Informações sobre Bilhete Único Especial da pessoa com deficiência - Solicitar a 2ª via
O QUE É
É a solicitação da 2ª via do Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência para uso gratuito no Sistema de Transporte Público.
QUANDO SOLICITAR
Quando a 1ª via do Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência for perdida, extraviada, roubada ou danificada (mau funcionamento).
PÚBLICO-ALVO
Pessoas com deficiência física, visual, auditiva e ou intelectual, que comprovem os critérios exigidos e morem na cidade de São Paulo, cidades da Região Metropolitana de São Paulo ou em Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Botujuru e Jundiaí.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos a serem apresentados:
- Documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, CIE ou Protocolo de Refugiado);
- CPF (caso o documento de identificação com foto não apresente essa informação);
- Comprovante recente de residência – máximo de 6 meses (conta de telefone, luz, gás, etc.). Não é necessário que o comprovante de endereço esteja no nome da pessoa solicitante.
PRAZO MÁXIMO
30 dias úteis.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal de Atendimento da SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
Presencial:
- Postos de Atendimento à Pessoa com Deficiência (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo). Importante: É necessário realizar o agendamento prévio pelo Portal de Atendimento da SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
- Descomplica SP - (clique aqui para realizar o agendamento - link direciona para portal externo. - Atendimento das 8h às 17h (clique aqui para consultar os endereços - link direciona para portal externo).
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
2) Caso não tenha usuário e senha, faça o cadastro e depois o login;
3) Selecione a opção “Novo atendimento”;
4) No menu de serviços, escolha a opção “Pessoa com Deficiência” e em seguida “Solicitação da 2ª via Bilhete Único Especial - PCD - (Perda/Roubo/Danificado/Extravio)”;
5) Envie os documentos solicitados;
6) A equipe da SPTrans irá analisar a documentação em até 30 dias;
7) Caso a documentação seja aprovada, você receberá no endereço informado a 2ª via do Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência - PCD;
8) Caso a documentação não seja aprovada, você receberá mensagem explicando o motivo da recusa. Caso necessário, você poderá enviar documentação complementar para nova análise.
Presencial:
1) Agende um dia e horário no Portal de Atendimento SPTrans (clique aqui para acessar- link direciona para portal externo);
2) Compareça no local, na data e hora agendada, com os documentos necessários;
3) Você passará pela triagem, para o atendente conferir os documentos;
4) Se os documentos estiverem corretos, será encaminhado para mesa de um atendente;
5) O atendente dará entrada na solicitação e entregará um número de protocolo;
6) Caso a documentação seja aprovada, você receberá no endereço informado por você o Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência;
7) Caso a documentação não seja aprovada, você receberá mensagem explicando o motivo da recusa. Caso necessário, você poderá enviar documentação complementar para nova análise.
LEGISLAÇÃO
- Lei Municipal nº 13.241/11 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Decreto Municipal nº 58.639/19 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
OBSERVAÇÕES
- É muito importante que o comprovante de residência esteja atualizado, pois o cartão será enviado para esse endereço;
- No caso de não recebimento do cartão após o prazo de 30 dias, informar o extravio por meio dos canais de comunicação para solicitação de nova via a ser retirada no Posto Central localizado na Rua: Boa Vista, nº 274 – Centro (clique aqui para ver no mapa - (link direciona para portal externo). Importante: É necessário agendamento prévio pelo Portal de Atendimento da SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A (SPTrans).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
A(o) cidadã(ão) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 09/03/2018
Atualizado em: 29/10/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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