Informações sobre Violência contra Mulher - Atendimento especializado para defesa de direitos
O QUE É
Serviço responsável por acolher e escutar mulher que sofreu violação de direitos, por equipe multidisciplinar para atendimento psicossocial e orientação jurídica. A partir desse atendimento, a equipe pode orientar, encaminhar denúncias e/ou articular outros atendimentos da rede de proteção e defesa de direitos, como abrigamento, atendimento clínico, inserção em programas sociais, entre outros.
QUANDO SOLICITAR
O serviço pode ser solicitado sempre que houver discriminação, ofensa, agressão ou outra forma de violência dirigida à mulher. Inclusive ao encontrar dificuldade para acessar direitos, políticas e serviços públicos, ser tratada com omissão ou negligência pelo poder público ou se deparar com irregularidade que ofenda sua dignidade ou que descumpra normas vigentes.
PÚBLICO-ALVO
Mulher que tenha sofrido algum tipo de violência ou tido seus direitos sociais, econômicos, culturais, sexuais, reprodutivos e/ou políticos violados.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Não há requisitos.
PRAZO MÁXIMO
30 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Presencial:
- Descomplica SP - Para fazer solicitação presencial acesse o site de Agendamento Descomplica - (clique aqui - link direciona para portal externo) e realize seu agendamento.
- Ouvidoria de Direitos Humanos que está localizada na Rua Dr. Falcão Filho, 99 – Centro – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h (clicar aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo).
Telefônico (para agendamento):
- Para agendamento na Ouvidoria de Direitos Humanos - (11) 3104-0701.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Comparecer às Casas da Mulher ou agendar atendimento nos demais canais presenciais;
2) A equipe técnica fará escuta humanizada e qualificada do relato;
3) Caso identifique a necessidade, a equipe técnica elaborará plano de intervenção para a situação;
4) Se necessário, a equipe técnica acionará outros órgãos e encaminhará a pessoa a outros atendimentos;
5) Em casos de denúncia, a equipe técnica encaminhará ao órgão responsável por apuração, acompanhará o encaminhamento e informará a pessoa atendida sobre o resultado.
LEGISLAÇÃO
Lei Federal nº 11.340/2006 - Lei Maria da Penha (link direciona para portal externo);
OBSERVAÇÕES
Fazem parte da rede de promoção e proteção dos direitos da mulher, além dos canais anteriormente listados:
- Guardas Civis Metropolitanas Guardiãs Maria da Penha;
- Centros de Defesa e de Convivência da Mulher (CDCM);
- Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (GEVID);
- Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM);
- Juizados de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (JVD);
- Hospitais e Casas especializadas em saúde da mulher.
Para informações referentes a direitos, programas e projetos para mulheres (clique aqui - link direciona para portal externo).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – SMDHC.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para fazer uma manifestação sobre o serviço (elogio, reclamação ou sugestão), você pode entrar em contato com a Ouvidoria de Direitos Humanos que está localizada na Rua Dr. Falcão Filho, 99 – Centro – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h (clicar aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo).
Caso a manifestação seja a respeito de serviço prestado pela Ouvidoria de Direitos Humanos (ODH), ela também poderá ser registrada na Ouvidoria Geral do Município (OGM) nos canais SP156.
Criado em: 19/09/2016
Atualizado em: 11/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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