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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Bilhete Único Pessoa com Deficiência - 1ª via

1. O que é o serviço?

O Bilhete Único Especial - PCD é o cartão utilizado no sistema de transporte coletivo urbano (ônibus da Capital, Metrô e trens da CPTM) por pessoas com deficiência.

2. Quando solicitar?

Usuários residentes no Município de São Paulo, na Região Metropolitana de São Paulo, ou nas cidades de Campo Limpo Paulista, Vargem Grande Paulista e Jundiaí, com diagnóstico, comprometimentos e/ou limitações compatíveis com a definição de deficiência. Consulte as regiões aqui!. 

Para mais informações, consulte o site: http://www.sptrans.com.br/Deficiente/.

3. Canais de atendimento para solicitar o serviço

Postos de Atendimento, de 2ª a 6ª, das 8h às 16h 

- Descomplica SP Campo Limpo - Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 59 - Campo Limpo - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (clicar aqui para ver no mapa).

- Descomplica SP São Miguel - Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Souza, 76 - Vila Jacuí - São Miguel Paulista - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (clicar aqui para ver no mapa).

4. Requisitos, Documentos e Informações para solicitar o serviço

CPF, Documento de identificação com foto (original e cópia simples); - Comprovante de endereço recente e com CEP (original e cópia simples); - Relatório Médico, que é válido por 90 dias a partir da data da consulta (preenchido e assinado pelo médico) e laudo de exames, quando estabelecido no Anexo I (original)

O Relatório Médico pode ser impresso no Descomplica SP.

5. Legislação/Norma que regula o serviço

SMT/SMS nº 001/11, de 02/12/2011.

6. Taxas cobradas ou indicativo de gratuitade

 Gratuito.

7. Prazo para a prestação do serviço

 20 dias.

8. Principais Etapas do Serviço - Passo a passo

Para cadastrar-se é necessário acessar o site da SPTrans: CADASTRO ONLINE ( http://bilheteunico.sptrans.com.br/especial.aspx )gerar o Relatório Médico, que será preenchido pelo médico de sua escolha. Após o pré-cadastro o interessado deve comparecer em um dos Postos de Atendimento de Gratuidades da SPTrans( http://bilheteunico.sptrans.com.br/comoObterDeficiente.aspx )  de 2ª a 6ª feira, das 8h às 16h e apresentar - Documento de identificação com foto (original e cópia simples); - Comprovante de endereço recente e com CEP (original e cópia simples); - Relatório Médico, que é válido por 90 dias a partir da data da consulta (preenchido e assinado pelo médico) e laudo de exames, quando estabelecido no Anexo I (original). Os documentos entregues nos Postos de Atendimento de Gratuidades são encaminhados à área responsável para análise. Caso a documentação seja aprovada no prazo de 20 dias você receberá, no endereço constante em seu cadastro, um Bilhete Único Especial - Pessoa com Deficiència ou, caso a documentação não tenha sido aprovada, receberá uma correspondência explicando o motivo da negativa. Nessa correspondência haverá um número de telefone para contato, caso haja necessidade de mais esclarecimentos.          

Criado em: 19/09/2016

Atualizado em: 04/04/2019

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