Informações sobre ISS (Construção Civil) - Declaração Tributária de Conclusão de Obra (DTCO)
O QUE É
A Declaração Tributária de Conclusão de Obra – (DTCO) é o caminho para emissão do certificado de quitação do ISS, documento que atesta a regularidade fiscal em relação aos serviços de construção, demolição e reforma dos imóveis situados no município de São Paulo.
O certificado de quitação do ISS é documento necessário para obtenção do Certificado de Conclusão (antigo Habite-se) ou do Auto de Regularização.
QUANDO SOLICITAR
Na conclusão das obras, para os casos em que se busca obter o Certificado de Conclusão (antigo Habite-se) ou no momento em que solicitarem o Auto de Regularização, para os casos de imóveis construídos, demolidos e/ou reformados e que estão irregulares junto ao munícipio de São Paulo.
PÚBLICO-ALVO
O responsável pela obra, o sujeito passivo do IPTU (detentor da propriedade, domínio útil ou posse do bem imóvel) ou representante autorizado pelo sujeito passivo onde se realizou a obra estão aptos a realizar a declaração.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Informações necessárias para solicitação online:
- Número de Alvará;
- SQL do imóvel (nº do IPTU);
- Matrícula ou Transcrição do Imóvel;
- Nº do CPF ou CNPJ do Dono da Obra (Dono da Obra: deve ser preenchido em nome de quem sairá o certificado. Pode ser o próprio declarante ou outra pessoa (PF ou PJ) indicada);
- Data de Conclusão da obra;
- Documentos de identificação do declarante (serão anexados);
- Foto atual da fachada do imóvel em JPG ou PDF (arquivo em até 5 MB);
- Contrato Social, se for o caso (será anexado);
- Planta de construção do imóvel aprovada pela Prefeitura (somente no caso de alvarás) em PDF, agrupadas em até 50MB (caso exceda, dividir em mais arquivos);
- Memorando expedido pelas Prefeituras Regionais ou pelas unidades da Secretaria de Habitação – SEHAB, se houver;
* No caso de pendência ou reanálise, que aparecerá no protocolo do sistema DTCO após o envio, agendar atendimento presencial e apresentar arquivo das notas fiscais relativas à obra, agrupadas em lotes de até 50MB, separadas em NFS-e e NTFS.
Documentos a serem entregues para solicitação presencial:
1. Para todos os casos:
- Declaração Tributária de Conclusão de Obra – DTCO (cópia digitalizada em formato PDF);
- Memorando expedido pela Subprefeitura ou pelas unidades de SEHAB, se houver (cópia digitalizada em formato PDF);
- Alvará de execução ou de licença para residências unifamiliares (cópia digitalizada em formato PDF);
- No caso de demolição total, fornecer cópia digitalizada em formato PDF do lançamento do IPTU do ano da demolição, não havendo necessidade da planta, nem de alvará/memorando, mas, em havendo, apresentar o memorando.
2. Para os casos de Dedução/Não-Incidência, todos os itens acima e mais:
- Cadastro Específico no INSS (CEI da obra ou CNO ou CAEPF) junto à Receita Federal do Brasil (cópia digitalizada em formato PDF);
a. Nos casos de Mão-de-Obra de Terceiros mais:
- Notas Fiscais de Serviços - NFS (cópia digitalizada em formato PDF da 1ª via original);
- Notas Fiscais Eletrônicas do Tomador/Intermediário de Serviços – NFTS (arquivo digitalizado organizado da seguinte maneira: NFTS seguida da Nota Fiscal de Serviços de outro município que deu origem à respectiva NFTS e assim sucessivamente com todas as NFTS);
- Guias de recolhimento do ISS (DAMSP) correspondente às NFS e para os casos em que o prestador de serviços é de outro município e o tomador é Pessoa Física ou também de outro município (cópia digitalizada em formato PDF da via original).
- Nos casos de Mão-de-Obra Própria mais:
- RELAÇÃO DE TOMADOR/OBRA – RET, que consta no Relatório GFIP/SEFIP da obra (cópia digitalizada em formato PDF);
- Guias de recolhimento do INSS (GPS) e do FGTS (GRF) da obra (cópia digitalizada em formato PDF da via original);
- Documento a comprovar a posse do imóvel pelo dono da obra, tais como escritura de compra e venda, matrícula do registro de imóveis, contrato de cessão de direitos, compromisso de compra e venda ou contrato de comodato (cópia digitalizada em formato PDF).
OBSERVAÇÕES
- Todos os documentos serão digitalizados e devolvidos para o contribuinte;
- O atendente poderá solicitar documentos adicionais de acordo com o caso apresentado;
- Serviço requer o uso da Senha Web. Informações sobre senha web.
PRAZO MÁXIMO
Imediato.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR
Eletrônico:
Sistema DTCO - Requer senha web.
Presencial (conforme orientação no protocolo, quando houver):
Centro de Atendimento da Fazenda Municipal (CAF) – Praça do Patriarca, 69 – Centro.
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (veja no mapa o endereço do Centro de Atendimento da Fazenda Municipal), mediante agendamento prévio (clique aqui para fazer seu agendamento).
PRINCIPAIS ETAPAS
1 – Preencher a DTCO (para acessar o sistema da DTCO, clique aqui). Requer Senha Web;
2 – Seguir orientações do manual. Acesse o MANUAL. .
3 – Atentar-se às instruções que aparecerão no protocolo de envio da DTCO;
4 – Caso necessário, conforme instrução do protocolo de envio da DTCO, agendar atendimento presencial, munido da documentação obrigatória constante nas instruções do protocolo;
5– Apresentar a documentação e o protocolo no atendimento presencial.
LEGISLAÇÃO
- Lei 6989/66, art. 83, I
- Lei 13701/03, art. 14, §3º
- Lei 15406/2011, art. 8º
OBSERVAÇÕES
- Orientações gerais sobre a DTCO.
- Manual de preenchimento da DTCO.
- Perguntas frequentes sobre o Certificado de Quitação do ISS da Construção Civil.
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal da Fazenda - SF
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 08/11/2019
Atualizado em: 11/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
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