Informações sobre O que abre/fecha na cidade de São Paulo
CULTURA
Estão fechados por tempo indeterminado:
- Museus;
- Bibliotecas;
- Teatros;
- Centros culturais públicos municipais.
DESCOMPLICA SP
As Unidades do Descomplica SP estão realizando atendimento de todos os seus serviços somente por meio de agendamento.
Para agendar o atendimento:
Pelo telefone: Ligue 156 e selecione as opções 6-6-2.
Pela internet: Acesse o portal de agendamento do Descomplica SP.
Clique aqui para consultar os serviços que podem ser solicitados on-line.
DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Centros de Referência de Assistência Social (CRAS):
Os CRAS estão atendendo preferencialmente por agendamento para todos os seus serviços (não há garantia de atendimento para pessoas que não fizerem o agendamento).
Além disso, existe agora a possibilidade de atendimento telefônico. Os serviços abaixo devem ser agendados. Para agendar, clique no serviço desejado ou ligue 156.
- CadÚnico: novo cadastro - presencial (link direciona para portal de agendamento).
- CadÚnico: atualização de cadastro - presencial (link direciona para portal de agendamento).
- CadÚnico: atualização de cadastro - telefônico (link direciona para portal de agendamento).
- Atendimento Social - presencial (link direciona para portal de agendamento).
- Atendimento Social - telefônico (link direciona para portal de agendamento).
Centros de promoção da igualdade racial:
Atendimento presencial ocorrendo, conforme os horários abaixo:
- Centro de Referência da Zona Norte – Parque Edu Chaves
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
- Centro de Referência Zona Leste – Cidade Tiradentes
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
- CRPIR Oeste - Casa de Cultura do Butantã
Atendimento: terça a sexta-feira, das 10h às 16h.
- CRPIR Sul 1 - Casa De Cultura Campo Limpo - Nathalia Rosemburg
Atendimento: terça a sexta-feira, das 10h às 16h.
Atendimento para pessoas LGBTI:
Atendimento presencial ocorrendo, conforme os horários abaixo:
- Centro de Cidadania LGBTI Claudia Wonder (Zona Oeste)
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
- Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont (Zona Leste)
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 11h às 20h.
- Centro de Cidadania LGBTI Luana Barbosa dos Reis (Zona Norte)
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
- Centro de Cidadania LGBTI Edson Neris (Zona Sul)
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
- Centro de Referência da Diversidade
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.
Atendimento para pessoa idosa:
- Polo Cultural da Terceira Idade - José Lewgoy (Cambuci)
Atendimento presencial e telefônico suspensos.
Atendimento para imigrantes:
- Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI)
Atendimento presencial, com agendamento prévio através dos telefones +55 (11) 2361-3780 / +55 (11) 2361-5069, e-mail crai@sefras.org.br, ou Whatsapp +55 (11) 98555-0218.
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
CRAI Móvel
Atendimento itinerante em funcionamento. Para solicitar atendimento do CRAI Móvel na sua região ou bairro entre em contato através do e-mail crai@sefras.org.br ou por telefone +55 (11) 2361-3780 / +55 (11) 2361-5069.
Atendimento para mulheres:
- Todos os Centros de Referência da Mulher (CRMs) e Centros de Cidadania da Mulher (CCMs) funcionando com atendimento presencial, das 10h às 16h.
- Casa da Mulher Brasileira (R. Viêira Ravasco, 26 – Cambuci): Atendimento presencial 24h.
- Unidade Móvel de Atendimento (Ônibus Lilás): atendimento suspenso.
Ouvidoria de Direitos Humanos:
Atendimento presencial e telefônico (11 2833-4371)
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
Também é possível agendar o atendimento através da Central 156.
Núcleos de Direitos Humanos nas unidades do Descomplica SP:
Atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
Oficinas e cursos promovidos pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania:
Suspensos por tempo indeterminado.
Criança e Adolescente - Conselhos Tutelares:
Conselhos Tutelares em funcionamento, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Sábados, domingos e feriados em plantão por telefones celulares.
Clique aqui para consultar os endereços e telefones dos conselhos tutelares.
EDUCAÇÃO
Unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (escolas municipais):
Todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino estão fechadas desde o dia 23/03. As aulas presenciais serão retomadas a partir do dia 15 de fevereiro, em sistema de rodízio.
Centros Educacionais Unificados (CEUs):
Nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), desde 14/03 estão suspensas todas as atividades coletivas e eventos (isso inclui fechamento das piscinas e suspensão das atividades recreativas). Durante todo o mês de janeiro, há aulas presenciais de reforço em Português e Matemática nos CEUs, apenas para os estudantes da Rede Municipal de Ensino que fizeram a inscrição prévia.
FAZENDA
O atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda da Prefeitura de São Paulo ao público é prestado pelo(a):
1) CAF – Centro de Atendimento da Fazenda
- Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Exceto feriados e pontos facultativos;
- Obrigatório agendamento eletrônico prévio (link direciona para portal externo);
- O uso de máscara é obrigatório durante a permanência no órgão;
- Localização: Praça do Patriarca, nº 69. Centro. São Paulo – SP.
HABITAÇÃO
As praças de atendimento da COHAB-SP estão funcionando em horário normal, de segunda-feira à sexta-feira das 10h às 16h, com agendamento prévio através do site (link direciona para portal externo).
A Central de Habitação (Av. São João, 299 - térreo), da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), está temporariamente fechada.
O atendimento está sendo realizado por telefone:
DTS-LESTE: 3322-4530/3322-4534
DTS-NORTE: 3322-4563/3322-4562
DTS-SUL: 3322-4536/3322-4541
DTS-CENTRO: 3322-4553/3322-4555
DTS-SUDESTE: 3322-4512/3322-4513
DTS-EXTREMO-SUL: 3322-4550/3322-4552
MEIO AMBIENTE
O atendimento presencial na sede da Secretaria do Verde e Meio Ambiente está acontecendo através de agendamento por email (svma@prefeitura.sp.gov.br) ou telefone (5187-0333).
O serviço de entrega de mudas dos Viveiros Municipais está suspenso.
As aulas presenciais da UMAPAZ - Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz estão suspensas.
Funcionamento dos parques
Programação Regular:
Parques naturais:
Jaceguava: Segundas-feiras, sábados, domingos e feriados das 08h às 17h.
Itaim: Terças-feiras, sábados, domingos e feriados das 08h às 17h.
Fazenda do Carmo: Terças-feiras das 08 às 17h. Fechado aos fins de semana e feriados.
Varginha: Quartas-feiras, sábados, domingos e feriados das 08h às 17h.
Bororé: Quintas-feiras, sábados, domingos e feriados das 08h às 17h.
Distanciamento mínimo de 2 metros e uso de máscara obrigatório.
Disponibilidade de álcool em gel 70% para higienização das mãos.
Nos sanitários abertos, disponibilidade de sabão líquido para lavar as mãos.
Aumento da limpeza nos sanitários abertos.
Dúvidas e informações sobre parques
Para dúvidas, sugestões, críticas e elogios, você pode encaminhar um e-mail para: svmacgpabi@prefeitura.sp.gov.br
Mediante agendamento (somente para pesquisadores):
Natural Cratera da Colônia, Quississana, Reserva do Morumbi, Ecológico de Campo Cerrado Alfred Ústeri, Savoy, Altos da Baronesa
Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMACas): o atendimento está ocorrendo no Centro de Manejo no Parque Anhanguera. O atendimento presencial no Parque Ibirapuera está suspenso.
Antes de encaminhar um animal ao centro de manejo, entre em contato por WhatsApp no número (11) 96715-5424 para receber orientações dos biólogos e veterinários sobre:
- Qual unidade de atendimento receberá o animal;
- Como prestar os primeiros cuidados;
- Qual a melhor forma de transportá-lo ou;
- Se será necessário solicitar uma viatura para o serviço de resgate da GCM Ambiental.
Observações
Estão sendo recebidos animais silvestres em casos de urgência/emergência e apreensões, somente aquelas realizadas pela GCM Ambiental em caráter de urgência. As vistorias e trabalhos a campo foram suspensos por tempo indeterminado.
OUVIDORIA GERAL DO MUNICÍPIO
O atendimento da OGM - Ouvidoria Geral do Município está disponível:
1. Pelas unidades do Descomplica SP, com o agendamento pelo telefone 156 no horário das 10h às 16h. Conheça todas as unidades para usar o serviço mais perto de sua casa.
ATENÇÃO: O atendimento presencial que ocorria na Rua Dr. Falcão, nº 69 - Centro foi direcionado, em consenso com a Ouvidoria de Direitos Humanos, para as unidades do Descomplica.
2. Pelo Portal SP156, através do tema "Ouvidoria Geral do Município".
3. Pelos endereços eletrônicos:
denunciaogm@prefeitura.sp.gov.br;
gabinete.ogm@prefeitura.sp.gov.br
4. Pelo telefone 156, digitando a opção 5.
PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
Atendimento presencial de segunda a sexta-feira das 10hs às 16hs, na Rua Maria Paula, 136, mediante agendamento por meio da solicitação do serviço "Dívida Ativa - solicitar triagem de agendamento".
Você pode agendar pelo portal ou ligando na Central Telefônica SP 156 (disque 156).
Clique aqui para consultar os serviços que podem ser solicitados on-line.
SAÚDE
Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA):
Para os demais serviços a praça de atendimento da COVISA terá seu atendimento suspenso a partir de 24/03.
A Praça de Atendimento da Divisão de Vigilância de Zoonoses - DVZ (Rua Santa Eulália, 86) segue atendendo presencialmente os seguintes serviços:
- Vacinação contra raiva em cães e gatos no posto fixo da DVZ;
- Avaliações cães e gatos para eutanásia serviço realizado pelo médico veterinário do plantão;
- Avaliações de cães e gatos com suspeita ou confirmação de zoonoses, serviço realizado pelos médicos veterinários do núcleo de vigilância e plantão;
- Atendimento para adoção de animais (cães, gatos e animais de interesse econômico), mediante agendamento prévio (acesse mais informações aqui).
- Abertura de solicitação de castração em clínica conveniada a PMSP, via portal SP156.
- A partir do dia 06/07/20 foi iniciado o atendimento presencial mediante agendamento prévio pelo e-mail (agendamentozoonoses@prefeitura.sp.gov.br), dos seguintes do serviços: de RGA, abertura de novos, alterações de dados cadastrais e transferência de propriedade; e segunda via de termos de castração.
Consulte na página da COVISA informações sobre os serviços que serão atendidos por e-mail.
Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM):
As marcações pela Central 156 continuam suspensas.
As consultas de retorno já agendadas estão sendo remarcadas para datas futuras (prévia agosto e setembro).
Nos ambulatórios só ocorrem as consultas de Oncologia, Hematologia, Psiquiatria e Hemodiálise.
Para dúvidas, ligue para 3397-8000.
Ouvidoria SUS:
O atendimento presencial realizado pela Rede de Ouvidorias SUS do Município de São Paulo está suspenso a partir de 17/03/2020 (terça-feira), por tempo indeterminado.
Núcleo de atendimento ao profissional de saúde (NAPS):
Atendimento presencial suspenso. O atendimento ainda poderá ser realizado por meio dos seguintes canais:
- e-mail: napssms@prefeitura.sp.gov.br
- Telefônico:
3397-2576;
3397-2570;
3397-2571;
3397-2572;
3397-2573;
3397-2574;
3397-2575.
SEGURANÇA URBANA
Juntas do Serviço Militar:
Funcionamento das 10h às 15h.
Clique aqui para consultar os endereços das Juntas do Serviço Militar.
SUBPREFEITURAS
As seguintes praças de atendimento:
Aricanduva;
Casa Verde;
Cidade Ademar;
Cidade Tiradentes;
Ermelino Matarazzo;
Freguesia/Brasilandia;
Guaianases;
Ipiranga;
Itaquera;
M'Boi Mirim;
Jaçanã/Tremembé;
Lapa;
Parelheiros;
Perus;
Pinheiros;
Santo Amaro;
Sapopemba;
Sé;
Vila Mariana;
Vila Maria/Guilherme;
Vila Prudente;
Mooca;
Itaim Paulista;
Estão realizando atendimento presencial mediante agendamento somente para os seguintes serviços:
- Desbloqueio de Senha WEB (Pessoa Física e MEI);
- Validação de Inscrição de CCM (Pessoa Física);
- Recebimento de Protocolo de Atualização Cadastral de IPTU;
- Autuação de Processos em geral.
O atendimento ocorre das 10 às 16h e só é possível agendar um atendimento/serviço por pessoa. Para agendar, ligue 156 e digite as opções 6-6 no menu ou acesse o portal de agendamento (link direciona para portal externo).
Conforme determinação da portaria 44/SMSUB/2020, as Praças de Atendimento foram autorizadas a retomar as atividades.
Os serviços abaixo devem ser realizados de forma eletrônica no site da Secretaria Municipal da Fazenda:
- Segunda via da taxa de lixo
- Emissão de segunda via de notificação de lançamento de IPTU
- Certidão de IPTU
- Emissão de parcelas de IPTU
- Emissão de DASP para pagamento de TFE, TFA e ISS
Acordos de dívida ativa devem ser solucionados pelo Portal da Dívida ativa.
Clique aqui para consultar os serviços que podem ser solicitados on-line.
TRABALHO
As unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura (CATe) disponibilizam os seguintes serviços:
- Habilitação do seguro desemprego
- Formalização de MEI
O Atendimento para os serviços acima acontecerá apenas mediante agendamento realizado eletronicamente ou pela Central telefônica SP156. Clique aqui para agendar.
Para se candidatar a uma vaga de emprego, inscreva-se aqui (link direciona para portal externo). Caso seu currículo seja pré-selecionado, você poderá ser convidado a participar de uma entrevista presencial.
As unidades disponíveis para os serviços acima são: Brasilândia, Butantã, Interlagos, Itaquera, Sapopemba, Cidade Tiradentes, Cidade Ademar, Jaçanã, Perus, São Miguel, Lapa, Penha, Central, Jaraguá, Vila Prudente, Santo Amaro, Parelheiros e Guaianases.
O Programa Banco de Alimentos segue funcionando normalmente.
Pontos de Atendimento da Ade Sampa que estão realizando atendimento presencial mediante agendamento pelo 156:
- CATe Interlagos, Central e Jaraguá
- Descomplica: Butantã, Campo Limpo, Capela do Socorro, Jabaquara, Penha, Santana/Tucuruvi, São Mateus e São Miguel.
- Subprefeituras: Brasilândia, Cidade Ademar, Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, Itaquera, Jaçanã, Lapa, Perus, Sapopemba, Vila Prudente, Vila Maria, Pirituba, Guaianazes, Parelheiros, Santo Amaro.
Teia (equipamentos de cotrabalho públicos):
- Teia Jardim Edite
Funcionamento de seg a sex, das 10h às 14h através de agendamento (link direciona para portal externo).
Endereço: Rua Charles Coulomb, 120.
- Teia Santo Amaro
Funcionamento de seg a sex, das 10h às 14h através de agendamento (link direciona para portal externo).
Endereço: Praça Salim Farah Maluf, s/n (Centro de Cidadania da Mulher).
- Teia Parelheiros
Funcionamento de seg a sex das 09h às 13h através de agendamento (link direciona para portal externo).
Endereço: Estrada da Colonia (Parque Nascentes do Ribeirão Colonia).
- Teia Heliópolis - aberto a partir de 23/11/2020.
Funcionamento de seg a sex das 10h às 14h através de agendamento (link direciona para portal externo).
Endereço: Estr. das Lágrimas, 2385 (CEU Heliópolis).
- Teia Cidade Tiradentes
Funcionamento de seg a sex, das 10h as 14h através de agendamento (link direciona para portal externo).
Endereço: R Inácio Monteiro, 6900 (Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes).
- Teia Taipas
Funcionamento de seg a sex, das 10h às 15h através de agendamento pelo whatsapp 011 974285893 e pelo e-mail teiataipas@gmail.com.
Endereço: R Diógenes Dourado, 101 (Biblioteca Érico Veríssimo).
- Teia Centro - Atendimento suspenso.
Endereço: R Dr. Braulio Gomes, 125 (Hemeroteca Mário de Andrade)
- Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes - CFCCT já retomou as atividades.
- Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti já retomou as atividades.
- Curso Auxiliar Administrativo do Programa FOCO, na modalidade de ensino híbrido está sendo ministrado normalmente.
- Programa Mãos e Mentes Paulistanas (credenciamento suspenso);
- Centros de Referência em segurança Alimentar e Nutricional - Cresans com atendimento suspenso.
*Para informações ao Empreendedor (MEI), ligue para o atendimento telefônico da ADESAMPA: 42102668
TRÂNSITO E TRANSPORTE
ATENÇÃO: Devido à pandemia do novo coronavírus, o posto de atendimento do DSV/CET localizado na unidade do DETRAN Armênia (Av. do Estado, 900) não está em funcionamento. Consulte outras unidades de atendimento ou canais telefônicos e virtuais disponibilizados nas Cartas de Serviço.
ATENDE:
Até o dia 10/05/20, aos domingos, a operação da Central de Atendimento se dará somente até às 17h.
CET e DSV:
- Indicação de Condutor: via CORREIO (Rua Sumidouro,740 Pinheiros – São Paulo/SP - CEP 05428-900), ou DSV DIGITAL.
- Defesa de Autuação: via CORREIO (Rua Sumidouro,740 Pinheiros – São Paulo/SP - CEP 05428-900), ou DSV DIGITAL.
- Recursos de Multa (primeira e segunda instância): Exclusivamente via CORREIO (Rua Sumidouro,740 Pinheiros – São Paulo/SP - CEP 05428-900).
- Liberação de Veículo Guinchado: A partir de 23/3, será feita exclusivamente na sede do DSV - Rua Sumidouro, 740 - Pinheiros.
- Requerimento para Solicitação de Advertência por Escrito A partir de 23/3, será feita exclusivamente na sede do DSV - rua Sumidouro, 740 - Pinheiros.
ATENÇÃO: CORREIOS - As atividades dos CORREIOS não estão suspensas – (DECRETO Nº 59.298, DE 23 DE MARÇO DE 2020).
- Cursos e atendimento presencial do CETET estão suspensos. Os inscritos para os cursos para profissionais de motofrete, formação e atualização, que seriam realizados a partir de março acompanhar as informações na página da CET.
O atendimento presencial do CETET também está suspenso.
Eventos - A CET está recebendo apenas as solicitações para eventos relacionados a Mudanças (Residenciais e Empresariais) e Concretagens.
Atendimento presencial: Departamento de Gestão de Eventos (DGE) - Rua Bela Cintra, 385, 3º andar.
Atendimento das 09h às12hs e das 13h às 16hs, por tempo indeterminado.
Os documentos que deverão ser entregues junto com o formulário Solicitação para Autorização de Evento – SAE (link direciona para página externa).
Obrigatoriedade do uso de máscaras para solicitação do cadastro de Evento.
Os eventos em nome de pessoa física deverão ser solicitados com antecedência de 5 dias úteis, para tempo hábil da emissão do boleto bancário que será fornecido no cadastramento e que deverá ser pago antes do início do evento.
Acessar mais informações (link direciona para portal externo)
Telefones para mais informações: (11) 3396-3597 | (11) 3396-2861 | (11) 3396-3591.
Departamento de Transportes Públicos (DTP):
O atendimento presencial do DTP está suspenso até o dia 30 de abril de 2020, ou enquanto perdurar o estado de calamidade.
Todos os serviços das modalidades Táxi, Escolar, Carga a Frete, Motofrete e Fretamento que possuam prazo para renovação de cadastros e licenças terão seus vencimentos suspensos, podendo ser renovado após o período mencionado sem ônus de multa por atraso.
Durante o estado de calamidade poderão ser solicitadas informações através do telefone (11) 2796-3299, nos seguintes ramais:
- Divisão de Inspeção e Fiscalização: 706
- Divisão de Documentação e Cadastro: 819 / 830 / 831 / 833 e 834
- Divisão de Estudos, Projetos e Pesquisas: 816 / 820
- Divisão do Transporte Escolar / Programa de Transporte Escolar Gratuito: 839 e 621
Ciclofaixas: reabertura prevista para 19/07.
São Paulo Transporte (SPTrans):
- Para bilhete único idoso, acesse o site da SPTrans.
- Clique aqui para consultar os serviços que podem ser solicitados on-line.
TELECENTROS
A partir do dia 03/10 as seguintes unidades do Telecentro reabrirão aos sábados, das 9h00 às 13h00, para agendamento de atendimento:
- Vivendo e Aprendendo
- Fórum dos Mutirões
- ACDEM
- ACDEM III - São Francisco
- Acessa Unas Lagoa
- Unas Mina
- São Joaquim
- Brasilândia B-3
- Acessa Criança Feliz.
A partir do dia 10/10 as seguintes unidades do Telecentro reabrirão aos sábados, das 9h00 às 13h00, para agendamento de atendimento:
- Dom Bosco I
- Dom Bosco II
- Aquarela - Parque Central
- SAMPAV
- Jardim Nova Vitória
- Aquarela - Guaianazes
- Reciclar
- Unibes
- CDC Parque Veredas
- Lar Ditoso
Criado em: 17/03/2020
Atualizado em: 15/01/2021
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