ISS (Construção Civil) - ISS (Imposto Sobre Serviços) - Solicitar 2ª via do Certificado de Quitação ISS
O QUE É
A emissão do Certificado de Quitação do ISS (Construção civil) refere-se à quitação do ISS devido pela prestação de serviço de execução de obra de construção civil, demolição, reparação, conservação ou reforma de determinado imóvel.
Desde 03/09/2012, o preenchimento da Declaração Tributária de Conclusão de Obra (DTCO), instituída pelo artigo 8º da Lei nº 15.406, de 8 de julho de 2011 (link direciona para portal da legislação municipal), é indispensável para a emissão do Certificado.
Caso você necessite de 2ª via do Certificado de Quitação, há duas situações:
- Certificados emitidos pelo sistema DTCO (a partir de 03/09/2012): a 2ª via é obtida diretamente pela DTCO (clique aqui), através da senha web ou do certificado digital;
- Certificados de Quitação emitidos antes da implantação do sistema DTCO (antes de 03/09/2012): a 2ª via é obtida por meio de solicitação ao Portal de Atendimento SP156.
QUANDO SOLICITAR
- Quando o(a) proprietário(a)/possuidor(a) necessitar de Certificado gerado antes de 03/09/2012;
- Quando o Certificado foi gerado pelo sistema DTCO (a partir de 03/09/2012) e o(a) atual proprietário(a)/possuidor(a) não sabe o número da Declaração.
Importante: Para Certificados gerados a partir de 03/09/2012 cujo(a) atual proprietário(a)/possuidor(a) conhece o número da DTCO, a emissão da 2ª via será feita exclusivamente pelo Portal do Sistema DTCO (clique aqui).
PÚBLICO-ALVO
Cidadã(o) que possua Certificado disponível e que necessite de 2ª via.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação:
- Nome;
-CPF ou CNPJ;
- Documento no qual conste o número do SQL do imóvel;
- Documento que comprove propriedade/posse do imóvel;
- Procuração e documento do procurador, quando for o caso.
PRAZO MÁXIMO
15 dias a partir do recebimento do processo pela unidade.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Portal de Atendimento SP156;
Sistema DTCO (link direciona para portal externo).
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Solicitar o serviço no Portal de Atendimento SP156;
2) Preencher o formulário;
3) Acompanhar o protocolo no Portal de Atendimento SP156;
4) Caso a Secretaria Municipal da Fazenda (SF) queira pedir esclarecimentos ou documentos: você será informada(o) e o status do protocolo será alterado para “aguardando complemento de informações por parte do munícipe”;
5) Caso a Secretaria Municipal da Fazenda (SF) queira pedir esclarecimentos ou documentos: complementar protocolo de solicitação com a informação desejada;
6) Ao ser concluída, a solicitação apresentará o status “finalizado” e você receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão.
LEGISLAÇÃO
Instrução Normativa SF/SUREM n° 09/2016 (link direciona para portal da legislação municipal).
Lei nº 13.701/2003 (link direciona para portal da legislação municipal).
Lei nº 15.406/2011 (link direciona para portal da legislação municipal).
OBSERVAÇÕES
Para acessar a DTCO é preciso ter Senha Web ou certificado digital.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal da Fazenda - SF
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
É possível registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 23/06/2020
Atualizado em: 27/08/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS