Informações sobre Bilhete Único Mamãe Tarifa Zero - Como pedir benefício
O QUE É
É a solicitação do benefício de transporte gratuito nos ônibus da SPTrans para mães, pais e responsáveis por crianças de zero a 4 anos, matriculadas nas creches públicas de São Paulo, utilizando o Bilhete Único Mamãe Tarifa Zero.
QUANDO SOLICITAR
O benefício pode ser solicitado a qualquer momento, pelo Site de Atendimento da SPTrans, desde que a criança atenda aos requisitos necessários para utilizar o programa.
PÚBLICO-ALVO
Crianças de zero a 4 anos, matriculadas nas creches públicas da cidade de São Paulo.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Requisitos:
- Ter de 0 a 4 anos de idade e estar matriculada em creche pública da cidade de São Paulo;
- Ser inscrita no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais);
- Residir a uma distância superior a 1,5 quilômetro da creche;
- Não ser usuária do Transporte Escolar Gratuito - TEG.
IMPORTANTE:
- A(o) pessoa responsável pela criança não deve ter outro tipo de gratuidade ativa no transporte público, como a disponível às pessoas com 60 anos ou mais e o Bilhete Único da Pessoa com Deficiência.
PRAZO MÁXIMO
10 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
A 1ª via é gratuita. Para a emissão da segunda via do cartão, será cobrada uma taxa equivalente a 7 (sete) tarifas de ônibus vigentes.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
- Site do Mamãe Tarifa Zero (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Site de Atendimento da SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
Presencial:
- Caso você precise do apoio de um funcionário do Descomplica para solicitar o serviço, acesse o site de Agendamento Descomplica SP (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) A pessoa responsável pela criança deve consultar no Site do Mamãe Tarifa Zero se ela tem direito ao benefício;
2) Caso tenha direito, será direcionada para realizar o pedido, confirmando seus dados e as informações da criança;
3) Após a confirmação, o Bilhete Único Mamãe Tarifa Zero será emitido e enviado para o endereço escolhido pela pessoa responsável.
4) Todo mês, serão disponibilizados créditos de gratuidade para recarga no cartão, de acordo com a frequência na creche.
Nota: A pessoa responsável será informada pelo Site de Atendimento da SPTrans, e também por e-mail cadastrado sobre o andamento de sua solicitação.
Presencial - Descomplica:
1) Para realizar o agendamento, acesse o portal Agendamento Descomplica SP (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
2) Na tela inicial, selecione a categoria *Descomplica digital entre as opções e o serviço *Apoio para realização de serviço público digital, e Tipo: DDIGITAL - Apoio para realização de serviço público, depois Clique em “Agendar Atendimento”;
3) Você deve selecionar o descomplica de sua preferência, a data e o horário para comparecer;
4) Compareça na data e horário agendados na unidade escolhida.
LEGISLAÇÃO
- Decreto Municipal nº 64.127/2025 (link direciona para portal externo).
- Decreto Municipal nº 58.639/2025 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- Para fazer o cadastro ou atualizar suas informações no CADÚNICO, recomendamos que acesse o serviço e consulte as informações (Clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);
- Se houver problemas com a elegibilidade do beneficiário, recomendamos que entre em contato com a Secretaria de Educação ou com a creche pública.
- A quantidade de créditos será disponibilizada mensalmente, de acordo com as cotas informadas pela Secretaria Municipal de Educação, com base nos dias letivos.
- Para fazer a recarga dos créditos, todo mês o responsável deverá encostar o seu Bilhete Único em qualquer máquina de recarga disponível no interior dos ônibus, terminais e estações de metrô/trem.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A (SPTrans).
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O(a) cidadão(ã) pode manifestar-se caso não receba resposta dentro do prazo estabelecido ou se discordar da resposta recebida. Para isso, é necessário informar o número do protocolo do serviço e enviar um e-mail para ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 31/03/2025
Atualizado em: 01/04/2025
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
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