Informações sobre Recurso (defesa) ou contestação de multas municipais
O QUE É
É o recurso ou defesa para contestar autos de multa lavrados/emitidos pelas Subprefeituras, PSIU e AMLURB.
QUANDO SOLICITAR
Quando a pessoa discordar da autuação aplicada.
Atenção: para protocolar a comunicação de regularização de Muro, Passeio e Limpeza no prazo de 60 dias após a notificação e solicitar o cancelamento da multa, seguir as instruções do serviço Comunicar regularização de muro, passeio e limpeza (clique aqui).
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa (física ou jurídica) que foi autuada (multada).
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos a serem entregues ou apresentados para solicitar o serviço:
Pessoa física:
- Requerimento (disponível nas Praças de Atendimento das Subprefeituras);
- Multa - original;
- CPF - cópia;
- RG - cópia;
- Se procurador, procuração autenticada;
- Outros documentos que considerar importante para fundamentar o pedido.
Pessoa jurídica:
- Requerimento (disponível nas Praças de Atendimento das Subprefeituras);
- Multa - original;
- CPF de representante - cópia;
- RG de representante - cópia;
- se procurador, procuração autenticada;
- CNPJ - cópia;
- Contrato social, do estatuto e da ata do condomínio (síndico) - cópia;
- Outros documentos que considerar importante para fundamentar o pedido.
PRAZO MÁXIMO
O prazo da análise do pedido é variável de acordo com as instâncias recursais.
O prazo para fazer a solicitação (recurso/defesa) pode ser até o vencimento constante no aviso de pagamento (tempestivo) ou após o vencimento constante no aviso de pagamento (extemporâneo).
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Presencial:
- Praças de Atendimento das Subprefeituras (clique aqui para os endereços);
- Descomplica SP - Consulte aqui os endereços, dias e horários de funcionamento das unidades do Descomplica SP.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Ir a um dos canais de atendimento;
2) Preencher o requerimento;
3) Protocolar o pedido nas Praças de Atendimento das Subprefeituras ou Descomplica;
4) O processo (pedido) será remetido às áreas técnicas para análise (instâncias recursais);
5) Após a análise, o despacho de deferimento ou indeferimento será publicado no Diário Oficial da Cidade.
LEGISLAÇÃO
Não há.
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal das Subprefeituras – SMSUB
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM): denunciar (clique aqui), elogiar (clique aqui), sugerir (clique aqui) e reclamar (clique aqui).
Criado em: 31/07/2019
Atualizado em: 11/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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