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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Arquivo Histórico Municipal - Fazer agendamento para pesquisa presencial ao Acervo Permanente

O QUE É
É a solicitação de agendamento de data e horário para a pesquisa presencial aos acervos textuais, cartográficos e iconográficos custodiados pelo Arquivo Histórico Municipal (AHM). 
QUANDO SOLICITAR
Quando houver interesse em ter acesso aos acervos textuais, cartográficos e iconográficos custodiados pelo Arquivo Histórico Municipal (AHM). 

PÚBLICO-ALVO
Qualquer cidadão, residente ou não na cidade de São Paulo.

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES
Requisitos:

- É necessário fazer o agendamento no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui)  para realizar a pesquisa no Acervo Permanente do Arquivo Histórico Municipal. 
Informações necessárias para a solicitação:
- Nome completo;
- E-mail e telefone para contato;

- Endereço completo;

- Acervos ou conjuntos documentais que deseja ter acesso; 

- Vínculo institucional;

- Tema/assunto da pesquisa;

- Indicação de data que possui disponibilidade para realizar a consulta.

PRAZO MÁXIMO
A consulta aos acervos pré-selecionados se dará no intervalo mínimo de 5 dias úteis entre a data do recebimento da solicitação e a data do agendamento, respeitando-se a ordem de chegada dos pedidos. 

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito.

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico: 
- Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui!). 

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para consultaacervo.ahm@prefeitura.sp.gov.br. Lembre-se de que este e-mail destina-se exclusivamente à resolução de dúvidas relacionadas ao cadastro. Não é possível realizar o cadastro por meio deste e-mail.

PRINCIPAIS ETAPAS
Eletrônico: 
1) Faça login no Portal de Atendimento SP156 (você já está aqui), clicando na caixa cinza do lado direito da tela ou no final da página. Informe seus dados do SP156 ou entre com o seu Gov.br. Caso não tenha cadastro, faça o seu;
2) Após informar seu login, você será direcionado para o formulário de solicitação; 

3) Preencha o formulário com as informações solicitadas (clique aqui para ser direcionado para o formulário diretamente. Lembre-se que é necessário realizar login) e envie;

4) Aguarde o retorno da equipe com a confirmação do agendamento no contato cadastrado no Portal de Atendimento SP156;
5) Compareça ao Arquivo Histórico Municipal (AHM) no dia e horário agendados. O endereço é Praça Coronel Fernando Prestes, nº 152 – Bom Retiro (clique aqui para ver no mapa - o link direciona para portal externo), e a localização é próxima ao Metrô Tiradentes.
IMPORTANTE: 
- Para as consultas são oferecidos até dois períodos diários, de acordo com a disponibilidade, sempre de terça a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 17h,  obedecendo o intervalo mínimo de 5 dias úteis entre a data do recebimento da solicitação e a data do agendamento e respeitando-se a ordem de chegada dos pedidos. 

LEGISLAÇÃO
Não há.

OBSERVAÇÕES

Para conforto dos usuários:
- Disponibilizamos filtros de água nos ambientes externos à sala de consulta;
- Oferecemos guarda-volumes com chaves ao lado da portaria, no piso térreo. Você precisará deixar no guarda volumes seus pertences (bolsas, mochilas, pastas, guarda-chuvas, embrulhos, valises e outros volumes);

- Dispomos de serviço de wi-fi;

- O Arquivo Histórico Municipal (AHM) não se responsabiliza por malas de viagem e outros itens que fiquem fora dos nossos guarda-volumes devidamente trancados. Nossos guarda-volumes acomodam itens com tamanho máximo de 35 cm x 48 cm x 100 cm.

É facultado aos usuários da Sala de Consultas:

- Porta lápis ou lapiseira, folhas avulsas para anotações, celular (em modo silencioso) e equipamentos eletrônicos, como tablets e notebooks;

- É permitida a reprodução fotográfica digital de documentos - textual, cartográfico e iconográfico - sem ônus, desde que, em baixa resolução, sem a utilização de equipamentos auxiliares, como flash e tripé, mediante o preenchimento do Termo de Responsabilidade no qual se compromete a reconhecer o Arquivo Histórico Municipal (AHM) como detentor desse acervo, e declara estar ciente das restrições constantes dos artigos 4 e 6 da Lei n° 8.159/1991 (clique aqui para acessar), da Lei n° 9.610/1998 (clique aqui para acessar), dos artigos 138 e 145 do Código Penal e, também, da proibição, decorrentes do artigo 5º, inciso X, da Constituição Federal de 1988, por difundir informações obtidas que, embora associadas a interesses particulares, digam respeito à honra e imagem de terceiros.

Para salvaguardar o acervo custodiado são vetados na sala de consultas:

- A entrada de bebidas, alimentos, balas ou gomas de mascar;
- Uso de canetas, objetos pontiagudos e borrachas;

- Encadernados: cadernos, livros, agendas ou revistas pessoais; 

Para mais informações sobre o acervo custodiado, clique aqui (link direciona para portal externo)

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Arquivo Histórico Municipal – AHM.
MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO
É possível registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço. Entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):
Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 09/01/2024

Atualizado em: 27/02/2024

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