possível depois que a dívida está protestada no sistema (6 dias úteis após o vencimento do boleto o parcelamento pode ser feito pelo pelo portal da dívida ativa). Antes desse prazo não é possível realizar o parcelamento, mas apenas efetuar o pagamento à vista; 

- Após o pagamento da primeira parcela, realize o pagamento das custas do cartório (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo)  clique em cancelamento de protesto;

- Em caso de dúvidas, consulte DÚVIDAS FREQUENTES (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) ou no  Portal da Dívida Ativa (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo); você encontra a DIVA no canto superior direito da tela. Ela é a assistente virtual da dívida ativa, que pode te ajudar a encontrar informações por palavras-chave — como, por exemplo, "consulta IPTU”.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Departamento Fiscal da Procuradoria Geral do Município (FISC/PGM).

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Para registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):

Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município

Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município

Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município

Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 09/10/2019

Atualizado em: 14/10/2024

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

SAIBA MAIS

Outros canais de atendimento da prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão

SAIBA MAIS

Faça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos

SAIBA MAIS