Informações sobre Árvore em área interna - Comunicar remoção ou poda emergencial à Prefeitura
ATENÇÃO!
Serviço suspenso em decorrência da decisão liminar concedida na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 2085569-32.2023.8.26.0000 (clique aqui para acessar - link direciona para documento PDF).
Para solicitar autorização para remoção por corte, acessar o serviço: "Árvore em área interna - solicitar autorização para remoção de árvore com apresentação de laudo" (clique aqui para acessar).
O QUE É
É a comunicação de que foi realizado em caráter emergencial a poda ou remoção em árvore(s) localizada(s) área interna, com a entrega do Laudo Técnico emitido por Engenheiro Agrônomo/Florestal ou Biólogo contratado.
QUANDO SOLICITAR
A comunicação deverá ser feita até 01 dia após a execução emergencial da poda ou remoção.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa responsável por propriedade particular ou pública na cidade de São Paulo que já possua o Laudo Técnico realizado por profissional contratado.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos a serem entregues para solicitar o serviço:
- Documento atualizado que comprove a propriedade ou posse da área privada - cópia digitalizada;
- Laudo Técnico elaborado por Engenheiro Agrônomo/Florestal ou Biólogo, comprovando caráter emergencial;
- Documento de registro no Conselho pelo profissional responsável pelo Laudo Técnico;
- ART do CRBio ou CREA do responsável técnico pela execução do serviço de manejo;
- Lista de árvores numeradas com justificativa para o manejo indicado em cada árvore - cópia digitalizada;
- Relatório Fotográfico de cada uma das árvores, comprovando caráter emergencial - cópia digitalizada;
- Croqui ou planta - cópia digitalizada;
Se Empresa:
- Documento com o CNPJ da empresa - cópia digitalizada;
- Contrato Social ou Estatuto - cópia digitalizada.
Se Condomínio ou Associações:
- Documento com o CNPJ do Condomínio ou Associação - cópia digitalizada;
- Ata de eleição do síndico ou do representante legal - cópia digitalizada;
- Abaixo assinado com a concordância de pelo menos 50% +1 dos moradores ou deliberação em reunião de assembleia do condomínio (Não é obrigatório) - cópia digitalizada.
Se Órgão Público:
- Ato de nomeação publicado no D.O.C - cópia digitalizada.
Se Procurador:
- Procuração - cópia digitalizada.
PRAZO MÁXIMO
A comunicação é imediata, e a Prefeitura analisará a documentação enviada e publicará a conformidade da comunicação no prazo de 10 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
ATENÇÃO! Esse serviço está suspenso.
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156.
Presencial:
- Descomplica SP (clique aqui para consultar os endereços de atendimento do Descomplica SP). Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Apresentar Laudo Técnico de poda emergencial ou remoção emergencial e responsável técnico por meio de algum dos canais de atendimento;
2) A solicitação é recebida no Núcleo de Avaliação de árvore em área Interna (NAI) da Subprefeitura correspondente;
3) Os documentos serão conferidos por agente público;
4) Publicação de conformidade da comunicação;
5) Fiscalização por agente público para verificar se a poda ou remoção ocorreu em conformidade com a legislação.
LEGISLAÇÃO
Disciplina a arborização urbana, quanto ao seu manejo, visando à conservação e à preservação, e dá outras providências: Lei Municipal nº 17.794/2022 (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo).
Lei Municipal nº 10.365/1987 - Corte e poda de árvores (link direciona para portal externo);
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal das Subprefeituras - SMSUB
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 31/07/2020
Atualizado em: 11/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS