A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda
Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre O que abre/fecha na cidade de São Paulo

Evite notícias falsas. Clique aqui para acessar os normativos municipais oficiais (instruções normativas, portarias, decretos, leis) sobre as medidas de contenção à pandemia do Coronavírus/COVID-19. (link direciona para Portal da legislação municipal).

 

CULTURA

Estão fechados por tempo indeterminado:

- Museus;

- Bibliotecas;

- Teatros;

- Centros culturais públicos municipais.  

DESCOMPLICA SP  

As Unidades do Descomplica SP estão realizando atendimento de todos os seus serviços somente por meio de agendamento.

Para agendar o atendimento:

Pelo telefone: Ligue 156 e selecione as opções 6-6-2.

Pela internet: Acesse o portal de agendamento do Descomplica SP.

Clique aqui para consultar os serviços que podem ser solicitados on-line. 

DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Centros de Referência de Assistência Social (CRAS):

Os CRAS estão atendendo preferencialmente por agendamento para todos os seus serviços (não há garantia de atendimento para pessoas que não fizerem o agendamento).

Além disso, existe agora a possibilidade de atendimento telefônico. Os serviços abaixo devem ser agendados. Para agendar, clique no serviço desejado ou ligue 156.

CadÚnico: novo cadastro - presencial (link direciona para portal de agendamento).

CadÚnico: atualização de cadastro - presencial (link direciona para portal de agendamento).

CadÚnico: atualização de cadastro - telefônico (link direciona para portal de agendamento).

Atendimento Social - presencial (link direciona para portal de agendamento).

Atendimento Social - telefônico (link direciona para portal de agendamento).

 

Centros de promoção da igualdade racial:

Atendimento presencial ocorrendo, conforme os horários abaixo:
- Centro de Referência da Zona Norte – Parque Edu Chaves
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
- Centro de Referência Zona Leste – Cidade Tiradentes
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
- CRPIR Oeste - Casa de Cultura do Butantã
Atendimento: terça a sexta-feira, das 10h às 16h.
- CRPIR Sul 1 - Casa De Cultura Campo Limpo - Nathalia Rosemburg
Atendimento: terça a sexta-feira, das 10h às 16h.

Atendimento para pessoas LGBTI:
Atendimento presencial ocorrendo, conforme os horários abaixo:
- Centro de Cidadania LGBTI Claudia Wonder (Zona Oeste)
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
- Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont (Zona Leste)
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 11h às 20h.
- Centro de Cidadania LGBTI Luana Barbosa dos Reis (Zona Norte)
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
- Centro de Cidadania LGBTI Edson Neris (Zona Sul)
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
- Centro de Referência da Diversidade
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.

Atendimento para pessoa idosa:
- Polo Cultural da Terceira Idade - José Lewgoy (Cambuci)
Atendimento presencial e telefônico suspensos.

Atendimento para imigrantes:
- Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI)
Atendimento presencial, com agendamento prévio através dos telefones +55 (11) 2361-3780 / +55 (11) 2361-5069, e-mail crai@sefras.org.br, ou Whatsapp +55 (11) 98555-0218.
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

CRAI Móvel
Atendimento itinerante em funcionamento. Para solicitar atendimento do CRAI Móvel na sua região ou bairro entre em contato através do e-mail crai@sefras.org.br ou por telefone +55 (11) 2361-3780 / +55 (11) 2361-5069.

Atendimento para mulheres:
- Todos os Centros de Referência da Mulher (CRMs) e Centros de Cidadania da Mulher (CCMs) funcionando com atendimento presencial, das 10h às 16h.
- Casa da Mulher Brasileira (R. Viêira Ravasco, 26 – Cambuci): Atendimento presencial 24h.
- Unidade Móvel de Atendimento (Ônibus Lilás): atendimento suspenso.

Ouvidoria de Direitos Humanos:
Atendimento presencial e telefônico (11 2833-4371)
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
Também é possível agendar o atendimento através da Central 156.

Núcleos de Direitos Humanos nas unidades do Descomplica SP:
Atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Oficinas e cursos promovidos pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania:
Suspensos por tempo indeterminado.

Criança e Adolescente - Conselhos Tutelares:
Conselhos Tutelares em funcionamento, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Sábados, domingos e feriados em plantão por telefones celulares.
Clique aqui para consultar os endereços e telefones dos conselhos tutelares.  


EDUCAÇÃO

Unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (escolas municipais):

Todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino estão fechadas desde o dia 23/03. As aulas presenciais serão retomadas a partir do dia 15 de fevereiro, em sistema de rodízio.

 Centros Educacionais Unificados (CEUs):

 Nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), desde 14/03 estão suspensas todas as atividades coletivas e eventos (isso inclui fechamento das piscinas e suspensão das atividades recreativas). Durante todo o mês de janeiro, há aulas presenciais de reforço em Português e Matemática nos CEUs, apenas para os estudantes da Rede Municipal de Ensino que fizeram a inscrição prévia.

Clique aqui para consultar os normativos da Secretaria Municipal de Educação (SME) em relação à pandemia do Coronavírus/COVID-19 (link direciona para Portal da legislação municipal). 

FAZENDA

O atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda da Prefeitura de São Paulo ao público é prestado pelo(a):

1) CAF – Centro de Atendimento da Fazenda

- Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Exceto feriados e pontos facultativos;
- Obrigatório agendamento eletrônico prévio (link direciona para portal externo);
- O uso de máscara é obrigatório durante a permanência no órgão;
- Localização: Praça do Patriarca, nº 69. Centro. São Paulo – SP.

HABITAÇÃO

As praças de atendimento da COHAB-SP estão funcionando em horário normal, de segunda-feira à sexta-feira das 10h às 16h, com agendamento prévio através do site (link direciona para portal externo).

A Central de Habitação (Av. São João, 299 - térreo), da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), está temporariamente fechada.

O atendimento está sendo realizado por telefone:

DTS-LESTE: 3322-4530/3322-4534

DTS-NORTE: 3322-4563/3322-4562

DTS-SUL: 3322-4536/3322-4541

DTS-CENTRO: 3322-4553/3322-4555

DTS-SUDESTE: 3322-4512/3322-4513

DTS-EXTREMO-SUL: 3322-4550/3322-4552 

MEIO AMBIENTE

O atendimento presencial na sede da Secretaria do Verde e Meio Ambiente está acontecendo através de agendamento por email (svma@prefeitura.sp.gov.br) ou telefone (5187-0333).

O serviço de entrega de mudas dos Viveiros Municipais está suspenso.

As aulas presenciais da UMAPAZ - Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz estão suspensas. 

Funcionamento dos parques

Confira os horários de funcionamento dos parques da cidade de São Paulo (link direciona para portal externo)

Programação Regular:

Parques naturais:

Jaceguava: Segundas-feiras, sábados, domingos e feriados das 08h às 17h. 
Itaim: Terças-feiras, sábados, domingos e feriados das 08h às 17h.
Fazenda do Carmo: Terças-feiras das 08 às 17h. Fechado aos fins de semana e feriados. 
Varginha: Quartas-feiras, sábados, domingos e feriados das 08h às 17h.
Bororé: Quintas-feiras, sábados, domingos e feriados das 08h às 17h. 

Distanciamento mínimo de 2 metros e uso de máscara obrigatório.

Disponibilidade de álcool em gel 70% para higienização das mãos.

Nos sanitários abertos, disponibilidade de sabão líquido para lavar as mãos.

Aumento da limpeza nos sanitários abertos.

Dúvidas e informações sobre parques

Para dúvidas, sugestões, críticas e elogios, você pode encaminhar um e-mail para: svmacgpabi@prefeitura.sp.gov.br

Mediante agendamento (somente para pesquisadores):

Natural Cratera da Colônia, Quississana, Reserva do Morumbi, Ecológico de Campo Cerrado Alfred Ústeri, Savoy, Altos da Baronesa

Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMACas): o atendimento está ocorrendo no Centro de Manejo no Parque Anhanguera. O atendimento presencial no Parque Ibirapuera está suspenso.

Antes de encaminhar um animal ao centro de manejo, entre em contato por WhatsApp no número (11) 96715-5424 para receber orientações dos biólogos e veterinários sobre:
- Qual unidade de atendimento receberá o animal;
- Como prestar os primeiros cuidados;
- Qual a melhor forma de transportá-lo ou;
- Se será necessário solicitar uma viatura para o serviço de resgate da GCM Ambiental.

Observações

Estão sendo recebidos animais silvestres em casos de urgência/emergência e apreensões, somente aquelas realizadas pela GCM Ambiental em caráter de urgência. As vistorias e trabalhos a campo foram suspensos por tempo indeterminado. 

 

OUVIDORIA GERAL DO MUNICÍPIO

O atendimento da OGM - Ouvidoria Geral do Município está disponível:

1. Pelas unidades do Descomplica SP, com o agendamento pelo telefone 156 no horário das 10h às 16h. Conheça todas as unidades para usar o serviço mais perto de sua casa.

ATENÇÃO: O atendimento presencial que ocorria na Rua Dr. Falcão, nº 69 - Centro foi direcionado, em consenso com a Ouvidoria de Direitos Humanos, para as unidades do Descomplica.

2. Pelo Portal SP156, através do tema "Ouvidoria Geral do Município".

3. Pelos endereços eletrônicos:

ogm@prefeitura.sp.gov.br;

denunciaogm@prefeitura.sp.gov.br;

gabinete.ogm@prefeitura.sp.gov.br

4. Pelo telefone 156, digitando a opção 5.

 

PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO

Atendimento presencial de segunda a sexta-feira das 10hs às 16hs, na Rua Maria Paula, 136, mediante agendamento por meio da solicitação do serviço "Dívida Ativa - solicitar triagem de agendamento".
Você pode agendar pelo portal ou ligando na Central Telefônica SP 156 (disque 156).
Clique aqui para consultar os serviços que podem ser solicitados on-line
.

Consultas de débitos, pagamentos a vista, parcelamentos e emissão de parcela de acordo devem ser realizados pelo portal da divida ativa.

SAÚDE

Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA):

A sede da COVISA (R. Santa Isabel, 181) está atendendo somente serviços relacionados a prescritores de medicamentos de controle especial, que também podem ser solicitados on-line pelo portal SP156 (solicite clicando aqui).

Para os demais serviços a praça de atendimento da COVISA terá seu atendimento suspenso a partir de 24/03.

A Praça de Atendimento da Divisão de Vigilância de Zoonoses - DVZ (Rua Santa Eulália, 86) segue atendendo presencialmente os seguintes serviços:

- Vacinação contra raiva em cães e gatos no posto fixo da DVZ;

- Avaliações cães e gatos para eutanásia serviço realizado pelo médico veterinário do plantão;

- Avaliações de cães e gatos com suspeita ou confirmação de zoonoses, serviço realizado pelos médicos veterinários do núcleo de vigilância e plantão;

- Atendimento para adoção de animais (cães, gatos e animais de interesse econômico), mediante agendamento prévio (acesse mais informações aqui).

- Abertura de solicitação de castração em clínica conveniada a PMSP, via portal SP156.

- A partir do dia 06/07/20 foi iniciado o atendimento presencial mediante agendamento prévio pelo e-mail (agendamentozoonoses@prefeitura.sp.gov.br), dos seguintes do serviços:  de RGA, abertura de novos, alterações de dados cadastrais e transferência de propriedade; e segunda via de termos de castração.

Consulte na página da COVISA informações sobre os serviços que serão atendidos por e-mail.

Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM):

As marcações pela Central 156 continuam suspensas.

As consultas de retorno já agendadas estão sendo remarcadas para datas futuras (prévia agosto e setembro).

Nos ambulatórios só ocorrem as consultas de Oncologia, Hematologia, Psiquiatria e Hemodiálise.

Para dúvidas, ligue para 3397-8000.

Ouvidoria SUS:

O atendimento presencial realizado pela Rede de Ouvidorias SUS do Município de São Paulo está suspenso a partir de 17/03/2020 (terça-feira), por tempo indeterminado.

Núcleo de atendimento ao profissional de saúde (NAPS):

Atendimento presencial suspenso. O atendimento ainda poderá ser realizado por meio dos seguintes canais:

- e-mail: napssms@prefeitura.sp.gov.br

- Telefônico:

3397-2576;

3397-2570;

3397-2571;

3397-2572;

3397-2573;

3397-2574;

3397-2575. 

Clique aqui para consultar os normativos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em relação à pandemia do Coronavírus/COVID-19 (link direciona para Portal da legislação municipal). 

SEGURANÇA URBANA

Juntas do Serviço Militar:

Funcionamento das 10h às 15h.

Clique aqui para consultar os endereços das Juntas do Serviço Militar.

SUBPREFEITURAS

As seguintes praças de atendimento:

Aricanduva;

Casa Verde;

Cidade Ademar;

Cidade Tiradentes;

Ermelino Matarazzo;

Freguesia/Brasilandia;

Guaianases;

Ipiranga;

Itaquera;

M'Boi Mirim;

Jaçanã/Tremembé;

Lapa;

Parelheiros;

Perus;

Pinheiros;

Santo Amaro;

Sapopemba;

Sé;

Vila Mariana;

Vila Maria/Guilherme;

Vila Prudente;

Mooca;

Itaim Paulista;

Estão realizando atendimento presencial mediante agendamento somente para os seguintes serviços:

- Desbloqueio de Senha WEB (Pessoa Física e MEI);

- Validação de Inscrição de CCM (Pessoa Física);

- Recebimento de Protocolo de Atualização Cadastral de IPTU;

- Autuação de Processos em geral.

O atendimento ocorre das 10 às 16h e só é possível agendar um atendimento/serviço por pessoa. Para agendar, ligue 156 e digite as opções 6-6 no menu ou acesse o portal de agendamento (link direciona para portal externo).

Conforme determinação da portaria 44/SMSUB/2020, as Praças de Atendimento foram autorizadas a retomar as atividades.

Os serviços abaixo devem ser realizados de forma eletrônica no site da Secretaria Municipal da Fazenda:

- Segunda via da taxa de lixo

- Emissão de segunda via de notificação de lançamento de IPTU

- Certidão de IPTU

- Emissão de parcelas de IPTU

- Emissão de DASP para pagamento de TFE, TFA e ISS

Acordos de dívida ativa devem ser solucionados pelo Portal da Dívida ativa.

Clique aqui para consultar os serviços que podem ser solicitados on-line. 

TRABALHO

As unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura (CATe) disponibilizam os seguintes serviços:

- Habilitação do seguro desemprego
- Formalização de MEI

O Atendimento para os serviços acima acontecerá apenas mediante agendamento realizado eletronicamente ou pela Central telefônica SP156. Clique aqui para agendar.

 

Para se candidatar a uma vaga de emprego, inscreva-se aqui (link direciona para portal externo). Caso seu currículo seja pré-selecionado, você poderá ser convidado a participar de uma entrevista presencial.

As unidades disponíveis para os serviços acima são: Brasilândia, Butantã, Interlagos, Itaquera, Sapopemba, Cidade Tiradentes, Cidade Ademar, Jaçanã, Perus, São Miguel, Lapa, Penha, Central, Jaraguá, Vila Prudente, Santo Amaro, Parelheiros e Guaianases.

O Programa Banco de Alimentos segue funcionando normalmente. 

Pontos de Atendimento da Ade Sampa que estão realizando atendimento presencial mediante agendamento pelo 156:

- CATe Interlagos, Central e Jaraguá
- Descomplica: Butantã, Campo Limpo, Capela do Socorro, Jabaquara, Penha, Santana/Tucuruvi, São Mateus e São Miguel.
- Subprefeituras: Brasilândia, Cidade Ademar, Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, Itaquera, Jaçanã, Lapa, Perus, Sapopemba, Vila Prudente, Vila Maria, Pirituba, Guaianazes, Parelheiros, Santo Amaro. 

Teia (equipamentos de cotrabalho públicos):

- Teia Jardim Edite
Funcionamento de seg a sex, das 10h às 14h através de agendamento (link direciona para portal externo).
Endereço: Rua Charles Coulomb, 120.
- Teia Santo Amaro
Funcionamento de seg a sex, das 10h às 14h através de agendamento (link direciona para portal externo)
Endereço: Praça Salim Farah Maluf, s/n (Centro de Cidadania da Mulher).
- Teia  Parelheiros
Funcionamento de seg a sex das 09h às 13h através de agendamento (link direciona para portal externo). 
Endereço: Estrada da Colonia (Parque Nascentes do Ribeirão Colonia).
- Teia Heliópolis - aberto a partir de 23/11/2020. 
Funcionamento de seg a sex das 10h às 14h através de agendamento (link direciona para portal externo).
Endereço: Estr. das Lágrimas, 2385 (CEU Heliópolis).
- Teia Cidade Tiradentes
Funcionamento de seg a sex, das 10h as 14h através de agendamento (link direciona para portal externo).
Endereço: R Inácio Monteiro, 6900 (Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes).
- Teia Taipas
Funcionamento de seg a sex, das 10h às 15h através de agendamento pelo whatsapp 011 974285893 e pelo e-mail teiataipas@gmail.com.
Endereço: R Diógenes Dourado, 101 (Biblioteca Érico Veríssimo).
- Teia Centro - Atendimento suspenso.
Endereço: R Dr. Braulio Gomes, 125 (Hemeroteca Mário de Andrade)

 

- Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes - CFCCT já retomou as atividades.

- Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti já retomou as atividades.

- Curso Auxiliar Administrativo do Programa FOCO, na modalidade de ensino híbrido está sendo ministrado normalmente.

- Programa Mãos e Mentes Paulistanas (credenciamento suspenso);

- Centros de Referência em segurança Alimentar e Nutricional - Cresans com atendimento suspenso.

*Para informações ao Empreendedor (MEI), ligue para o atendimento telefônico da ADESAMPA: 42102668

TRÂNSITO E TRANSPORTE

ATENÇÃO: Devido à pandemia do novo coronavírus, o posto de atendimento do DSV/CET localizado na unidade do DETRAN Armênia (Av. do Estado, 900) não está em funcionamento. Consulte outras unidades de atendimento ou canais telefônicos e virtuais disponibilizados nas Cartas de Serviço.

ATENDE:

Até o dia 10/05/20, aos domingos, a operação da Central de Atendimento se dará somente até às 17h.

CET e DSV:

- Indicação de Condutor: via CORREIO (Rua Sumidouro,740 Pinheiros – São Paulo/SP - CEP 05428-900), ou DSV DIGITAL.

- Defesa de Autuação: via CORREIO (Rua Sumidouro,740 Pinheiros – São Paulo/SP - CEP 05428-900), ou DSV DIGITAL.

- Recursos de Multa (primeira e segunda instância): Exclusivamente via CORREIO (Rua Sumidouro,740 Pinheiros – São Paulo/SP - CEP 05428-900).

- Liberação de Veículo Guinchado: A partir de 23/3, será feita exclusivamente na sede do DSV - Rua Sumidouro, 740 - Pinheiros.

- Requerimento para Solicitação de Advertência por Escrito A partir de 23/3, será feita exclusivamente na sede do DSV - rua Sumidouro, 740 - Pinheiros.

ATENÇÃO: CORREIOS - As atividades dos CORREIOS não estão suspensas – (DECRETO Nº 59.298, DE 23 DE MARÇO DE 2020).

- Cursos e atendimento presencial do CETET estão suspensos. Os inscritos para os cursos para profissionais de motofrete, formação e atualização, que seriam realizados a partir de março acompanhar as informações na página da CET.

O atendimento presencial do CETET também está suspenso.

Eventos - A CET está recebendo apenas as solicitações para eventos relacionados a Mudanças (Residenciais e Empresariais) e Concretagens. 

Atendimento presencial: Departamento de Gestão de Eventos (DGE) - Rua Bela Cintra, 385, 3º andar. 

Atendimento das 09h às12hs e das 13h às 16hs, por tempo indeterminado. 

Os documentos que deverão ser entregues junto com o formulário Solicitação para Autorização de Evento – SAE (link direciona para página externa)

Obrigatoriedade do uso de máscaras para solicitação do cadastro de Evento. 

Os eventos em nome de pessoa física deverão ser solicitados com antecedência de 5 dias úteis, para tempo hábil da emissão do boleto bancário que será fornecido no cadastramento e que deverá ser pago antes do início do evento.

 Acessar mais informações (link direciona para portal externo) 

Telefones para mais informações: (11) 3396-3597 | (11) 3396-2861 | (11) 3396-3591. 

Departamento de Transportes Públicos (DTP):

O atendimento presencial do DTP está suspenso até o dia 30 de abril de 2020, ou enquanto perdurar o estado de calamidade.

Todos os serviços das modalidades Táxi, Escolar, Carga a Frete, Motofrete e Fretamento que possuam prazo para renovação de cadastros e licenças terão seus vencimentos suspensos, podendo ser renovado após o período mencionado sem ônus de multa por atraso.

Durante o estado de calamidade poderão ser solicitadas informações através do telefone (11) 2796-3299, nos seguintes ramais:
- Divisão de Inspeção e Fiscalização: 706
- Divisão de Documentação e Cadastro: 819 / 830 / 831 / 833 e 834
- Divisão de Estudos, Projetos e Pesquisas: 816 / 820
- Divisão do Transporte Escolar / Programa de Transporte Escolar Gratuito: 839 e 621 

Ciclofaixas: reabertura prevista para 19/07.

São Paulo Transporte (SPTrans):

- Para bilhete único idoso, acesse o site da SPTrans.

Clique aqui para consultar os serviços que podem ser solicitados on-line.

Clique aqui para consultar os normativos da Secretaria Municipal de Transportes em relação à pandemia do Coronavírus/COVID-19 (link direciona para Portal da legislação municipal).  

TELECENTROS

A partir do dia 03/10 as seguintes unidades do Telecentro reabrirão aos sábados, das 9h00 às 13h00, para agendamento de atendimento:

Vivendo e Aprendendo

- Fórum dos Mutirões

- ACDEM

- ACDEM III - São Francisco

- Acessa Unas Lagoa

- Unas Mina

- São Joaquim

- Brasilândia B-3

- Acessa Criança Feliz.

A partir do dia 10/10 as seguintes unidades do Telecentro reabrirão aos sábados, das 9h00 às 13h00, para agendamento de atendimento:

- Dom Bosco I

- Dom Bosco II

- Aquarela - Parque Central

- SAMPAV

- Jardim Nova Vitória

- Aquarela - Guaianazes

- Reciclar

- Unibes

- CDC Parque Veredas

- Lar Ditoso

Criado em: 17/03/2020

Atualizado em: 15/01/2021

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