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Portal de Atendimento
Prefeitura de São Paulo

Lixeiras públicas - solicitar instalação, manutenção ou limpeza

O QUE É 

É a solicitação para limpeza, reparo, fornecimento, instalação e reposição de lixeiras públicas. Este serviço atende somente lixeiras de pequeno porte, instaladas em postes. 

Importante: existem pela cidade equipamentos de coleta de resíduos sólidos urbanos de pequeno porte (chamados de papeleiras), para o lixo descartado pelos pedestres. Nos locais onde a varrição não acontece todos os dias, a distribuição das papeleiras deverá ser de 50 em 50 metros. Nos locais onde a varrição acontece todos os dias, a distribuição das papeleiras deverá ser de 25 em 25 metros, considerando as condições para a colocação da papeleira.

O critério preferencial para instalação das papeleiras é a localização próxima de polos geradores, como escolas, universidades, hospitais, shoppings centers, centros comerciais, estações de metrô e trem, terminais e pontos de ônibus, rodoviárias, estádios, praças e conjuntos habitacionais.

QUANDO SOLICITAR

Quando identificar lixeira pública cheia, necessitando de limpeza e/ou esvaziamento, ou caso queira solicitar a instalação e manutenção das lixeiras.

PÚBLICO-ALVO

Qualquer pessoa moradora do município de São Paulo. 

REQUISITOS, DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES

Informações necessárias:

- Endereço com indicação de ponto de referência;

- Quantidade de tempo em que a lixeira se encontra cheia ou sem limpeza;

- Descrição da ocorrência.

PRAZO MÁXIMO 

5 dias.

TAXAS OU PREÇO PÚBLICO

Gratuito. 

CANAIS PARA SOLICITAR

Eletrônico:

- Portal de Atendimento SP156.

Presencial: 

Praças de Atendimento das Subprefeituras (clique aqui para consultar os endereços);

- Descomplica SP - Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h – Consulte os endereços das unidades do Descomplica SP (clique aqui)

Telefônico

- Central Telefônica 156

PRINCIPAIS ETAPAS 

1) Acessar um dos canais de atendimento;

2) Solicitar o serviço preenchendo o formulário com as informações necessárias;

3) A ocorrência registrada no sistema é encaminhada para as empresas prestadoras dos Serviços de Limpeza Urbana para a análise de demais providências para sanar o problema; 

4) A Fiscalização poderá comparecer ao local para avaliar a situação e tomar as medidas necessárias para solucionar o problema;

5) Ao ser concluída, a solicitação apresentará o status "finalizado" e a pessoa solicitante receberá e-mail e/ou mensagem de texto no celular informando a conclusão. 

6) A qualquer momento a pessoa solicitante que registrou a reclamação nos canais SP156 e Praças de Atendimento das Subprefeituras pode acompanhar o andamento do protocolo em um dos canais SP156.

LEGISLAÇÃO

Lei 13.478/02 (link direciona para portal externo). 

- Contratos firmados entre a PMSP e as empresas prestadoras dos serviços de limpeza urbana.

OBSERVAÇÕES

Não há.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

 Secretaria Executiva de Limpeza Urbana - SELIMP

MANIFESTAÇÃO SOBRE O SERVIÇO    

É possível registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço. Entre em contato com a Ouvidoria Geral do Município (OGM):

Fazer uma denuncia na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer um elogio na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma sugestão na Ouvidoria Geral do Município;

Fazer uma reclamação na Ouvidoria Geral do Município.

Criado em: 21/08/2020

Atualizado em: 16/05/2022

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