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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

IPTU - Solicitar Imunidades e Isenções

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O QUE É

É a autuação de processo administrativo para os casos em que há algum problema ou dificuldade técnica na solicitação de Imunidade pelo sistema SDI – Sistema de Declaração de Imunidades (link direciona para o Sistema de Declaração de Imunidades)SIIA – Sistema de Isenção para Aposentados (link direciona para o Sistema de Isenção para Aposentados).

QUANDO SOLICITAR

Quando não for possível concluir a solicitação de imunidade/isenção através dos sistemas próprios para isso e for necessária a autuação de um processo administrativo para solicitar o benefício.

PÚBLICO-ALVO

- Pessoas aposentadas, pensionistas e beneficiárias de renda mensal vitalícia, para o caso de isenção (SIIA);

- Pessoas imunes à tributação pelos impostos municipais, de acordo com o Artigo 150, inciso IV, da Constituição Federal de 1988, sendo eles:

- Imóveis integrantes do patrimônio da União, Estados, Municípios, Distrito Federal, autarquias e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;

- Templos de qualquer culto;

- Imóveis integrantes do patrimônio dos partidos políticos, inclusive suas fundações; do patrimônio das entidades sindicais dos trabalhadores; das instituições de educação e assistência social, sem fins lucrativos e atendidos os requisitos da lei; e das instituições de Educação e de Assistência Social.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Informações necessárias para solicitação:

- Endereço completo do imóvel;

- Número do IPTU (também conhecido como número do contribuinte ou número do SQL).

No caso de solicitação de isenção de IPTU para aposentados(as):

- Endereço completo do imóvel;

- Número do IPTU (também conhecido como número do contribuinte ou número do SQL).

- Número do protocolo SIIA.

Documentos a necessários para solicitação:

(entregar documentos para solicitação presencial e enviar cópias digitalizadas para solicitação eletrônica) 

- Print (imagem) da tela de erro do sistema utilizado;

- Documentação que comprove vínculo do (a) contribuinte com o imóvel (escritura, matrícula ou contrato de compra e venda);

- Mesma documentação solicitada pelo sistema que apresentou o problema no envio (SDI ou SIIA);

- Extrato do INSS mais atual, discriminando o recebimento do benefício (aposentados).

No caso de solicitação de isenção de IPTU para aposentados(as):

- Documento de identidade do(a) proprietário(a) com foto;

- Extrato de benefício do INSS/órgão responsável pelo pagamento do benefício do ano de interesse da isenção;

- Comprovante de residência em nome do(a) proprietário(a) com data de referência JANEIRO/ano de interesse da isenção;

- Documento de propriedade do imóvel: escritura, matrícula do imóvel, contrato de compra e venda, formal de partilha.

PRAZO MÁXIMO

360 dias.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO 

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:

- Portal de Atendimento SP156.

Presencial:

Caso seja uma dificuldade com o SDI – Sistema de Declaração de Imunidades:
- Centro de Atendimento da Fazenda Municipal (CAF) - Praça do Patriarca, 69 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP. É necessário agendamento prévio (Clique aqui para fazer o seu agendamento - link direciona para portal externo).

Caso seja uma recusa no pedido eletrônico via SIIA – Sistema de Isenção para Aposentado:
- Descomplica SP – Consulte os endereços das unidades do Descomplica e os horários de atendimento clicando aqui;

- Praças de Atendimento das Subprefeituras – Consulte os endereços das Unidades e o horário de atendimento.

PRINCIPAIS ETAPAS

Eletrônico:

1) Fazer o login no Portal de Atendimento SP156 ao final dessa página;

2) Preencher o formulário;

3) Acompanhar o protocolo no Portal de Atendimento SP156;

4) Caso a Secretaria Municipal da Fazenda (SF) queira pedir esclarecimentos ou documentos: você será informado e o status do protocolo será alterado para “aguardando complemento de informações por parte do munícipe”;

5) Caso a Secretaria Municipal da Fazenda (SF) queira pedir esclarecimentos ou documentos: complementar protocolo de solicitação com a informação desejada;

6) Ao ser concluída, a solicitação apresentará o status “finalizado” e a cidadã ou cidadão receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão.

Presencial:

1) Preencher o formulário e separar a documentação necessária;

2) Agendar o serviço;

3) Comparecer no local na data e horário agendados, entregar a documentação e o protocolo do processo;

4) Um Processo Eletrônico SEI é gerado, e a pessoa solicitante pode acompanhar o andamento do processo pelo Portal de Processos;

5) O resultado da análise do processo publicação é publicado no SEI;

6) A pessoa solicitante recebe o comunicado por meio do Domínio Eletrônico do Contribuinte (DEC) ou do Diário Oficial.

LEGISLAÇÃO

Constituição Federal, Artigo 150, inciso VI (link direciona para portal externo);

Decreto nº 56.141/2015 - Dispõe sobre a Declaração de Imunidade (link direciona para portal externo);

Lei 13.776/2004 - Dispões sobre Isenção para Aposentados (link direciona para portal externo);

Instrução Normativa nº 07/2015 - Aprova o SDI (link direciona para portal externo);

Instrução Normativa nº 15/2014 - Aprova o SIIA (link direciona para portal externo);

Decreto nº 52.884/2011 - Institui o IPTU no munícipio de São Paulo (link direciona para portal externo).

OBSERVAÇÕES

- Esse serviço destina-se apenas a esses casos. Para tratar sobre dúvidas ou solicitar orientações sobre a utilização dos sistemas mencionados (SIIA e SDI), acesse o serviço IPTU – Fale com a Fazenda.

- Demais documentos podem ser solicitados pela Secretaria Municipal da Fazenda, de acordo com o caso.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal da Fazenda - SF 

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO

Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 25/09/2020

Atualizado em: 11/08/2021

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