Guia de serviços

Informações sobre Bilhete Único Idoso - 1ª via

1. O que é o serviço?

O Bilhete Único Especial - Idoso é o cartão utilizado no sistema de transporte coletivo urbano (Ônibus da capital, Metrô e trens da CPTM) pelas pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Nos coletivos ele permite que essas pessoas passem a catraca e utilizem, também, os assentos preferenciais disponíveis na parte traseira dos coletivos.

2. Quando solicitar?

Homens e mulheres com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos que, comprovadamente, residam nos municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo, ou em Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí. Consulte as regiões aqui!. 

 3. Canais de atendimento para solicitar o serviço

- Postos de Atendimento de Gratuidades (Consulte os endereços aqui)

- Outra opção é enviar os documentos pelos Correios, para a Caixa Postal 77075 - CEP:01014-970

- Descomplica SP São Miguel: Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Sousa, 76, Vila Jacuí, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Atualmente não há necessidade de agendamento, mas tenha certeza de que está levando todos os documentos necessários. Você será muito bem atendido.

 4. Requisitos, Documentos e Informações para solicitar o serviço

 Envio dos documentos via correios:

Cópia Simples: Documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, CIE...); CPF (caso o número não conste no documento apresentado); Comprovante recente de residência – máximo 06 meses (conta de telefone, luz , gás, etc.); 1 foto 3x4 recente (máximo de 2 anos) em padrão documento; Informar o número(s) de telefone para contato; o endereço de e-mail (não obrigatório). Nos casos em que for constatado que a foto não é recente o cartão não será emitido.

Entrega dos documentos no Posto de Atendimento de Gratuidades:

O idoso deve se dirigir, pessoalmente, ao Posto de Atendimento com os seguintes documentos: Original e cópias simples: Documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, CIE...); CPF (caso o número não conste no documento apresentado); Original e cópia simples: Comprovante recente de residência – máximo 06 meses (conta de telefone, luz, gás, etc.);1 foto 3x4 recente (máximo de 2 anos) padrão documento; Informar o número(s) de telefone para contato; o endereço de e-mail (não obrigatório). Nos casos em que for constatado que a foto não é recente o cartão não será emitido. É necessário levar o documento original para a conferência. (consulte os endereços dos Postos de Atendimento de Gratuidades link: http://bilheteunico.sptrans.com.br/comoObterIdoso.aspx).

5. Legislação/Norma que regula o serviço

Legislação Municipal: Lei nº 15.912, de 16/12/2013, regulamentada pelo Decreto nº 54.925, de 13/03/2014. (O decreto entrou em vigor em 17/03/2014). Legislação Estadual: Lei nº 15.187, de 29/10/2013, regulamentada pelo Decreto nº 60.595, de 02/07/2014  e Resolução STM 035, de 02/07/2014.

6. Taxas cobradas

Gratuito

7. Prazo para a prestação do serviço

A previsão de entrega é de 20 dias a contar da data de entrega do envelope nos Correios, ou da entrega da documentação nos Postos de Atendimento de Gratuidades.

8. Etapas do Serviço - Passo a passo

Para quem tem 60 anos ou mais, basta apresentar e entregar os seguintes documentos, no posto mais próximo de sua residência: Originais e cópias simples: Documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, CIE...); CPF (caso o número não conste no documento apresentado); Comprovante recente de residência – máximo 06 meses (conta de telefone, luz, gás, etc.; 1 foto 3x4 recente (padrão documento); Informação do número(s) de telefone para contato; e do e-mail (não obrigatório). Outra opção é enviar os documentos pelo Correio, para a Caixa Postal 77075 - CEP:01014 - 970.

9. Outras informações:

Três meses antes de completar 60 anos os idosos já podem enviar a documentação.

Criado em: 19/09/2016

Atualizado em: 18/10/2018