Não é possível carregar informações de navegação.
Brasão da cidade de São Paulo a esquerda e com os dizeres Cidade de São Paulo a direita
A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda A palavra SP156 em um quadrado de fundo amarelo a direita e Portal de Atendimento prefeitura de São Paulo a esquerda

Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Carga Frete - Solicitar renovação de alvará

O QUE É 

É a solicitação para renovação de licença de Carga Frete. 

 QUANDO SOLICITAR  

A partir de 30 dias antes do vencimento.       

PÚBLICO ALVO 

Pessoas que tenham licença ativa de Carga Frete, Condutax dentro do prazo de validade e vistoria aprovada.      

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES 

Documentos a serem apresentados:

- Guia DAMSP de Renovação paga - original; 

- Vistoria Aprovada - original; 

- Comprovante de multas pagas (caso o veículo possua multas pendentes e vencidas) - original; 

- Carteira de Habilitação Nacional (CNH) - cópia simples (necessário apenas para solicitações presenciais);

- Documento a ser renovado - original (necessário apenas para solicitações presenciais). 

PRAZO MÁXIMO  

25 dias. 

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

R$ 75,30 

 CANAIS PARA SOLICITAR

 Eletrônico: 

 - Portal de Atendimento SP 156. 

 Presencial: 

Praça de atendimento do Departamento de Transporte Público (DTP) - Rua Joaquim Carlos, 655 - Pari (clique aqui para ver no mapa - link direciona para portal externo). Horário de atendimento de segunda à sexta das 08h às 17h; 

PRINCIPAIS ETAPAS 

Eletrônico:

1) Acessar o Portal de Atendimento SP156, usando preferencialmente o navegador Chrome; 

2) Separar os documentos necessários para inserir no formulário; 

3) Digitar o login e senha do portal SP156 para acessar o formulário de solicitação; 

4) Preencher o formulário com as informações obrigatórias e anexar os documentos exigidos; 

5) A sua solicitação será registrada e encaminhada à equipe responsável pelo cadastro de licença de Carga frete; 

6) Você pode acompanhar sua solicitação por meio de seu número de protocolo pelo Portal de Atendimento SP156 na aba Minhas Solicitações;  

7) A equipe fará  uma análise da solicitação será realizada e depois envia um boleto de pagamento da taxa de cadastro; 

8) Você receberá o boleto para pagamento e deverá anexar o recibo de pagamento em seu número de protocolo Portal de Atendimento SP156.  

Presencial:

1) Agendar atendimento no site Prefeitura do Município de São Paulo (link direciona para portal externo)

2) Comparecer no local de atendimento e apresentar todos os documentos originais; 

3) Será entregue uma guia DAMSP para pagamento caso todos os documentos estejam corretos; 

4) Retornar ao guichê de atendimento com a guia DAMSP paga; 

5) Aguardar no setor de Retirada de Documentos para receber o condumoto renovado. 

LEGISLAÇÃO 

Lei 7.329 – julho/1969 - Artigo 63 (link direciona para portal externo) 

 OBSERVAÇÕES 

 - Atualmente devido à pandemia, não pedimos as duas fotos. 

 ÓRGÃO RESPONSÁVEL 

Departamento de Transporte Público (DTP) 
Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMT) 

MANIFESTAÇÕES SOBRE O SERVIÇO 

Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):  

Fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município (link direciona para portal externo)

Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município (link direciona para portal externo) 

Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município (link direciona para portal externo);

Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município (link direciona para portal externo)

Criado em: 22/08/2022

Atualizado em: 18/03/2024

Veja as principais dúvidas sobre o Portal SP156

SAIBA MAIS

Outros canais de atendimento da prefeitura de São Paulo

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão

SAIBA MAIS

Faça um elogio, sugestão, denúncia ou reclame de serviços que não foram atendidos

SAIBA MAIS