Informações sobre Eventos na via - Solicitar autorização
ATENÇÃO! Este serviço NÃO é mais solicitado pelo Portal de Atendimento SP156 (você está aqui). Para solicitar a realização de eventos na via, acesse a Companhia de Engenharia de Tráfego - Eventos (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo). Leia as instruções disponíveis na página e faça o seu pedido!
SE VOCÊ JÁ FEZ O SEU PEDIDO, acesse a sua área pessoal do portal em “Acompanhe Sua Solicitação” (clique aqui para acessar), insira o número do protocolo do pedido e aguarde as novas orientações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
O QUE É
É uma autorização para realizar eventos em via pública ou em local fechado, por particulares ou iniciativa privada, que impactem no trânsito. Os eventos aprovados poderão ser apoiados e monitorados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
QUANDO SOLICITAR
Quando a pessoa solicitante estiver organizando um evento que cause alguma interferência na via pública (ruas, avenidas, estradas, canteiros etc), com consequências ao tráfego, perturbando ou interrompendo a livre circulação de veículos e/ou pedestres, ou que coloquem em risco a segurança de pessoas e bens.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa física ou jurídica que deseje organizar esses eventos.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Requisitos necessários para solicitar a autorização:
Pessoa física maior de idade ou pessoa jurídica em situação ativa.
Documentos a serem apresentados por Pessoa Física:
- RG ou RNE;
- CPF;
- Comprovante de endereço atualizado;
Documentos a serem entregues por Pessoa Jurídica:
- Contrato social;
- Comprovante do Simples Nacional, quando empresa se enquadrar nesta modalidade;
*Outros documentos complementares podem ser exigidos, de acordo com a característica da empresa e do tipo de evento.
Informações necessárias para a solicitação:
- Nome / Razão Social;
- CPF / CNPJ;
- Simples Nacional, quando empresa;
- Endereço;
- Telefone;
- E-mail;
- Informações sobre o evento.
PRAZO MÁXIMO
Para verificar os prazos relacionados aos eventos, acesse o Portal de eventos da companhia de engenharia de tráfego (CET) (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) e consulte a aba 'Documentos'.
Atenção! As solicitações devem ser feitas com antecedência de pelo menos 5 dias úteis de antecedência da data de Início do Evento.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Eventos que NÃO são necessários pagar:
- Religiosos;
- Político-partidários;
- Sociais, quando promovidos por entidade declarada de utilidade pública sem fins lucrativos;
- Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), devidamente registradas como tal;
- Manifestações públicas, através de passeatas, desfiles ou concentração popular que tragam uma expressão pública de opinião sobre determinado fato;
- Manifestação de caráter cívico de notório reconhecimento social.
*Para todos esses mencionados, não podem ocorrer exposições e/ou comercialização de produtos.
Eventos cobráveis:
- Apoio para estacionamento;
- Arte;
- Atividade Cultural;
- Carga e Descarga;
- Carnaval;
- Concretagem;
- Desfile;
- Evento Esportivo;
- Exposições;
- Feiras;
- Festa Junina ou Julina;
- Festival;
- Jogo de Futebol;
- Manutenção na via;
- Mudança;
- Obra e serviço de infraestrutura;
- Patolamento;
- Içamento;
- Reservas de vagas;
- Shows;
- Simulado de abandono.
- O pedido de autorização de evento, tendo viabilidade técnica e na condição de evento cobrável, terá cálculo de taxa que considera o tipo de evento, duração, público estimado e equipamentos necessários;
- A realização de evento sem autorização ou sem pagamento de taxa acarreta penalidades, previstas nos artigos 5º e 6º do Decreto 51.953-19 (clique aqui - link direciona para portal externo).
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Para cadastrar uma conta acesse o Portal de eventos da companhia de engenharia de tráfego (CET) (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) e clique em “Criar uma conta”;
2) Preencha os campos e clique em “Registrar”;
3) Será encaminhado ao e-mail informado no registro o seu Login e Senha criptografada;
4) Faça login no Portal de eventos da Companhia de engenharia de tráfego (CET) (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
5) Para anexar os documentos necessários, clique no ícone “Documentos”, informe o tipo de documento e anexe o arquivo no ícone “Escolher arquivo”, em seguida, clique em “enviar”, após anexar todos os documentos, clique no ícone “Retornar”;
6) Aguarde a validação da CET;
7) Após a validação da equipe de CET, faça login no Portal de eventos da Companhia de engenharia de tráfego (CET) (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo), selecione o ícone “Autorização”, preencha os dados solicitados e envie sua solicitação;
8) Acompanhe o andamento da sua solicitação pelo portal da CET.
Atenção: fique atenta(o) ao e-mail informado no cadastro, pois você receberá pelo menos dois e-mail, um com os dados de cobrança e outro com a autorização ou não autorização do evento.
LEGISLAÇÃO
Lei nº 14.072/05 (link direciona para portal externo);
Decreto nº 51.953/10 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- O Departamento de Eventos (DGE) pode convocar reunião para mais esclarecimentos, em casos de eventos complexos e de grande proporção.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Companhia de Engenharia de Tráfego (CET)
Gerência de Gestão de Eventos (GEV)
Departamento de Gestão de Eventos (DGE).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
- Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço de solicitação de autorização de evento, entre em contato com a Ouvidoria da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
- Se a reclamação for sobre problemas em relação a um evento em ruas ou avenidas, como falta de informação ou orientações do evento, dificuldades na circulação de veículos e pedestres, a reclamação deve ser feita pelo serviço de Reclamar sobre eventos na via (clique aqui para acessar - link direciona para portal 156).
Criado em: 19/09/2016
Atualizado em: 11/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS