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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa – Solicitar a 1° via

O QUE É 

É a solicitação da 1° via do Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa, para munícipes com idade igual ou acima de 65 anos. O cartão permite passar as catracas sem cobrança de tarifa.

QUANDO SOLICITAR

Quando o munícipe atingir idade igual ou superior a 65 anos.

PÚBLICO-ALVO

Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos que, comprovadamente, morem na Cidade de São Paulo, nos municípios da Região Metropolitana de São Paulo, ou nas cidades de Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí. 

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES. 

Documentos a serem apresentados:

- Documento de identificação com foto (RG, CNH, CIE ou Protocolo de Refugiado);

- CPF (caso o número não conste no documento de identificação com foto);

- Comprovante recente de residência – máximo de 6 meses (conta de telefone, luz, gás, etc.).

Documentos a serem entregues: 

- Foto recente (padrão 3X4, com fundo branco). 

Informações necessárias para solicitação: 

- Telefone para contato (celular ou fixo);

- Email.

PRAZO MÁXIMO 

Até 30 dias para resposta e envio do cartão.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:

- Portal de Atendimento da SPTrans (link direciona para portal externo). 

O Portal oferece também o serviço para dúvidas via Chatbot (ferramenta de conversa para perguntas e respostas) disponível no botão do lado direito inferior da tela.

Presencial: 

Postos de Atendimento à Pessoa Idosa (link direciona para portal externo). É necessário realizar o agendamento prévio pelo Portal de Atendimento da SPTrans (link direciona para portal externo)

Descomplica SP - clique aqui para  realizar o agendamento (link direciona para portal externo) Atendimento das 8h às 17h (consulte os endereços aqui).

PRINCIPAIS ETAPAS 

Eletrônico:

1) Acessar o Portal de Atendimento da SPTrans e fazer login (link direciona para portal externo)

2) Caso não tenha usuário e senha, faça o cadastro e depois o login;

3) No menu de Serviços, escolha a opção: “Idoso” e “Idoso - Bilhete Único - Solicitar 1ª via”;

4) Enviar os documentos solicitados e acompanhar a solicitação pelo pedido portal; 

5) Envie informações ou documentos complementares caso seja solicitado;

6) Aguardar o prazo de até 30 dias para análise da documentação e envio do cartão para o endereço cadastrado. 

Presencial:

1)  Clique aqui para agendar atendimento presencial pelo Portal de Atendimento SPTrans (link direciona para portal externo);

2) Comparecer no endereço agendado, com os documentos necessários;

3) Você passará pela triagem, para o atendente conferir os documentos;

4) Se os documentos estiverem corretos, será encaminhado para mesa de um atendente;

5) O mesmo dá entrada na solicitação e entregará um número de protocolo;

6) Aguardar o prazo de até 30 dias para análise da documentação e envio do cartão para o endereço cadastrado. 

LEGISLAÇÃO

Decreto Municipal nº 58.639/19 (link direciona para portal externo) 

Portaria Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes - SMT nº 50/19 (link direciona para portal externo) 

OBSERVAÇÕES

O Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa não será emitido caso a data de nascimento esteja incorreta ou nos casos em que o CPF:

- Não é da pessoa que fez o pedido;

- Titular falecido;

- Suspenso cadastro da Receita Federal do Brasil por estar incorreto ou incompleto;

- Cancelado no cadastro da Receita Federal do Brasil por multiplicidade, em virtude de decisão administrativa ou judicial;

- Nulo no cadastro da Receita Federal do Brasil por fraude na inscrição;

No caso de não recebimento do cartão após prazo de 30 dias, informar o extravio e solicitar nova via.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

São Paulo Transporte S/A – SPTrans

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Para fazer um elogio, sugestão ou reclamação sobre este serviço, envie um e-mail para ouvidoria@sptrans.com.br, informando o número do protocolo do serviço solicitado. 

Criado em: 19/09/2016

Atualizado em: 09/06/2022

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