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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa – Solicitar a 2° via para 65 anos

O QUE É
É a solicitação da 2° via do Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa, para munícipes com idade igual ou acima de 65 anos, por motivo de perda, extravio, roubo, furto, quebra ou falha do cartão.

QUANDO SOLICITAR
Quando ocorrer a perda, extravio, roubo, furto, quebra ou falha do cartão.

PÚBLICO-ALVO

Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos que, comprovadamente, morem na Cidade de São Paulo, municípios da Região Metropolitana de São Paulo, ou nas cidades de Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí, que possuam um Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa emitido anteriormente.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Informações necessárias para a solicitação:

- Telefone para contato (fixo ou celular);

- Email.

Documentos a serem apresentados:

- Documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, CIE ou Protocolo de Refugiado);

- CPF (caso o número não conste no documento de identificação com foto);

- Comprovante recente de residência – máximo de 6 meses (conta de telefone, luz, gás, etc.).

Documentos a serem entregues: 

- Foto recente (padrão 3 X 4, com fundo branco).
Atenção! A foto é tirada nos postos de atendimento ou encaminhada via plataforma de atendimento. 

PRAZO MÁXIMO 

Até 30 dias para resposta e envio do cartão.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito. 

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:

Atendimento Bilhete Único - SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo)

Presencial:

- Para fazer sua solicitação presencial é necessário agendamento prévio pelo Atendimento Bilhete Único - SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo)
ATENÇÃO! Para consultar os endereços dos postos de atendimento disponíveis, acessar Postos SPTrans (clique aqui para consultar - link direciona para portal externo).  

PRINCIPAIS ETAPAS 

Eletrônico:

1) Acesse o Atendimento Bilhete Único - SPTrans (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) e faça login;

2) Caso não tenha usuário e senha, faça o cadastro e depois o login;

3) No menu de Serviços, escolha a opção: “Idoso” e “Idoso - Bilhete Único - Solicitar 2ª via”;

4) Enviar os documentos solicitados e acompanhar o seu pedido pelo portal; 

5) Enviar informações ou documentos complementares caso seja solicitado;

6) Aguardar o prazo de até 30 dias para análise da documentação e envio do cartão para o endereço cadastrado.

Presencial:

1) Acesse o Atendimento Bilhete Único - SPTrans (clique aqui - link direciona para portal externo) e faça agendamento prévio;

2) Comparecer na data, horário e endereço agendado, com os documentos necessários;

3) Você passará pela triagem, para o atendente conferir os documentos;

4) Se os documentos estiverem corretos, será encaminhado para a mesa de um atendente;

5) O mesmo dá entrada na solicitação e entregará um número de protocolo. Com o número de protocolo é possível acompanhar a solicitação;

6) Aguardar o prazo de até 30 dias para análise da documentação e envio do cartão para o endereço cadastrado. 

LEGISLAÇÃO

Decreto Municipal nº 58.639/19 (link direciona para portal externo)

Portaria Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes - SMT nº 50/19 (link direciona para portal externo)

OBSERVAÇÕES

- No caso de não recebimento do cartão após o prazo de 30 dias, você deverá comparecer nos Postos de Atendimento de forma presencial ou através do Atendimento Online. Será realizada uma análise e aberto um chamado junto a entregadora.  Se for constatado o extravio faremos a solicitação de um novo cartão.

- O Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa não será emitido caso a data de nascimento esteja incorreta ou nos casos em que:

- Não é da pessoa que fez o pedido;

- Titular falecido;

- Suspenso cadastro da Receita Federal do Brasil por estar incorreto ou incompleto;

- Cancelado no cadastro da Receita Federal do Brasil por multiplicidade, em virtude de decisão administrativa ou judicial;

- Nulo no cadastro da Receita Federal do Brasil por fraude na inscrição.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A – SPTrans. 

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para fazer um elogio, sugestão ou reclamação sobre este serviço, envie um e-mail para ouvidoria@sptrans.com.br, informando o número do protocolo do serviço solicitado.

Criado em: 09/03/2018

Atualizado em: 24/08/2023

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