Informações sobre Bilhete Único - Solicitar cancelamento para Bilhetes Únicos Comum, de Estudante e da Pessoa Idosa (60 a 64 anos) ou Bilhete do Professor
O QUE É
É o pedido para cancelar o bilhete único por motivo de perda, roubo, furto, quebra ou mau funcionamento.
QUANDO SOLICITAR
Quando ocorre perda, roubo, furto, quebra ou mau funcionamento do bilhete.
PÚBLICO-ALVO
Usuários dos Bilhetes Únicos dos tipos Comum, de Estudante, da Pessoa Idosa (60 a 64 anos) ou Bilhete do Professor.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos a serem apresentados para pedir o cancelamento:
- Documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, CIE e/ou Protocolo de Refugiado);
- CPF (caso o número não conste no documento de identificação com foto).
Informações necessárias para pedir o cancelamento:
- Numeração do Cartão.
PRAZO MÁXIMO
72 horas.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
O cancelamento do cartão é gratuito.
Para emissão da 2ª via, nos casos de perda, roubo, furto ou quebra dos cartões dos tipos Comum, de Estudante, será cobrado o valor de 7 tarifas de ônibus vigentes (clique aqui para consultar o valor - link direciona para portal externo) e do Professor o valor 10 tarifas de ônibus vigentes (clique aqui para consultar o valor - link direciona para portal externo) que deverá ser pago em dinheiro no momento da retirada do bilhete em um posto de atendimento.
Nos casos de mau funcionamento, o cartão será avaliado e, se não for constatado quebra ou mau uso, a troca será gratuita.
AVISO! Não há cobrança para a emissão da 2ª via do Bilhete Único da Pessoa Idosa (60 a 64 anos), que utilizam a gratuidade no Bilhete Único Comum Personalizado.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Acesse o site Sistema Público SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo). Leia o passo a passo para cancelar o seu bilhete único no campo abaixo de “Principais Etapas”.
Presencial:
Telefônico:
Central Telefônica 156.
Eletrônico:
1) Acessar o site Sistema Público SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
2) Preencha seu login com e-mail e senha ou (RG + CPF) e a sua senha. Caso não se recorde, clique em “Esqueceu sua senha”;
3) Acessar o sistema com seu login, no menu lateral, clique em “Meus Cartões”;
4) Selecionar o número do bilhete que deseja cancelar e clique no ícone correspondente;
5) O cancelamento será realizado em 1 dia útil;
6) A devolução do saldo existente no cartão cancelado estará disponível para recarga em até 72 horas;
7) Após o cancelamento, a 2ª via do bilhete poderá ser retirada nos Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar os endereços dos postos da SPTrans - link direciona para portal externo).
Presencial:
1) Compareça em um dos Postos de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar os endereços - link direciona para portal externo) e solicite o cancelamento;
2) Após o cancelamento, a 2ª via pode ser retirada nos Posto de Atendimento da SPTrans (clique aqui para consultar os endereços - link direciona para portal externo) mais próximo (os Postos de Atendimento localizados nos Terminais da SPTrans funcionam, diariamente, das 6h às 22h).
Telefônico:
Na Cidade de São Paulo: ligar para a Central Telefônica 156; Digite 1; Em seguida digite 2; e faça sua solicitação.
Se estiver uma das cidades da Região Metropolitan de São Paulo ou nas Cidades de Campo Limpo Paulista, Jundiai ou Várzea Paulista: ligar para CPTM 08000550121 (das 5h às 22h - sábado, das 6h às 18h) ou 08000110156 (Atendimento 24h).
LEGISLAÇÃO
Decreto Municipal nº 58.639/2019 (link direciona para portal externo);
Portaria SMT nº 050, de 05 de abril de 2019 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A - SPTrans
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 05/10/2016
Atualizado em: 18/11/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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