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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Bilhete Único - Solicitar cancelamento para Bilhetes Únicos Comum, de Estudante e da Pessoa Idosa (60 a 64 anos) ou Bilhete do Professor

O QUE É 
É o pedido para cancelar o bilhete único por motivo de perda, roubo, furto, quebra ou mau funcionamento. 
QUANDO SOLICITAR
Quando ocorre perda, roubo, furto, quebra ou mau funcionamento do bilhete.

PÚBLICO-ALVO
Usuários dos Bilhetes Únicos dos tipos Comum, de Estudante, da Pessoa Idosa (60 a 64 anos) ou Bilhete do Professor.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 
Documentos a serem apresentados para pedir o cancelamento:

- Documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, CIE e/ou Protocolo de Refugiado);

- CPF (caso o número não conste no documento de identificação com foto). 

Informações necessárias para pedir o cancelamento:

- Numeração do Cartão.

PRAZO MÁXIMO 

72 horas.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

O cancelamento do cartão é gratuito.

Para emissão da 2ª via, nos casos de perda, roubo, furto ou quebra dos cartões dos tipos Comum, de Estudante, será cobrado o valor de 7 tarifas de ônibus vigentes (clique aqui para consultar o valor - link direciona para portal externo) e do Professor o valor 10 tarifas de ônibus vigentes (clique aqui para consultar o valor - link direciona para portal externo) que deverá ser pago em dinheiro no momento da retirada do bilhete em um posto de atendimento.

Nos casos de mau funcionamento, o cartão será avaliado e, se não for constatado quebra ou mau uso, a troca será gratuita.

AVISO! Não há cobrança para a emissão da 2ª via do Bilhete Único da Pessoa Idosa (60 a 64 anos), que utilizam a gratuidade no Bilhete Único Comum Personalizado.

CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Acesse o site Sistema Público SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo). Leia o passo a passo para cancelar o seu bilhete único no campo abaixo de “Principais Etapas”. 
Presencial:

 Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar os endereços dos postos da SPTrans - link direciona para portal externo).

Telefônico:

Central Telefônica 156.
Eletrônico:

1) Acessar o site Sistema Público SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo)

2) Preencha seu login com e-mail e senha ou (RG + CPF) e a sua senha. Caso não se recorde, clique em “Esqueceu sua senha”;

3) Acessar o sistema com seu login, no menu lateral, clique em “Meus Cartões”;

4) Selecionar o número do bilhete que deseja cancelar e clique no ícone correspondente;

5) O cancelamento será realizado em 1 dia útil;

6) A devolução do saldo existente no cartão cancelado estará disponível para recarga em até 72 horas;

7)  Após o cancelamento, a 2ª via do bilhete poderá ser retirada nos Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar os endereços dos postos da SPTrans - link direciona para portal externo).

Presencial:

1) Compareça em um dos Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar os endereços - link direciona para portal externo) e solicite o cancelamento;

2) Após o cancelamento, a 2ª via pode ser retirada nos Posto de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar os endereços - link direciona para portal externo) mais próximo (os Postos de Atendimento localizados nos Terminais da SPTrans funcionam, diariamente, das 6h às 22h). 

Telefônico:

Na Cidade de São Paulo: ligar para a Central Telefônica 156; Digite 1; Em seguida digite 2; e faça sua solicitação.

 Se estiver uma das cidades da Região Metropolitan de São Paulo ou nas Cidades de Campo Limpo Paulista, Jundiai ou Várzea Paulista:  ligar para CPTM 08000550121 (das 5h às 22h - sábado, das 6h às 18h) ou 08000110156 (Atendimento 24h).
LEGISLAÇÃO
Decreto Municipal nº 58.639/2019 (link direciona para portal externo)

Portaria SMT nº 050, de 05 de abril de 2019 (link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES

Não há. 

ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A - SPTrans
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.

Criado em: 05/10/2016

Atualizado em: 18/11/2024

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