Denunciar descarte irregular de entulho e outros resíduos em área pública
O QUE É
É a fiscalização do descarte irregular de entulho, terra e resíduos de qualquer natureza de massa superior a 50 quilogramas, em vias, passeios, canteiros, jardins e áreas e logradouros públicos.
A pessoa solicitante apenas indica o local que possui depósito frequente de entulho (ponto viciado) para que a fiscalização se programe para tentar flagar os infratores e autuá-los.
Caso queira solicitar a remoção do entulho, acesse o serviço “Remoção de entulho em via pública”.
QUANDO SOLICITAR
Quando identificar pontos recorrentes de depósito irregular de entulho, terra e resíduos de qualquer natureza para autuar os infratores.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Endereço da ocorrência;
- Tipo de solicitação (se o descarte é em terrenos, córregos ou vias públicas);
- Tipo e quantidade de entulho;
- Se o entulho foi descartado aos poucos e foi se acumulando ou se houve descarte de grande quantidade;
- Origem do entulho;
- Se há caçamba de lixo no local e sua identificação (se houver);
- Tipos de problemas que estão sendo causados pela presença do entulho no local;
- Descrição da ocorrência.
PRAZO MÁXIMO
60 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156.
Presencial:
- Praças de Atendimento das Subprefeituras (endereços das praças de atendimento das Subprefeituras);
- Descomplica SP - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (endereços dos Descomplica SP).
Telefônico:
- Central Telefônica 156.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Acessar um dos canais de atendimento com as informações necessárias para fazer a solicitação;
2) A solicitação é encaminhada para a Supervisão Técnica de Fiscalização das Subprefeituras;
3) A pessoa solicitante receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando que a Subprefeitura irá realizar o monitoramento da área.
LEGISLAÇÃO
Lei 13.478/02 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal das Subprefeituras - SMSUB
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 14/03/2018
Atualizado em: 29/06/2020
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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