Não é possível carregar informações de navegação.

Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda
Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre CadÚnico - Fazer ou atualizar cadastro

O QUE É

É a solicitação para criar ou atualizar dados no CadÚnico.

O CadÚnico (Cadastro Único) é o cadastro que possibilita a participação em programas sociais dos governos federal, estadual e municipal, para famílias que atendam aos critérios de cada programa.

QUANDO SOLICITAR

Quando a família tiver interesse em realizar ou atualizar o cadastro para acessar programas sociais que exigem inscrição no CadÚnico.

PÚBLICO-ALVO

Famílias com:
- Renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; ou
- Renda mensal total de até três salários mínimos;
- Residentes da cidade de São Paulo.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

O cadastro é da família e a pessoa responsável por responder a entrevista (idade igual ou superior a 16 anos, preferencialmente mulher) deverá apresentar pelo menos um dos documentos a seguir, na versão original, para cada um dos membros:

- RG;
- CPF;
- Carteira de trabalho; 
- Título de eleitor;
- Certidão de nascimento ou certidão de casamento.

Além disso, a pessoa responsável por responder a entrevista deverá apresentar e/ou informar seu número de seu CPF e/ou título de eleitor.

Caso seja possível, as famílias podem apresentar:
- Comprovante de residência com CEP no município de São Paulo (o mais recente possível);
- Declaração de matrícula de todas as crianças ou adolescentes que estudam (caso tenha criança na família).

Atenção: A apresentação da declaração e do comprovante de residência não são obrigatórias, mas ajudam no momento do atendimento.

PRAZO MÁXIMO

Imediato.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO

Presencial:
Centros de Referência da Assistência Social - CRAS (consulte endereços aqui - link direciona para portal externo) - É necessário fazer agendamento no Portal do CRAS (clique aqui para agendar - link direciona para portal externo);
Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua - Centros Pop (consulte endereços aqui - link direciona para portal externo);
Unidades do Descomplica SP (consulte endereços e faça o agendamento aqui - link direciona para portal externo).

Para saber o local mais próximo de sua residência, consulte os links acima ou ligue na Central de Atendimento SP156.

Telefônico:
- Central de Atendimento SP156.

PRINCIPAIS ETAPAS 

1) Agendar atendimento por um dos canais indicados acima;
2) Comparecer ao local da entrevista no dia e horário agendados com os documentos em mãos;
3) Realizar a entrevista;
4) Aguardar a liberação do benefício pelo Ministério da Cidadania.

LEGISLAÇÃO

Decreto Federal nº 6.135/07 - Decreto do CadÚnico (link direciona para portal externo)
Portaria MDS nº 177/2011  - Procedimentos para gestão do CadÚnico (link direciona para portal externo)

OBSERVAÇÕES

Caso não possa comparecer na data e local agendado, faça o reagendamento ou o cancelamento com antecedência (clique aqui para saber como).

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Para registrar denúncia, elogio, reclamação ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM).
-  Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
-  Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
-  Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município;
-  Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 22/12/2017

Atualizado em: 03/08/2022

Conheça as Principais Dúvidas sobre o Portal de Atendimento SP156

SAIBA MAIS

Outros Canais de Atendimento da Prefeitura de São paulo

SAIBA MAIS

Conheça mais sobre a Políticia de atendimento ao Cidadão de São Paulo

SAIBA MAIS

Sugestões, protocolos não atendidos e denuncias

SAIBA MAIS