Dívida Ativa - Tirar dúvidas sobre serviços
ATENÇÃO! Em caso de dúvidas sobre o SERASA, clique aqui.
O QUE É
É o serviço para qualquer pessoa perguntar sobre assuntos relacionados à dívida ativa.
A dívida ativa refere-se aos débitos com a Prefeitura de São Paulo, tais como IPTU, multas de trânsito, entre outros, que não foram pagos até o prazo de vencimento. Por isso, esses débitos são inscritos na dívida ativa para fins de cobrança, podendo ocorrer tanto judicialmente, através do processo de execução fiscal, quanto extrajudicialmente, como no caso do protesto.
QUANDO SOLICITAR
Quando precisar de respostas para suas dúvidas sobre serviços e informações relacionadas à dívida ativa
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa que esteja com dúvidas ou dificuldade em fazer solicitações sobre débitos inscritos na dívida ativa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Referente ao interessado:
Informações necessárias para a solicitação:
- Nome;
- CPF/CNPJ;
- Telefone;
- E-mail.
Documentos a serem entregues para a solicitação:
- RG ou documento oficial com foto – cópia digitalizada;
- CPF ou CNPJ - cópia digitalizada.
Se representante legal/procurador (a):
Informações necessárias para a solicitação:
- Nome;
- Telefone;
- E-mail.
Documentos a serem entregues para a solicitação:
- CPF e documento com foto – cópia digitalizada;
- Comprovante (s) da representação legal/procuração.
A depender do assunto, será necessário fornecer as seguintes informações:
- IPTU: número do SQL
- ISS: número do CCM
- TFE/TRSS/TRSD/outras taxas: número do CCM
- ITBI: número da etiqueta
- ISS – Habite-se: número do auto de infração mobiliária/ano
- Multas de trânsito: placa(s) do(s) veículo(s)
- Outros débitos (PSIU, multa ambiental, multa de calçada, etc): número do PA/SEI ou auto de multa-subprefeitura
PRAZO MÁXIMO
10 dias úteis após a entrega de todos os documentos e informações necessários.
Caso os documentos e informações sejam insuficientes, a(o) cidadã(o) tem 5 dias corridos para complementá-los.
Se as informações e documentos não estiverem completos em até 5 dias, a solicitação será arquivada.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui!).
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui), clicando na caixa cinza do lado direito da tela ou no final da página. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu Gov.br. Caso não tenha cadastro, faça o seu;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação;
4) Aguarde a análise técnica;
5) A equipe técnica do serviço enviará as informações necessárias para tirar suas dúvidas. Para consultar, acesse a aba “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui) do Portal de Atendimento SP156;
6) Se necessário, a Procuradoria Geral do Município (PGM) irá solicitar informações e documentos adicionais e você receberá um aviso pelo Portal de Atendimento SP156. Para complementar a solicitação, acesse “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui para acessar) e clique nos itens “Complementar”, “Adicionar anexos” e “Enviar”;
7) Ao ser concluída, a solicitação apresentará o status “finalizado” e a pessoa solicitante receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão.
LEGISLAÇÃO
Não há.
OBSERVAÇÕES
- Em caso de dúvidas, no Portal Dívida Ativa (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) você encontra a DIVA no canto superior direito da tela. Ela é a assistente virtual do portal e você pode buscar informações por palavras chaves como por exemplo "consulta IPTU” .
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Departamento Fiscal – FISC
Procuradoria Geral do Município – PGM
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 23/04/2020
Atualizado em: 19/07/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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