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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Acessibilidade - Solicitar Selo de Acessibilidade Arquitetônica

O QUE É 

É a solicitação do Selo de Acessibilidade Arquitetônica. Este Selo indica que o imóvel é adequado para o uso de pessoas com deficiência, sendo concedido pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA).

QUEM PODE SOLICITAR

Qualquer estabelecimento de uso não residencial.

Também é possível solicitar para locais de reunião com mais de cem pessoas de lotação e para qualquer outro uso com mais de seiscentas pessoas de lotação, conforme Lei nº 11.345/93. Assim como para edificações com outros usos que possuam certificado de conclusão emitido pela Lei nº 11.228/92 ou posterior.

PÚBLICO-ALVO

Proprietários(as) ou responsáveis por imóveis:

que já possuam o Certificado de Acessibilidade;

ou que já possuam Certificado de Conclusão de Obra, pela Lei 11.228/92 ou posterior.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Documentos necessários: 

- Identificação do imóvel (número do SQL - Setor-quadra-lote);

- Identificação e qualificação da pessoa solicitante (nome, se é proprietário(a) do imóvel ou tem procuração;
- Cópia do Certificado de conclusão ou do Certificado de acessibilidade, conforme o caso, e plantas que acompanham o certificado apresentado;

- Cadastro de equipamento eletromecânico de transporte vertical (elevador) junto à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento/Coordenadoria de Controle e Uso de Imóveis SMUL/CONTRU (caso exista equipamento deste tipo instalado no imóvel);

- Laudo de sinalização de vagas reservadas para estacionamento de veículo para pessoa  com deficiência junto à Companhia de Engenharia de Tráfego - CET.  (caso exista estacionamento de veículos no imóvel, conforme Resolução CPA/SMPED/024/2019) (clique aqui - link direciona para portal externo).

PRAZO MÁXIMO

60 dias.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico
Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui). 

PRINCIPAIS ETAPAS

Eletrônico
1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui) clicando na caixa cinza do lado direito da tela. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu gov.br; 

2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação; 

3) Preencha o formulário com as suas informações e anexe os documentos solicitados (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente). Lembre-se que é necessário realizar login;

 4) A solicitação será registrada e encaminhada à área responsável; 

5) Após a deliberação da comissão, há duas possibilidades:
Se a solicitação for recusada: Você será notificado(a) pelo portal para que tome as providências necessárias. 
Se a solicitação for aceita: A decisão será publicada no Diário Oficial do Município, você será notificado(a) pelo portal SP156.

LEGISLAÇÃO

Decreto 45552 de 2004 (link direciona para portal externo);

Decreto 58031 de 2017 (link direciona para portal externo)

Lei 15576 de 2012 (link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES

Não há.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência - SMPED.

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO  
Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):

Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 29/11/2021

Atualizado em: 24/05/2023

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