Informações sobre Bilhete Único do Estudante - Solicitar 1ª via
O QUE É
É o pedido da 1ª via do Bilhete Único do Estudante, para uso nos ônibus da SPTrans e nas estações do Metrô, CPTM, Via Mobilidade e ViaQuatro, para estudantes com direito ao benefício da meia-tarifa ou da gratuidade.
QUANDO SOLICITAR
Quando o estudante estiver matriculado no Ensino Fundamental, Médio, Técnico, Profissionalizante, Superior ou Tecnológico, na rede pública municipal, estadual e federal ou na rede privada de ensino, em cursos autorizados e fiscalizados pelas autoridades competentes.
PÚBLICO-ALVO
Estudantes que os cursos sejam devidamente autorizados, oficialmente reconhecidos e fiscalizados pelas autoridades competentes e que morem e/ou estudem na Cidade de São Paulo e município.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos necessários para a solicitação:
- Documento oficial de identificação com foto (RG, CNH, CIE, RNE ou Protocolo de Refugiado);
- CPF (caso o número não conste no documento de identificação com foto);
- Comprovante recente de residência – emitido nos últimos 6 meses (conta de telefone, luz, gás, etc.);
- Foto recente (padrão 3 X 4, com fundo branco);
- Matrícula ativa para o ano vigente.
PRAZO MÁXIMO
Até 7 dias para o envio do cartão.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
7 (sete) tarifas de ônibus vigentes.
Para consultar o valor da tarifa vigente, clique aqui (link direciona para portal externo). Não há cobrança de frete.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico:
1) Peça que a sua unidade de ensino envie seus dados de matrícula para a SPTrans;
2) Realize o cadastro no Portal do Bilhete Único do Estudante - Documento Nacional do Estudante (DNE) (clique aqui para acessar - link direciona para portal externo) e acompanhe sua situação;
3) Após a SPTrans confirmar que a matrícula na instituição de ensino está ativa, pagar a taxa no valor de 7 tarifas oficiais vigentes por PIX, cartão de crédito ou boleto bancário. O prazo para confirmação do pagamento por boleto é de até 2 dias úteis;
4) Após confirmação do pagamento, seu bilhete será emitido e enviado para sua residência, ou outro endereço de sua escolha, em até 7 dias úteis.
LEGISLAÇÃO
Decreto Municipal nº 58.639/2019 (link direciona para portal externo);
Portaria SMT nº 050, de 05 de abril de 2019 (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- É importante que o comprovante de residência esteja atualizado, caso o benefício seja aprovado, pois o cartão será enviado para esse endereço.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
São Paulo Transporte S/A - SPTrans.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
O cidadão(ã) pode manifestar-se sobre o serviço prestado, quando não receber a resposta no prazo definido pelo Portal de Atendimento SP156 ou quando dela discordar, informando o número do protocolo do serviço, pelo e-mail ouvidoria@sptrans.com.br.
Criado em: 19/09/2016
Atualizado em: 21/11/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS