Informações sobre Bilhete Único Mamãe Tarifa Zero - Problemas na entrega
O QUE É
É o procedimento para comunicar à SPTrans sobre problemas na entrega ou extravio do Bilhete Único Mamãe Tarifa Zero.
QUANDO SOLICITAR
A comunicação deve ser realizada assim que o(a) responsável pela criança identificar o extravio do cartão, por meio do Site de Atendimento da SPTrans.
PÚBLICO-ALVO
Pessoas responsáveis por crianças beneficiárias do programa Mamãe Tarifa Zero.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Requisitos - Para ter direito ao benefício, a criança deve:
- Ter de 0 a 4 anos de idade e estar matriculada em creche pública da cidade de São Paulo;
- Ser inscrita no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais);
- Residir a uma distância superior a 1,5 quilômetro da creche;
- Não ser usuária do Transporte Escolar Gratuito (TEG).
IMPORTANTE:
- A pessoa responsável pela criança, cadastrada na creche, não deve ter outro tipo de gratuidade ativa no transporte público, como a disponível às pessoas com 60 anos ou mais e o Bilhete Único da Pessoa com Deficiência.
PRAZO MÁXIMO
10 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Site de Atendimento da SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
Presencial:
- Caso você precise do apoio de um funcionário do Descomplica para solicitar o serviço, acesse o site de Agendamento Descomplica SP (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) A pessoa responsável pela criança deve acessar o Site de Atendimento da SPTrans e selecionar o serviço: “MAMÃE TARIFA ZERO - EXTRAVIO DO CARTÃO”.
2) Em seguida, será direcionada para realizar o comunicado, confirmando seus dados e as informações da criança;
3) Após a confirmação, a SPTrans fará a análise do pedido de entrega do cartão junto à empresa transportadora;
4) Após a conclusão da análise, a pessoa responsável será informada pelo Site de Atendimento da SPTrans, e também pelo seu e-mail cadastrado, sobre o andamento de sua solicitação.
Presencial:
Presencial - Descomplica:
1) Para realizar o agendamento, acesse o portal Agendamento Descomplica SP (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
2) Na tela inicial, selecione a categoria *Descomplica digital entre as opções e o serviço *Apoio para realização de serviço público digital, e Tipo: DDIGITAL - Apoio para realização de serviço público, depois Clique em “Agendar Atendimento”;
3) Você deve selecionar o descomplica de sua preferência, a data e o horário para comparecer;
4) Compareça na data e horário agendados na unidade escolhida.
LEGISLAÇÃO
- Decreto Municipal nº 64.127/2025 (link direciona para portal externo);
- Decreto Municipal nº 58.639/2025 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- Para fazer o cadastro ou atualizar suas informações no CADÚNICO, recomendamos que acesse o serviço e consulte as informações (Clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Se houver problemas com a elegibilidade do beneficiário, recomendamos que entre em contato com a Secretaria de Educação ou com a creche pública.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A (SPTrans).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
- A(o) cidadã(o) pode manifestar-se caso não receba resposta dentro do prazo estabelecido ou se discordar da resposta recebida. Para isso, é necessário informar o número do protocolo do serviço e enviar um e-mail para ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 31/03/2025
Atualizado em: 01/04/2025
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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