Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Pessoa em situação de rua - Solicitar vaga em Centro de Acolhida Especial para Catadoras e Catadores

O QUE É

Serviço de acolhimento para pessoas a partir de 18 anos ou grupo familiar em situação de rua, que trabalhem como catadoras(es) de materiais recicláveis. O serviço oferece espaços para dormir, para fazer refeições e realizar higiene pessoal. 

QUANDO SOLICITAR

Quando pessoas em situação de rua que trabalham como catadoras(es) de material reciclável precisarem de acolhimento.

PÚBLICO-ALVO

Pessoas em situação de rua que trabalham como catadoras(es) de material reciclável.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Não é necessária documentação específica.

PRAZO MÁXIMO

Imediato, desde que haja vagas disponíveis.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR

Presencial:

- O acesso pode ser feito diretamente nos Centro de Acolhida para Catadores (Alameda Dino Bueno, 735 – Campos Elíseos)

Também é possível solicitar acesso por meio de outras unidades:

- Centros de Referência da Assistência Social - CRAS (consulte endereços aqui - link direciona para portal externo)

- Centros de Referência Especializados da Assistência Social - CREAS (consulte endereços aqui - link direciona para portal externo)

- Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua - Centros Pop (consulte endereços aqui - link direciona para portal externo)

- Ouvidoria de Direitos Humanos - Rua Dr. Falcão Filho, 99 - Centro (clique aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo) - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.


O atendimento também pode ser solicitado por uma equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) no momento de realização de abordagem nas ruas.

Telefônico:

- Central 156

- Ouvidoria de Direitos Humanos - (11) 3104-0701

PRINCIPAIS ETAPAS

Presencial:

1) A pessoa interessada poderá se dirigir diretamente a um centro de acolhida ou solicitar o encaminhamento por meio de um dos canais indicados acima: Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop) ou Ouvidoria de Direitos Humanos. O atendimento também pode ser solicitado por uma equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) no momento de realização de abordagem nas ruas;

2) A vaga será garantida desde que haja disponibilidade. 

3) Caso não haja vaga disponível, a pessoa deverá aguardar disponibilidade, podendo ser acolhida, se desejar, em Centro de Acolhida para Adultos (link direciona para portal externo).

Telefônico:

1) Ligue para a Central 156 ou para a Ouvidoria de Direitos Humanos - (11) 3104-0701.

LEGISLAÇÃO

Portaria 46/SMADS/2024 (link direciona para portal externo) - Tipificação da Rede Socioassistencial no Município de São Paulo

OBSERVAÇÕES

- Esta Carta de Serviços apresenta uma descrição simplificada de um serviço da assistência social. Para ter acesso à descrição técnica mais detalhada do serviço, consulte os documentos indicados na seção Legislação.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social  (SMADS).

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Para registrar denúncia, elogio, reclamação ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM).

-  Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;

-  Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;

-  Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município;

-  Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 26/05/2022

Atualizado em: 18/11/2024

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

SAIBA MAIS

Outros canais de atendimento da prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão

SAIBA MAIS

Faça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos

SAIBA MAIS