Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Bilhete Único Mamãe Tarifa Zero - Como pedir benefício

O QUE É 

É a solicitação do benefício de transporte gratuito nos ônibus da SPTrans para mães, pais e responsáveis por crianças de zero a 4 anos, matriculadas nas creches públicas de São Paulo, utilizando o Bilhete Único Mamãe Tarifa Zero.
QUANDO SOLICITAR
O benefício pode ser solicitado a qualquer momento, pelo Site de Atendimento da SPTrans, desde que a criança atenda aos requisitos necessários para utilizar o programa.

PÚBLICO-ALVO
Crianças de zero a 4 anos, matriculadas nas creches públicas da cidade de São Paulo.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Requisitos:

- Ter de 0 a 4 anos de idade e estar matriculada em creche pública da cidade de São Paulo;

- Ser inscrita no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais);

- Residir a uma distância superior a 1,5 quilômetro da creche;

- Não ser usuária do Transporte Escolar Gratuito - TEG.

IMPORTANTE:

- A(o) pessoa responsável pela criança não deve ter outro tipo de gratuidade ativa no transporte público, como a disponível às pessoas com 60 anos ou mais e o Bilhete Único da Pessoa com Deficiência.

PRAZO MÁXIMO 

10 dias.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

A 1ª via é gratuita. Para a emissão da segunda via do cartão, será cobrada uma taxa equivalente a 7 (sete) tarifas de ônibus vigentes.

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:

- Site do Mamãe Tarifa Zero (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);

Site de Atendimento da SPTrans  (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).

Presencial:

- Caso você precise do apoio de um funcionário do Descomplica para solicitar o serviço, acesse o site de Agendamento Descomplica SP (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).

PRINCIPAIS ETAPAS 
Eletrônico:

1) A pessoa responsável pela criança deve consultar no  Site do Mamãe Tarifa Zero se ela tem direito ao benefício;

2) Caso tenha direito, será direcionada para realizar o pedido, confirmando seus dados e as informações da criança;

3) Após a confirmação, o Bilhete Único Mamãe Tarifa Zero será emitido e enviado para o endereço escolhido pela pessoa responsável.

4) Todo mês, serão disponibilizados créditos de gratuidade para recarga no cartão, de acordo com a frequência na creche.

Nota: A pessoa responsável será informada pelo Site de Atendimento da SPTrans, e também por e-mail cadastrado sobre o andamento  de sua solicitação.

Presencial - Descomplica:

1) Para realizar o agendamento, acesse o portal Agendamento Descomplica SP (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo)

2) Na tela inicial, selecione a categoria *Descomplica digital  entre as opções e o serviço *Apoio para realização de serviço público digital, e Tipo: DDIGITAL - Apoio para realização de serviço público, depois Clique em “Agendar Atendimento”;

3) Você deve selecionar o descomplica de sua preferência, a data e o horário para comparecer;


4) Compareça na data e horário agendados na unidade escolhida.

LEGISLAÇÃO

Decreto Municipal nº 64.127/2025 (link direciona para portal externo).

Decreto Municipal nº 58.639/2025 (link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES

- Para fazer o cadastro ou atualizar suas informações no CADÚNICO, recomendamos que acesse o serviço e consulte as informações  (Clique aqui para acessar - link direciona para portal externo);

- Se houver problemas com a elegibilidade do beneficiário, recomendamos que entre em contato com a Secretaria de Educação ou com a creche pública.

- A quantidade de créditos será disponibilizada mensalmente, de acordo com as cotas informadas pela Secretaria Municipal de Educação, com base nos dias letivos.

- Para fazer a recarga dos créditos, todo mês o responsável deverá encostar o seu Bilhete Único em qualquer máquina de recarga disponível no interior dos ônibus, terminais e estações de metrô/trem.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

São Paulo Transporte S/A (SPTrans).

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

O(a) cidadão(ã) pode manifestar-se caso não receba resposta dentro do prazo estabelecido ou se discordar da resposta recebida. Para isso, é necessário informar o número do protocolo do serviço e enviar um e-mail para ouvidoria@sptrans.com.br.

Criado em: 31/03/2025

Atualizado em: 01/04/2025

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

SAIBA MAIS

Outros canais de atendimento da prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão

SAIBA MAIS

Faça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos

SAIBA MAIS