Informações sobre CADIN - Pagar e parcelar débitos inscritos
O QUE É
O débito que é inscrito no CADIN pode ter diversas origens. Alguns exemplos: IPTU, ISS, ITBI, Taxa do Lixo Domiciliar e de Saúde, TFE, TFA, TLIF, Dívida Ativa, Taxa de Uso e Ocupação do Solo, multas de postura e multas de trânsito. Enfim, qualquer pendência com a Administração direta e indireta não importando a sua natureza.
Há a possibilidade de Parcelamento, tanto para os débitos que não estiverem inscritos em Dívida Ativa (débitos referentes a ISS, TLIF, TFE, TFA, ITBI ou IVV), quanto para os que estiverem inscritos.
Regularizada a situação no órgão ou entidade da Administração Pública Municipal, direta e indireta, o próprio órgão ou entidade responsável pelo registro fará a respectiva baixa/exclusão.
QUANDO SOLICITAR
Quando o interessado desejar parcelar o débito apurado junto à Administração Direta e Indireta municipal.
PÚBLICO-ALVO
Qualquer pessoa física ou jurídica.
REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Para parcelamentos no PAT (Parcelamento Administrativo de Débitos Tributários):
Acesse o portal do PAT (requer Senha Web).
Para parcelamentos que estão na Dívida Ativa:
- a) Para parcelar débitos de até R$ 154.798,98 (cento e cinquenta e quatro mil, setecentos e noventa e oito reais e noventa e oito centavos):
Basta acessar o sistema de parcelamento de débitos da Dívida Ativa (link direciona para portal da Dívida Ativa).
- b) Para parcelar débitos acima de R$ 154.798,98 (cento e cinquenta e quatro mil, setecentos e noventa e oito reais e noventa e oito centavos):
1) Solicitar Senha Web (link direciona para portal da Senha Web);
PRAZO MÁXIMO
- Quitado o débito, a Administração Pública, direta ou indireta, tem até 5 dias úteis para proceder com a baixa/exclusão.
- Em geral, o parcelamento é imediato e se torna válido com o pagamento da primeira parcela.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
CANAIS PARA SOLICITAR O SERVIÇO
Eletrônico:
Para gerar o formulário de atualização, clique aqui (link direciona para portal externo).
Presencial:
- Praças de Atendimento das Subprefeituras – Nos casos de imóveis com uso residencial, as pessoas contribuintes poderão ir até à subprefeitura mais próxima. Consulte os endereços das praças de atendimento das Subprefeituras;
- Descomplica SP - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h – Consulte os endereços das unidades do Descomplica SP.
PRINCIPAIS ETAPAS
1) Consultar os débitos (link direciona para portal externo);
2) Gerar o boleto para efetuar o pagamento;
3) Efetuar o pagamento;
4) Caso optar pelo parcelamento, verificar o valor do débito.
LEGISLAÇÃO
- Consultar a legislação do CADIN (link direciona para portal externo).
OBSERVAÇÕES
- Consultar dúvidas frequentes sobre o CADIN (link direciona para portal externo).
ÓRGÃO RESPONSÁVEL
Secretaria Municipal da Fazenda – SF
CANAL DE MANIFESTAÇÃO DO CIDADÃO
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
- Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
- Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
Criado em: 23/10/2019
Atualizado em: 11/06/2024
Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão
SAIBA MAISFaça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos
SAIBA MAIS