Informações sobre Bilhete Único - Solicitar cancelamento para Bilhetes Únicos Comum, de Estudante e da Pessoa Idosa (60 a 64 anos) ou Bilhete do Professor
ATENÇÃO: Novos valores das tarifas de ônibus a partir das 0h de segunda-feira (06/01/2025).
O QUE É
É a solicitação de cancelamento do cartão por motivo de perda, roubo, furto, quebra ou mau funcionamento.
QUANDO SOLICITAR
Quando ocorre perda, roubo, furto, quebra ou mau funcionamento do cartão.
PÚBLICO-ALVO
Usuários do bilhete único comum, pessoas idosas de 60 a 64 anos, estudante e professor que estão com falha em um cartão ou que não possuem mais o cartão em mãos.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos a serem apresentados:
- Documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, CIE e/ou Protocolo de Refugiado);
- CPF (caso o número não conste no documento de identificação com foto).
Informações necessárias para solicitação:
- Numeração do Cartão.
PRAZO MÁXIMO
72 horas.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Após o cancelamento do bilhete único, é necessário solicitar a 2°via do cartão.
Para solicitar o bilhete único comum, estudante e professor:
Para a solicitação de emissão da segunda via é cobrado o valor equivalente a 7 (sete) tarifas vigentes (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo). ATENÇÃO: Novos valores das tarifas de ônibus a partir das 0h de segunda-feira (06/01/2025).
Para solicitar o bilhete único da pessoa idosa de 60 a 64 anos:
Aviso: Pessoas com 60 a 64 anos, que utilizam a gratuidade no bilhete único comum personalizado, não pagarão pela emissão da 2ª via.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Sistema Público SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
Presencial:
Telefônico:
Central Telefônica 156.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Acesse o Sistema Público SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
2) Preencha seu login com e-mail e senha ou (RG + CPF) e a sua senha. Caso não se recorde, clique em “Esqueceu sua senha”;
3) Após acessar o sistema com seu login, no menu lateral, clique em “Meus Cartões”;
4) Selecione o número do bilhete que deseja cancelar e clique no ícone correspondente;
5) O cancelamento será efetivado em 1 dia útil;
6) A restituição do saldo remanescente estará disponível para recarga em até 72 horas;
7) Após o cancelamento, a 2ª via do bilhete poderá ser retirada nos Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) mais próximo.
Presencial:
1) Compareça em um dos Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar os endereços- link direciona para portal externo) e solicite o cancelamento;
2) Após o cancelamento, a 2ª via pode ser retirada nos Posto de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar os endereços - link direciona para portal externo) mais próximo (os Postos de Atendimento localizados nos Terminais da SPTrans funcionam, diariamente, das 6h às 22h).
Telefônico:
Na Capital:
Ligue para a Central 156 > Digite 1 > Em seguida digite 2 e faça sua solicitação.
No caso dos Municípios de Campo Limpo Paulista, Jundiai ou Várzea Paulista:
Contatar CPTM 08000550121 (das 5h às 22h - sábado, das 6h às 18h) ou 08000110156 (Atendimento 24h).
LEGISLAÇÃO
- Decreto Municipal nº 58.639/2019 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Portaria SMT nº 50/2019 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Novos valores das tarifas de ônibus a partir das 0h de segunda-feira (06/01/2025).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A (SPTrans).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 05/10/2016
Atualizado em: 03/01/2025
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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