Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda
Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Informações sobre O que abre/fecha na cidade de São Paulo

A cidade de São Paulo está classificada na Fase de transição do Plano São Paulo de combate à COVID-19. Acesse o Portal do Plano São Paulo para informações sobre estabelecimentos comerciais e serviços permitidos nessa fase.

Saiba aqui como denunciar estabelecimentos que não seguem as regras de funcionamento durante a pandemia.

 

FUNCIONAMENTO DO ATENDIMENTO PRESENCIAL DA PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO

 

CULTURA

Atividades culturais estão permitidas entre 06h00 e 21h00.

DESCOMPLICA SP
Todas as unidades estão fechadas. Os atendimentos agendados foram cancelados.
Clique aqui para consultar os serviços que podem ser solicitados on-line.

DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Centros de Referência de Assistência Social (CRAS):
Os CRAS estão atendendo por agendamento para todos os seus serviços, das 08h às 18h.
Ligue 156 ou clique aqui para agendar o seu atendimento.

É possível agendar atendimento telefônico para os serviços abaixo. Para agendar, clique no serviço desejado ou ligue 156.
- CadÚnico: novo cadastro - presencial (link direciona para portal de agendamento).
- CadÚnico: atualização de cadastro - presencial (link direciona para portal de agendamento).
- Atendimento Social - telefônico (link direciona para portal de agendamento).
Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centros POP:
Os CREAS e Centros POP estão atendendo das 10h às 16h, sem necessidade de agendamento prévio.
CREASClique aqui para consultar os endereços e contatos dos CREAS (link direciona para portal externo).
Centros POPClique aqui para consultar os endereços e contatos dos Centros POP (link direciona para portal externo).
Rede da Proteção Social Básica:
Todos os serviços da rede de Proteção Social Básica (Centros para Criança e Adolescente (CCA), Centros para Juventude (CJ), Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP), Centros de Convivência Intergeracional (CCInter), Circos Sociais, Núcleos de Convivência para Idosos (NCI), Centro de Referência da Cidadania do Idoso (CRECI), Serviços de Assistência Social às Famílias (SASF), Serviço de Alimentação Domiciliar para Pessoa Idosa e Restaurante Escola) estão com atividades presenciais suspensas.
Rede da Proteção Social Especial:
Os serviços da Proteção Social Especial de Média Complexidade das tipologias Núcleo de Proteção Jurídico-Social e Apoio Psicológico (NPJ), Centro Dia do Idoso (CDI), Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua e Serviço Especializado de Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua (SEAS) mantêm seu funcionamento regular. Os demais serviços da Proteção Social Especial de Média Complexidade estão com atividades presenciais suspensas.
Os serviços da Proteção Social Especial de Alta Complexidade - Centros de Acolhida às Pessoas em Situação de Rua, Centros de Acolhida Especiais, Repúblicas, Centros de Acolhida para Mulheres em Situação de Violência, Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes, Casas Lares, Instituições de Longa Permanência para Idosos e Residências Inclusivas - mantêm seu funcionamento regular.
Ouvidoria de Direitos Humanos:
Atendimento telefônico (11 2833-4371)
Centros de Promoção da Igualdade Racial:
Clique aqui para acessar informações sobre o funcionamento dos Centros de Promoção da Igualdade Racial (link direciona para portal externo).
Atendimento para pessoas LGBTI:
Clique aqui para consultar os endereços e horários de funcionamento dos Centros de Cidadania LGBTI (link direciona para portal externo). Os pedidos de atendimento devem, sempre que possível, ser agendados previamente por meio dos telefones de cada unidade.
As agendas das Unidades Móveis de Cidadania LGBTI estão suspensas. 
Atendimento para pessoa idosa:
Polo Cultural da Terceira Idade - José Lewgoy (Cambuci): Atendimento presencial e telefônico suspensos.
Atendimento para imigrantes:
Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI)
Atendimento presencial, mediante agendamento prévio através dos contatos:
Telefones: +55 (11) 2361-3780 / +55 (11) 2361-5069
E-mail: crai@sefras.org.br
Whatsapp: +55 (11) 98555-0218
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
Rua Major Diogo, 834, Bela Vista (clique aqui para ver no mapa).
Atendimento para mulheres:
Casa da Mulher Brasileira
R. Viêira Ravasco, 26 – Cambuci (clique aqui para ver no mapa)
Telefone: 3275-8000
Atendimento presencial e telefônico 24h.
Todos os Centros de Referência da Mulher (CRMs) e Centros de Cidadania da Mulher (CCMs) estão funcionando com atendimento presencial, das 10h às 16h.
Clique aqui para consultar os endereços dos Centros de Referência da Mulher (CRMs) (link direciona para o portal da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania).
Postos Avançados de Apoio à Mulher:
Estação Santa Cecília (Linha 3 Vermelha do Metrô) – clique aqui para ver no mapa;

Estação da Luz (Linha 1 Azul do Metrô) – clique aqui para ver no mapa;
Terminal de Ônibus Sacomã – Zona Sul – clique aqui para ver no mapa.
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Unidade Móvel de Atendimento (Ônibus Lilás): atendimento suspenso.

Divisão de Localização Familiar e Desaparecidos:

Plantão de Atendimento através do WhatsApp (11) 97549-9770.

Ouvidoria de Direitos Humanos:

Atendimento mediante agendamento, que pode ser realizado de segunda a sexta-feira pelo telefone 3104-0701.

Também é possível agendar o atendimento através da Central Telefônica 156, disponível 24h.

Oficinas e cursos promovidos pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania:

Suspensos por tempo indeterminado.

Criança e Adolescente - Conselhos Tutelares:
Conselhos Tutelares podem ser acionados por meio de plantão telefônico. Clique aqui para consultar os telefones do Conselho Tutelar da sua região.

 

EDUCAÇÃO
Unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino (escolas municipais):
As aulas presenciais serão retomadas no dia 12 de abril.
Clique aqui para mais informações sobre a volta às aulas presenciais.
Clique aqui para consultar os normativos da Secretaria Municipal de Educação (SME) em relação à pandemia da COVID-19 (link direciona para Portal da legislação municipal).

 

FINANÇAS
Todo o atendimento da Secretaria da Fazenda está sendo feito pelo Portal 156.
Clique aqui para consultar os serviços da Secretaria da Fazenda que podem ser solicitados on-line.

HABITAÇÃO
As praças de atendimento da COHAB-SP estão fechadas.
O atendimento está sendo realizado por telefone:
DTS-LESTE: 3322-4530/3322-4534
DTS-NORTE: 3322-4563/3322-4562
DTS-SUL: 3322-4536/3322-4541
DTS-CENTRO: 3322-4553/3322-4555
DTS-SUDESTE: 3322-4512/3322-4513
DTS-EXTREMO-SUL: 3322-4550/3322-4552

MEIO AMBIENTE
O atendimento presencial na sede da Secretaria do Verde e Meio Ambiente está suspenso.
Parques municipais:
Os parques municipais estão abertos e funcionam das 06h00 às 18h00.
Dúvidas e informações sobre parques:
Para dúvidas, sugestões, críticas e elogios, você pode encaminhar um e-mail para: svmacgpabi@prefeitura.sp.gov.br
Fauna - centro de manejo e conservação de animais silvestres (CEMACAS):
O atendimento da Divisão de Fauna Silvestre atenderá em casos de urgência e emergência (animais lesionados ou acidentados). Entre em contato via telefone (11) 3885-6669 ou WhatsApp (11) 96715-5424.
Em casos de entrega voluntária de animais que estejam saudáveis, deverá ser realizado um agendamento prévio pelos números acima, evitando aglomeração de pessoas no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres.
Viveiros municipais:
A entrega de mudas dos Viveiros Municipais e o atendimento presencial estão suspensos.
UMAPAZ:
As aulas presenciais da UMAPAZ - Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz estão suspensas. 
Arborização urbana:
Para dúvidas sobre tramitação de Processos de solicitação de autorização de corte de árvores, envie um e-mail para
vegetacaosignificativa@prefeitura.sp.gov.br.
As pessoas que desejam o plantio de árvores nas calçadas ou passeios públicos em frente ao seu imóvel podem realizar gratuitamente uma solicitação neste link. 

OUVIDORIA GERAL DO MUNICÍPIO
O atendimento da OGM - Ouvidoria Geral do Município está disponível:
- Pelo Portal SP156, através dos links abaixo:
Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município;
Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;
Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;
Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.
- Pelos endereços eletrônicos:
ogm@prefeitura.sp.gov.br
denunciaogm@prefeitura.sp.gov.br
gabinete.ogm@prefeitura.sp.gov.br
- Pelo telefone 156, digitando a opção 5.
Pedidos de informação podem ser realizados pelo e-sic (clique aqui).

 

PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
Atendimento presencial suspenso. Para assuntos de Dívida Ativa, acesse "Dívida Ativa - solicitar triagem de agendamento".
Clique aqui para consultar os serviços que podem ser solicitados on-line pelo Portal SP156.
Consultas de débitos, pagamentos à vista, parcelamentos e emissão de parcela de acordo devem ser realizados pelo portal da dívida ativa (clique aqui).

 

SAÚDE
COSAP – Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico:
Estão suspensos:
- O atendimento presencial para adoção de animais (cães, gatos e animais de fazenda). Faça o pedido de adoção de cães e gatos pela Prefeitura através do Portal SP 156 (clique aqui para acessar), ou Faça o pedido de adoção de animais de fazenda pela Prefeitura através do Portal SP 156 (clique aqui para acessar);
- O serviço de castração de cães e gatos, por meio dos castramóveis e mutirões em escolas. Faça o pedido de castração de cães e gatos em clínicas contratadas pela Prefeitura através do Portal SP 156 (clique aqui para acessar).

Seguem funcionando:
- Hospital veterinário público (somente para urgências e emergências - veja abaixo como é definida uma urgência ou emergência):

    - Atendimento de urgência: SEM RISCO DE MORTE IMINENTE, mas, que se não for tratada, pode evoluir para um quadro mais grave.
    - Atendimento de emergência: é tudo que implica RISCO IMINENTE DE MORTE, que deve ser tratado nos primeiros momentos após sua constatação.
Os Hospitais Veterinários Públicos estão oferecendo o serviço de teletriagem (triagem do animal feita à distância). Solicite através do e-mail faleconosco@anclivepa-sp.com.br
Atenção: a teletriagem não equivale a uma consulta veterinária.

Ouvidoria SUS
Canais para registro:
- Eletrônico:
Portal Ouvidor SUS.
- Telefônico:
Central telefônica SP 156 (Central 156 > opção 5 > opção 1).
Clique aqui para consultar os normativos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em relação à pandemia da COVID-19 (link direciona para Portal da legislação municipal).  

 

SPOBRAS
Os serviços da SPObras podem ser solicitados ligando 156 ou pelo Portal SP156, através dos links:
Ponto de ônibus – Solicitar manutenção, conserto e/ou limpeza de equipamento existente;
Ponto de ônibus – Solicitar reinstalação e/ou substituição de modelo antigo (madeira ou tubo) por modelo novo (totem metálico);
Reparo e manutenção de relógios de rua.

 

SUBPREFEITURAS
Todas as Praças de Atendimento das Subprefeituras estão fechadas.
Clique aqui para consultar os serviços que podem ser solicitados on-line pelo Portal SP156. 

 

TRABALHO
As unidades Central e Interlagos, do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura (CATe) estão realizando atendimento presencial exclusivamente para Seguro Desemprego, mediante agendamento prévio. Para realizar um agendamento, ligue 156 ou clique aqui (link direciona para portal externo). As demais unidades do CATe permanecem fechadas.

Para se candidatar a uma vaga de emprego, inscreva-se aqui (link direciona para portal externo)
. Caso seu currículo seja pré-selecionado, você poderá ser convidado a participar de uma entrevista presencial.
O Programa Banco de Alimentos segue funcionando normalmente. 
*Para informações ao Empreendedor (MEI), ligue para o atendimento telefônico da ADESAMPA: 42102668

 

TRÂNSITO E TRANSPORTE
SPTrans:
- O Posto Central de Atendimento (Rua Boa Vista, centro de São Paulo) está fechado.
- Os locais que realizam atendimento sobre o benefício de gratuidades a Idosos, Pessoas com Deficiência, Gestantes e Obesos, localizados nas subprefeituras e unidades do Descomplica SP, também estão fechados. Inscrições e alterações cadastrais do ATENDE podem ser solicitadas pelos canais digitais: site da SPTrans e e-mail atende@sptrans.com.br
- Os postos de atendimento aos usuários Comum, Vale-Transporte, Estudante e Professor localizados nos terminais de ônibus e estações de transferência estão funcionando de segunda a segunda-feira das 6h às 19h.
- O Posto Jabaquara, localizado na estação do Metrô, continuará funcionando no horário das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, enquanto os postos Santana e Augusta seguem funcionando de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
- Estudantes: Emissão de 1ª e 2ª via do Bilhete Único: Os estudantes devem comparecer aos Postos de Atendimento, que funcionam todos os dias, das 06h às 19h.
- Idosos: Emissão de cartões suspensos: Os idosos podem apresentar um documento oficial com foto e desembarcar pela porta dianteira. 
- Pessoa com Deficiência: A SPTrans continuará emitindo e encaminhando via Correios. Poderão ocorrer atrasos na entrega.
Clique aqui para acessar os serviços online da SPTrans.
- Para bilhete único idoso, acesse o site da SPTrans.

 

CET e DSV:
- O posto de atendimento do DSV/CET localizado na unidade do DETRAN Armênia (Av. do Estado, 900) está fechado.
- Indicação de Condutor: via CORREIO (Rua Sumidouro,740 Pinheiros – CEP 05428-900), ou DSV DIGITAL.
- Defesa de Autuação: via CORREIO (Caixa Postal 25920 - CEP 05513-970), ou DSV DIGITAL.
- Recursos de Multa (primeira e segunda instância): Exclusivamente via CORREIO (Caixa Postal 25.987. CEP 05513-970).
- Liberação de Veículo Guinchado: Excepcionalmente por agendamento através dos telefones (11) 2650-4883 ou (11) 2650-4887. Não haverá atendimento sem agendamento.   Os telefones mencionados tratam exclusivamente para agendamento para recuperação de veículos guinchados pela CET, não serão tratados assuntos diversos.
Requerimento para Solicitação de Advertência por Escrito: exclusivamente por correspondência para a Caixa Postal nº 25.930, CEP: 05513-970.
- Cursos e atendimento presencial do CETET estão suspensos. Os inscritos para os cursos para profissionais de motofrete, formação e atualização, que seriam realizados a partir de março devem acompanhar as informações na página da CET.
O atendimento presencial do CETET também está suspenso.
Eventos:  O atendimento presencial está suspenso ao público para cadastros de eventos. A CET está recebendo apenas as solicitações para eventos relacionados a Mudanças (Residenciais e Empresariais), Patolagens de guindastes e demais nesta categoria e Concretagens, exclusivamente através do e-mail: dge.cadastro@cetsp.com.br. Não serão tratados ou respondidos e-mails de assuntos diversos, somente os relacionados aos eventos mencionados acima.
Acesse mais informações (link direciona para portal externo)
Telefones para mais informações: (11) 3396-3597 | (11) 3396-2861 | (11) 3396-3591.
- Veículos superdimensionados (Transporte de Carga Indivisível e Superdimensionadas): Está suspensa a emissão e retirada de Autorização Especial de Transporte (AET) na Gerência de transportes Especiais na Rua sumidouro. A solicitação de AET emergencial deverá ser realizada, excepcionalmente, através do e-mail: carlosfj@cetsp.com.br  (Está suspensa a solicitação através do SUAE). Não serão tratados ou respondidos e-mails de assuntos diversos, somente os relacionados à autorização especial mencionada acima. 
Departamento de Transportes Públicos (DTP):
O atendimento presencial do DTP está suspenso.
Todos os serviços das modalidades Táxi, Escolar, Carga a Frete, Motofrete e Fretamento que possuam prazo para renovação de cadastros e licenças terão seus vencimentos suspensos, podendo ser renovados após o período mencionado sem ônus de multa por atraso.
Poderão ser solicitadas informações através do telefone (11) 2796-3299, nos seguintes ramais:
- Divisão de Inspeção e Fiscalização: 706
- Divisão de Documentação e Cadastro: 819 / 830 / 831 / 833 e 834
- Divisão de Estudos, Projetos e Pesquisas: 816 / 820
- Divisão do Transporte Escolar / Programa de Transporte Escolar Gratuito: 839 e 621 
Clique aqui para consultar os serviços que podem ser solicitados on-line pelo Portal SP156.
Clique aqui para consultar os normativos da Secretaria Municipal de Transportes em relação à pandemia do Coronavírus/COVID-19 (link direciona para Portal da legislação municipal). 

 

TELECENTROS E FABLABS
Todas as unidades do Telecentro e FabLabs estão fechadas. 

Acesse aqui os normativos municipais oficiais (portarias, decretos, leis) sobre as medidas de contenção à pandemia do Coronavírus/COVID-19. (link direciona para Portal da legislação municipal).
- Acesse o Portal do Plano São Paulo para informações sobre serviços e estabelecimentos permitidos.
- Saiba aqui como denunciar estabelecimentos que não seguem as regras de funcionamento durante a pandemia.
- Acesse aqui informações sobre a vacinação contra a COVID-19 na cidade de São Paulo.

Criado em: 17/03/2020

Atualizado em: 28/05/2021

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