Informações sobre Muro, passeio e limpeza - comunicar regularização após multa
O QUE É
É a comunicação que uma pessoa multa por irregularidades existentes em muros, passeio público (calçada) e falta de limpeza em terrenos e edificações, faz para a Prefeitura. Esta comunicação serve para informar que houve a regularização da situação.
O deferimento da comunicação de regularização torna sem efeito a multa que tenha sido aplicada nos últimos 60 dias.
QUANDO SOLICITAR
Quando a pessoa (física ou jurídica) for multada e intimada a sanar as irregularidades de muro, passeio e limpeza, dentro do prazo de 60 dias, contados a partir da data da publicação do edital no Diário Oficial da Cidade (clique aqui para acessar o Diário).
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa (física ou jurídica) que tenha sido autuada pela Prefeitura.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Documentos a serem apresentados:
- Formulário padronizado, disponível nas Praças de Atendimento das Subprefeituras, dirigido ao Supervisor de Fiscalização, solicitando o benefício de tornar sem efeito o auto de multa que tenha sido lavrado nos 60 dias antecedentes à Comunicação de Regularização;
- Auto de multa e de intimação recebidos nos últimos 60 (sessenta) dias - cópia;
- Última notificação-recibo do IPTU referente ao imóvel - cópia;
- CNPJ, no caso de pessoa jurídica, ou RG e CPF, no caso de pessoa física - cópia;
- Comprovação da regularização da limpeza, fechamento ou passeio público, por meio de fotografias, conforme previsto no Item II, do § 3º , do Artigo 20, do Decreto nº 52.903/12, alterado pelo Art. 1º do Decreto nº 54.039/13;
- Declaração, devidamente assinada, de que todos os documentos que instruem o requerimento são verdadeiros - original;
- Procuração, com firma reconhecida, no caso de representante legal - original.
PRAZO MÁXIMO
O prazo para comunicar a regularização de muro, passeio e limpeza é 60 dias corridos a partir da publicação do edital no Diário Oficial da Cidade.
A comunicação será analisada pela Supervisão Técnica de Fiscalização em até 120 dias.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Presencial:
- Praças de Atendimento das Subprefeituras (clicar aqui para endereços);
- Descomplica SP - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (clique aqui para consultar os endereços).
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Comparecer presencialmente em algum dos Descomplica ou Praças de Atendimento das Subprefeituras;
2) Preencher o formulário e entregar os documentos necessários para protocolar a comunicação de regularização;
3) O comunicado será remetido ao Supervisão Técnica de Fiscalização da Subprefeitura;
4) Após a análise, o despacho de deferimento ou indeferimento será publicado no Diário Oficial da Cidade. Quando deferido, o auto de multa lavrado nos últimos 60 dias será anulado.
LEGISLAÇÃO
- Lei nº 15.442/2011 (clique aqui);
- Decreto nº 52.903/2012 (clique aqui);
- Lei nº 15.733/2013 (clique aqui);
- Decreto nº 54.039/2013 (clique aqui);
- Decreto nº 58.611/2019 (clique aqui).
OBSERVAÇÕES
Não há.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal das Subprefeituras - SMSUB
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM): denunciar (clique aqui), elogiar (clique aqui), sugerir (clique aqui) e reclamar (clique aqui).
Criado em: 05/03/2018
Atualizado em: 11/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS