Calçadão (rua de pedestre) – Acessar área para (des)embarque, uso de garagem e cobertura jornalística - Substituir veículo
O QUE É
É a substituição de veículo do cadastro de autorização especial para acessar vias com restrição de acesso (calçadões).
Acesse aqui o mapa com as áreas de pedestre (calçadões) (link direciona para portal externo).
QUANDO SOLICITAR
Quando houver necessidade de substituir a placa de um veículo pela de outro veículo para a liberação do acesso às áreas de pedestre (calçadões).
PÚBLICO-ALVO
Pessoa física ou jurídica que já tenham a autorização para acessar as áreas de pedestre (calçadões).
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos a serem entregues para a solicitação:
Embarque e desembarque, órgão público:
- Documento oficial de identificação com foto do representante legal ou da pessoa requerente - cópia simples ou digitalizada;
- CNPJ - cópia simples ou digitalizada;
- Declaração de prestação de serviços para veículos locados - cópia simples ou digitalizada;
-Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) atualizado - cópia simples ou digitalizada.
Embarque e desembarque, pessoa com deficiência com comprometimento de mobilidade:
- Documento oficial de identificação com foto do representante legal ou da pessoa requerente - cópia simples ou digitalizada;
- Atestado médico referente à deficiência permanente ou temporária com redução efetiva da mobilidade emitido, no máximo, há 3 (três) meses – cópia simples ou digitalizada, dispensado se a pessoa tem Cartão de estacionamento DeFis (pessoa com deficiência);
- Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) atualizado - cópia simples ou digitalizada;
- Documento que comprove necessidade de acesso à área - cópia simples ou digitalizada.
Acesso à garagem:
- Documento oficial de identificação com foto do representante legal do condomínio - cópia simples ou digitalizada;
- Lista com nome completo de todas as pessoas usuárias relacionado com o número da vaga de garagem.
Cobertura jornalística:
- Documento oficial de identificação com foto do representante legal ou da pessoa requerente - cópia simples ou digitalizada;
- CNPJ - cópia simples ou digitalizada;
- Declaração de prestação de serviços para veículos locados - cópia simples ou digitalizada;
- Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) atualizado - cópia simples ou digitalizada;
- Fotografia(s) do(s) veículo(s) - cópia simples ou digitalizada.
Informações necessárias para a solicitação:
- Nome da pessoa solicitante (inclusive representante legal);
- CPF;
- Telefone;
- E-mail;
- Qual tipo de acesso desejado (embarque/desembarque, acesso à garagem ou cobertura jornalística);
- Informações complementares a partir do tipo de acesso desejado.
PRAZO MÁXIMO
10 dias úteis.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Portal de Atendimento SP156.
Presencial:
Os atendimentos presenciais estão suspensos como medida de prevenção à propagação do novo Coronavírus.
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Acessar o Portal SP156;
2) Solicitar o serviço preenchendo o formulário com as informações necessárias e anexando a(s) cópia(s) digitalizadas do(s) documento(s) necessário(s);
3) A equipe técnica recebe a documentação;
4) Ao ser concluída, a solicitação apresentará o status "finalizado" e a pessoa solicitante receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão;
5) Retirar o cartão na CET de segunda a sexta-feira das 9h às 16h (Rua Sumidouro 740, Pinheiros);
6) Acessar as vias com restrição de trânsito regular de veículos (calçadões) portando o cartão e o apresentado ao Agente de Trânsito em caso de solicitação.
Presencial:
Os atendimentos presenciais estão suspensos como medida de prevenção à propagação do novo Coronavírus.
LEGISLAÇÃO
Decreto Municipal nº 14.027/1976 (link direciona para portal externo);
Decreto Municipal nº 24.346/1987 (link direciona para portal externo);
Decreto Municipal nº 28.523/1990 (link direciona para portal externo);
Portaria nº 14/1991 DSV.GAB (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte – SMT
Companhia de Engenharia de Tráfego – CET
MANIFESTAÇÃO SOBRE SERVIÇO
Para registrar reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 24/10/2019
Atualizado em: 30/06/2021
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS