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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Bilhete Único - Solicitar cancelamento para BU Comum, BU Estudante e Pessoa Idosa (60 a 64 anos)

O QUE É 
É a solicitação de cancelamento do cartão por motivo de perda, roubo, furto, quebra ou mau funcionamento. 

QUANDO SOLICITAR
Quando ocorre perda, roubo, furto, quebra ou mau funcionamento do cartão.

PÚBLICO-ALVO
Usuários do bilhete único comum, pessoa idosa de 60 a 64 anos e estudante que estão com falha em um cartão ou que não possuem mais o cartão em mãos.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 
Documentos a serem apresentados:

- Documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, CIE e/ou Protocolo de Refugiado);

- CPF (caso o número não conste no documento de identificação com foto). 

Informações necessárias para solicitação:

- Numeração do Cartão.

PRAZO MÁXIMO 

72 horas.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Após o cancelamento do bilhete único, é necessário solicitar a 2°via do cartão.

Para solicitar o bilhete único comum e estudante:

- Para a solicitação de emissão da segunda via é cobrado o valor de R$30,80 (equivalente a 7 tarifas vigentes) que deverá ser pago em dinheiro no momento da retirada do bilhete em um posto de atendimento.

Para solicitar o bilhete único da pessoa idosa de 60 a 64 anos:

Pessoas com 60 a 64 anos, que utilizam a gratuidade no bilhete único comum personalizado, não pagarão pela emissão da 2ª via.

CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Sistema Público SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).

Presencial:

Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar os endereços - link direciona para portal externo).

Telefônico:

Central Telefônica 156.

PRINCIPAIS ETAPAS 

Eletrônico:

1) Acesse o Sistema Público SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);

2) Preencha seu login com e-mail e senha ou (RG + CPF) e a sua senha. Caso não se recorde, clique em “Esqueceu sua senha”;

3) Após acessar o sistema com seu login, no menu lateral, clique em “Meus Cartões”;

4) Selecione o número do bilhete que deseja cancelar e clique no ícone correspondente;

5) O cancelamento será efetivado em 1 dia útil;

6) A restituição do saldo remanescente estará disponível para recarga em até 72 horas;

7)  Após o cancelamento, a 2ª via do bilhete  poderá ser retirada nos Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) mais próximo. 

Presencial:

1) Compareça em um dos Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar os endereços- link direciona para portal externo) e solicite o cancelamento;

2) Após o cancelamento, a 2ª via pode ser retirada nos Posto de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar os endereços - link direciona para portal externo) mais próximo (os Postos de Atendimento localizados nos Terminais da SPTrans funcionam, diariamente, das 6h às 22h). 

Telefônico:

Na Capital: Ligue para a Central 156 > Digite > Em seguida digite 2 e faça sua solicitação.

No caso dos Municípios de Campo Limpo Paulista, Jundiai ou Várzea Paulista: contatar CPTM 08000550121 (das 5h às 22h - sábado, das 6h às 18h) ou 08000110156 (Atendimento 24h).

LEGISLAÇÃO
Decreto Municipal nº 58.639/2019 (link direciona para portal externo)

Portaria SMT nº 050, de 05 de abril de 2019 (link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES

Não há. 

ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A - SPTrans

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para fazer um elogio, sugestão ou reclamação sobre este serviço, envie um e-mail para ouvidoria@sptrans.com.br, informando o número do protocolo do serviço solicitado. 

Criado em: 05/10/2016

Atualizado em: 06/11/2023

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