Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Programa Redenção - Solicitar assistência e tratamento para as pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas

O QUE É 
O Programa Redenção envolve ações conjuntas de saúde, assistência social e capacitação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas.  
QUANDO SOLICITAR 
Quando forem necessárias ações de acolhimento, atenção à saúde, tratamento, assistência psicossocial e capacitação profissional para pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade social que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. 

PÚBLICO-ALVO 
Pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas e vivem em situação de rua ou de vulnerabilidade social.  

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES  

Pertencer ao público-alvo.  

PRAZO MÁXIMO 
A duração do tratamento depende da avaliação das equipes de saúde e assistência social e da evolução no tratamento de cada pessoa. 
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO 

Gratuito. 

CANAIS PARA SOLICITAR 

Presencial

Centros de Atenção Psicossocial CAPS AD – Serviço ambulatorial inserido na comunidade. Conta com equipe multiprofissional que atua de forma transdisciplinar*. Realiza prioritariamente atendimento às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e às pessoas com sofrimento ou transtorno mental em geral, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.

*Transdisciplinar: profissional que está em comunicação com diferentes áreas.
CAPS AD IV: Serviço 24h especializado em saúde mental que funciona como retaguarda para o atendimento de urgência em saúde mental para as unidades de pronto atendimento do município. 

Endereço: Praça Princesa Isabel, 75, Campos Elíseos (clique aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo). 

CAPS AD III: Atende pessoas de todas as faixas etárias que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de crack, álcool e outras drogas. Proporciona serviços de atenção contínua, com funcionamento 24h, incluindo feriados e finais de semana, ofertando retaguarda clínica e acolhimento noturno.  

Para consultar os endereços dos CAPS Álcool e Drogas, acesse Busca Saúde (clique aqui - link direciona para portal externo) e siga as duas instruções abaixo:

- Selecione no filtro do lado direito da tela a opção “saúde mental”;
- Em seguida, selecione “CAPS AD”. 
Você vai conseguir consultar todas as unidades. O atendimento é feito todos os dias, 24h por dia.


SERVIÇO INTEGRADO DE ACOLHIDA TERAPÊUTICA - SIAT 

O Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica – SIAT engloba as ações integradas entre serviços e equipamentos, com o objetivo de prestar atendimento a indivíduos e famílias que fazem parte do público-alvo do Programa Redenção. Este serviço está subdividido em três categorias a depender do nível de autonomia do beneficiário acolhido. São eles: 

Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica I (SIAT I) – Abordagem e busca ativa a pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade ou risco social e se encontram em cenas de uso aberto de drogas, realizadas por equipes do Programa Redenção na Rua e do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), na região da Luz, Campos Elíseos e Santa Cecília, e por equipes do Consultório na Rua e do SEAS na região do Glicério, Sé e Liberdade.

Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica II (SIAT II):

Serviço que oferta acolhimento socioassistencial aliado ao tratamento e acompanhamento em saúde, com elaboração conjunta de Projeto Terapêutico Singular e Plano de Acompanhamento Individual. Além de espaço para pernoite, higiene e alimentação, o serviço oferta atendimento técnico especializado e realiza trabalho socioeducativo com o objetivo de criação de vínculos, desenvolvimento de habilidades e interesses que contribuam para saída da situação de rua e superação da situação de uso abusivo.

SIAT II Armênia: 220 vagas - 24 horas - Endereço: Rua Porto Seguro, 281, Armênia (clique aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo). 

SIAT II Glicério:  200 vagas - 24 horas - Endereço: Avenida Prefeito Passos, 25, Glicério (clique aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo).

Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica III (SIAT III): Acolhimento de médio prazo, coletivo ou familiar, para execução das ações contidas no Projeto Terapêutico Singular. Encaminhamento para as redes municipais de saúde, assistência e desenvolvimento social, entre outros serviços e políticas públicas que possam contribuir para o acesso ao mundo do trabalho e empreendedorismo.  

O acesso ao SIAT III se dá somente por encaminhamento dos profissionais que atuam nos equipamentos das redes de saúde e assistência social, especialmente no SIAT II. 

- SIAT III Brasilândia: 56 vagas – Av. Parapuã, 722 - Brasilândia (clique aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo).

- SIAT III Ermelino Matarazzo: 60 vagas – Av. São Miguel, 1745, Ermelino Matarazzo (clique aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo).

- SIAT III Heliópolis: 55 vagas – Avenida Almirante Delamare, 3033, Heliópolis (clique aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo).

- SIAT III Penha: 50 vagas - SIAT III - Av. Cel. Rodovalho, 275, Penha (clique aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo).

ATENDE:

Acolhimento de pessoas em situação de rua e em uso de substâncias psicoativas. 
A estrutura conta com espaços de descanso, banheiros e refeitório, além de ofertar serviços como cortes de cabelo, oficinas socioeducativas e encaminhamento para regularização dos documentos. 

Atende 04: Vagas: 84 vagas de pernoite e 84 vagas para atendimento diurno - Endereço: Avenida Vereador José Diniz x Avenida Roberto Marinho (clique aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo). Atendimento todos os dias, 24h por dia.

Atende 05 - Vagas: 108 vagas e pernoite e 108 vagas para atendimento diurno - Endereço: Avenida Doutor Gastão Vidigal, 1946 - Vila Leopoldina (clique aqui para ver no mapa - link direciona portal externo). Atendimento todos os dias, 24h por dia.

PRINCIPAIS ETAPAS 

Diariamente as equipes do SIAT I abordam pessoas em situação de rua e ofertam atendimento e tratamento nos equipamentos e serviços da rede. 

Ao buscar as unidades listadas em “Canais para solicitar” cada cidadão terá o direcionamento adequado para  atendimento de sua necessidade em específico, sendo orientado da melhor forma para garantir seu atendimento.

LEGISLAÇÃO 

Lei Nº 17.089 20 DE MAIO DE 2019 (link direciona para portal externo): Institui a Política Municipal sobre Álcool e outras Drogas, no Município de São Paulo. 
DECRETO Nº 58.760, DE 20 DE MAIO DE 2019 (link direciona para portal externo): Regulamenta a Lei nº 17.089, de 20 de maio de 2019, que institui a Política Municipal sobre Álcool e outras Drogas, na qual se insere o Programa Redenção, bem como organiza o Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica - SIAT no Município de São Paulo. 

PORTARIA CONJUNTA SGM/SMADS/SMS/SMDET Nº 04, DE 25 DE JUNHO 2019 (link direciona para portal externo): Regulamenta o Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica - SIAT no âmbito do Programa Redenção, estabelece cooperação técnico-administrativa para sua implementação e governança compartilhada e dá outras providências. 

PORTARIA CONJUNTA SGM/SMADS/SMS Nº6, DE 08 DE AGOSTO DE 2019 (link direciona para portal da legislação municipal): Estabelece o fluxo de atendimento ao munícipe no âmbito do Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica II (SIAT II) - Acolhimento Temporário do Programa Redenção. 

PORTARIA CONJUNTA SGM/SMADS/SMS Nº7, DE 15 DE AGOSTO DE 2019 (link direciona para portal externo): Estabelece o fluxo de atendimento ao munícipe no âmbito do Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica I (SIATI) - Abordagem do Programa Redenção. 

PORTARIA 356/SGM, DE 09 DE DEZEMBRO DE 2019 (link direciona para portal da legislação municipal): Dispõe sobre o funcionamento e as atribuições do Núcleo Técnico do Programa Redenção, do Comitê Gestor da Política Municipal sobre Álcool e outras Drogas. 

PORTARIA 357/SGM, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2019 (link direciona para portal da legislação municipal): Designa os servidores que integrarão o Núcleo Técnico do Programa Redenção, do Comitê Gestor da Política Municipal sobre Álcool e outras Drogas. 

PORTARIA CONJUNTA SGM/SMADS/SMS/SMDET Nº13, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2019 (link direciona para portal da legislação municipal): Estabelece o fluxo de atendimento ao munícipe no âmbito do Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica III (SIAT III) - Tratamento e Profissionalização do Programa Redenção. 

OBSERVAÇÕES 

Para saber mais sobre o Programa Redenção, clique aqui (link direciona para portal externo);

- O acolhimento e oferta de tratamento a usuários de álcool e outras drogas é oferecido em todo o município, com ações de integração entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS);

- Não há como garantir que a pessoa passe pelo tratamento, caso não seja de sua vontade, porque as ações de cuidado são um direito e não uma imposição. Por isso, são adotadas diversas estratégias para sensibilizar e orientar a pessoa a fazer o tratamento. 

Outra porta de entrada para o atendimento em saúde é procurar um CAPS AD. Cada paciente recebe o tratamento de acordo com suas necessidades. 

Para os casos de acolhimento, clique aqui para saber mais.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL 

- Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE), da Secretaria de Governo Municipal (SGM); 

- Secretaria Municipal de Saúde;

- Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; 

- Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.  

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO 
Você pode fazer uma reclamação, elogio ou sugestão sobre este serviço pelo e-mail programaredencao@prefeitura.sp.gov.br.

Criado em: 21/06/2021

Atualizado em: 28/02/2024

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

SAIBA MAIS

Outros canais de atendimento da prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão

SAIBA MAIS

Faça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos

SAIBA MAIS